Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra o que acontece depois do Enem e saiba o que fazer

5 de novembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Depois de finalizado o período de provas do Enem, é iniciado o processo que deixa grande parte dos estudantes angustiados: a espera pela divulgação do resultado oficial.

Durante esse período, é fundamental que você comece a se preparar e planejar em qual curso vai tentar uma vaga e de que forma você vai realizar essa tarefa.

Ter isso bem definido é importante, pois existem diversos programas que aceitam a nota do Enem e você precisa estar ciente de todos eles.

Para deixar você mais tranquilo quando esse momento chegar, trazemos a informação sobre o que acontece depois do Enem e o que você pode fazer. Confira!

O que acontece depois do Enem?

Depois das provas do Enem começam a ser disponibilizadas inscrições em diversos programas federais e particulares para ingresso na educação superior.

A realidade é que existem diversas formas de usar a sua nota do Enem para entrar na faculdade. De modo geral, elas ficam assim:

  • Universidades públicas: por meio do Sisu.
  • Universidades privadas: por meio do ProUni, Fies ou do ingresso direto.

Se você quer disputar uma vaga numa instituição pública, pode conseguir por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Há instituições que reservam parte das vagas para alunos inscritos, outras disponibilizam 100% das vagas ao sistema.

Se quiser entrar numa faculdade privada, pode tentar uma vaga pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), pelo Fies ou por meio do ingresso direto com sua nota do Enem. A porcentagem das vagas reservadas aos candidatos nesses processos varia em cada instituição.

A melhor sugestão é que durante a espera pela divulgação do resultado oficial você comece a analisar as notas de corte das instituições em que você tem interesse, para que possa definir as opções onde acredita ter mais chances de passar e conquistar sua vaga.

Isso ajuda a não ficar perdido quando as inscrições abrirem.

Veja abaixo alguns dos programas onde você pode utilizar a sua nota do Enem:

Usar a nota do Enem no Sisu

Depois de receber o resultado do Enem, o estudante utiliza o Sistema de Seleção Unificada para se candidatar a vagas de universidades públicas de todo o país.

Após acessar o site oficial do programa, o candidato entra com as informações sobre o seu desempenho no Enem e escolhe os cursos e as faculdades em que tem interesse.

 

Ao final do período de inscrição, ele recebe a informação se conseguiu conquistar a vaga desejada ou não.

Usar a nota do Enem no ProUni

Com um processo semelhante ao Sisu, o ProUni tem como foco disponibilizar aos candidatos bolsas de estudo integrais e parciais para as maiores faculdades particulares do país.

Para participar, além de ter feito a prova do Enem mais recente, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): 

  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular).
  • Não ter diploma de nível superior.

A pontuação mínima para entrar na corrida deve ser de 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.

Usar a nota do Enem no Fies

Por meio desse programa, o estudante tem a oportunidade de financiar os estudos em uma instituição particular.

De maneira simplificada, o governo empresta a você o dinheiro necessário para que o estudante possa realizar seus estudos e, após se formar, ele começa a realizar o pagamento da quantia financiada.

Usar a nota do Enem no ingresso direto

A quarta forma de entrar na faculdade com a sua nota do Enem é por meio do ingresso direto

Algumas faculdades disponibilizam a opção para o estudante utilizar o resultado do Enem como um substituto do vestibular tradicional. Então você só precisa escolher seu curso desejado e colocar a sua nota!

Faculdades onde você pode pagar menos utilizando a sua nota do Enem

Agora que você viu várias opções do que você pode fazer depois do Enem, listamos outras ótimas sugestões onde você pode se matricular e ainda pagar bem pouco para estudar!

Essa lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira:

Viu só? Agora você pode utilizar sua nota do Enem para conquistar sua vaga na faculdade! 

Veja também:

Conheça os 10 cursos mais baratos

Teste vocacional

O que você está pensando em fazer depois do Enem? Compartilhe conosco nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.