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Enem

O que estudar para o Enem 2013: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

17 de maio de 2013
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Escrito porRedação

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2013 vai ser aplicada no segundo dia do exame, 27 de outubro de 2013, juntamente com a prova de Matemática e suas Tecnologias e a Redação.

São 45 questões objetivas, que os candidatos devem responder assinalando alternativas de “A” a “E”. Em 2012, as questões de Linguagens estavam na primeira parte do caderno de prova (números 91 a 135).

Além do Português, a prova de Linguagens conta ainda com questões de Inglês e Espanhol. No caso dos idiomas estrangeiros, o aluno deve optar por uma delas ao fazer a inscrição do Enem e ter cuidado ao preencher o gabarito. Isso porque os números as cinco primeiras questões da prova se repetem. Em 2012, por exemplo, as questões 91 a 95 eram de Inglês e, em seguida eram apresentadas novamente, de 91 a 95, para Espanhol.

Saber ler e interpretar um texto ou imagem, competência importantíssima também para as provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, é fundamental para se dar bem na prova de Linguagens do Enem.

Nos últimos anos, o que mais caiu na prova de Linguagens foi a interpretação de texto. Também costuma ser cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.

As questões de Português, Espanhol e Inglês têm forte relação com manifestações artísticas e populares dos mais diversos tipos. Em 2012, por exemplo, as questões traziam cartazes, cartuns, publicidade, escultura, letras de música, capas de disco, pinturas, trechos de artigos e notícias de jornais e matérias de revistas, além de textos clássicos da literatura brasileira, portuguesa e estrangeira.

Mais do que “matérias” em si, o Edital do Enem 2013 traz como conteúdo da prova de Linguagens uma série de temas/assuntos, como segue:

Estudo do texto

As sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de

comunicação e informação – modos de organização da composição textual;

atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas

diferentes esferas sociais – públicas e privadas.

Estudo das práticas corporais

A linguagem corporal como integradora social e formadora de

identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades

de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os

corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e

saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos

símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia;

condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os

jogos; as brincadeiras.

Produção e recepção de textos

artísticos

Interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos

processos de identidade e cidadania

Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra

artística, o contexto da comunidade.

Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra

artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.

Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra

artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.

Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra

artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.

Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais,

Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas

morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade:

a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e

artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades

especiais educacionais.

Estudo do texto literário

Relações entre produção literária e processo social, concepções

artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção

literária e processo social; processos de formação literária e de

formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a

constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a

dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;

elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da

literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e

procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros

(épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações

entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o

processo social relacionado ao momento de sua produção; representação

literária: natureza, função, organização e estrutura do texto

literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

Estudo dos aspectos linguísticos

em diferentes textos

Recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e

recepção de textos – organização da macroestrutura semântica e a

articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).

Estudo do texto argumentativo,

seus gêneros e recursos linguísticos

Argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de

apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão

textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação

entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do

gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.

Estudo dos aspectos linguísticos

da língua portuguesa

Usos da língua: norma culta e variação linguística – uso dos

recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é

constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial,

registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e

modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão

textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a

construção da microestrutura do texto.

Estudo dos gêneros digitais

Tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o

texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em

gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação

tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função

social das novas tecnologias.

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*Informações obtidas no

Edital do Enem 2013, divulgado pelo Inep.

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