Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Nota de corte para Psicologia

2 de maio de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O curso de Psicologia aparece sempre na lista dos dez mais concorridos em vestibulares e processos seletivos como o do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Por isso, a nota de corte costuma estar entre as mais altas.

Conhecer a nota de corte é ter em mãos uma informação útil, já que ela indica qual é a pontuação mínima para entrar em uma graduação.

Para você ter um parâmetro da nota de corte para Psicologia, listamos alguns resultados de vestibulares e do Sisu. Confira também a nota mínima para concorrer a uma bolsa do ProUni e a um financiamento do FIES!

Nota de corte para o curso de Psicologia em vestibulares

Mesmo com o crescimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular tradicional ainda é usado pelas universidades para selecionar seus estudantes.

Não existe um formato único de vestibular. Há provas apenas com questões objetivas, enquanto outras trazem questões dissertativas e objetivas. Há vestibulares com 80 questões, 100 e até 300! Alguns vestibulares apresentam duas fases de provas, em que a primeira funciona como uma espécie de ‘peneira’ para a segunda.

Por isso, a nota que permite você passar para Psicologia em um vestibular pode não servir para outro. Para você ter um parâmetro das diferentes notas de corte, pesquisamos alguns vestibulares relevantes no País.

Uma das principais provas é a da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP). O vestibular acontece em duas fases. Para passar para a segunda, a nota de corte de Psicologia ficou durante vários anos na faixa de 50 a 60 pontos. A mais recentemente foi de 62 pontos, a quarta maior nota de corte da USP.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Psicologia está entre os dez cursos com as notas de corte mais altas. São 385 pontos, acima de cursos concorridos como Odontologia, por exemplo.

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a nota de corte para Psicologia beirou os 70 pontos em uma prova que tem no máximo 100 pontos. O curso está entre as 20 maiores notas de corte.

E ao contrário do senso comum, as vagas destinadas a cotas e programas de ações afirmativas costumam ter notas de corte tão altas quanto às de ampla concorrência.

Nota de corte para o curso de Psicologia no Sisu

A disputa por uma vaga de Psicologia em universidades públicas se dá cada vez mais pelo Sisu. Este sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece duas vezes por ano milhares de vagas em universidades públicas de todo o País. O estudante concorre com as suas notas no Enem mais recente.

Na maioria das universidades, a nota de corte para Psicologia no Sisu situa-se entre 650 a 700 pontos. No entanto, há uma quantidade expressiva de vagas com notas acima de 700, principalmente nas faculdades localizadas em capitais.

Confira algumas notas de corte para Psicologia no Sisu em universidades de diferentes regiões:

• Universidade Federal do Pará (UFPA): 800 pontos

• Universidade Federal do Paraná (UFPR): 742 pontos

• Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): 716 pontos

• Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): 685 pontos

• Universidade Federal de Goiás (UFG): 680 pontos

Nota de corte para o curso de Psicologia no ProUni

Para quem busca sua vaga de Psicologia em faculdade particular, uma alternativa para diminuir os custos é concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de um programa do Governo Federal voltado para pessoas de baixa renda que concede bolsas de 50% ou 100% das mensalidades.

Para se candidatar é preciso ter participado da edição mais recente do Enem, com nota igual ou maior que 450 pontos e sem ter zerado na redação, além de cumprir requisitos de escolaridade e renda.

Mas prepare-se, pois a concorrência no ProUni é alta! Nas vagas mais disputadas, a nota de corte para Psicologia está na faixa de 750 a 800 pontos. Mas também é possível encontrar vagas a partir da nota mínima, de 450 pontos.

Nota de corte para o curso de Psicologia no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser outra alternativa para estudantes de baixa renda que buscam vagas de Psicologia em faculdades particulares. O FIES é um programa do Governo Federal que financia o cursos superior a juros baixos e o estudante só começa a pagar depois de se formar.

Entre as regras para participar estão: atender aos requisitos de renda, ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010, obtido nota mínima de 450 pontos e maior que zero na redação.

Vale ressaltar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Tanto que em edições recentes o Governo priorizou graduações de áreas como Saúde, Engenharia e Licenciatura, bem como para regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Como as regras podem mudar, a melhor época para saber como participar do FIES e conhecer as notas de corte para Psicologia é durante a realização do processo seletivo.

Onde estudar Psicologia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:

Universidades Privadas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador

Universidades Públicas:

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Veja também:

Conheça um pouco mais sobre o Curso de Psicologia

E então, você já está se preparando para superar as notas de corte de Psicologia? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.