Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba onde você pode usar a nota do Enem 2018

10 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma pedreira. São dois dias de prova, 180 questões objetivas, uma redação e meses de espera até sair o resultado. Isso sem falar nas inúmeras horas de estudo e no frio na barriga ao cruzar os portões do local de prova.

Tanto esforço tem suas recompensas. Hoje em dia quem capricha no Enem tem o futuro universitário praticamente garantido. E pode até estudar de graça, seja em uma universidade pública ou em uma particular com bolsa de estudos.

Até quem não teve um desempenho assim, digamos, muito brilhante, pode conseguir um lugar ao sol. Há várias formas de utilizar a nota obtida no exame.

Se você está pensando o que vai poder fazer com a sua pontuação do Enem 2018, chegou ao lugar certo!

Aqui vamos explicar em detalhes como você vai poder usar sua nota e onde estudar com o resultado que obteve na maior prova do Brasil!

Use a nota do Enem 2018 para entrar na universidade pública

Vamos falar de duas possibilidades de uso da sua nota do Enem 2018 para entrar em instituições públicas de ensino superior (universidades federais e estaduais, institutos de educação, ciência e tecnologia e institutos tecnológicos).

Sisu   

Hoje em dia a forma mais interessante de entrar em uma universidade pública brasileira é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa, do qual participam mais de 130 instituições por todo o Brasil, usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em cursos superiores presenciais de universidades gratuitas.

Com sua nota do Enem 2018 você vai poder participar de duas edições do Sisu em 2019. A primeira acontece logo após sair o resultado do exame, a partir da segunda quinzena de janeiro, enquanto a segunda ocorre no meio do ano. Para se inscrever não pode ter zerado na redação.

Complemento do vestibular

Se a universidade pública do seu interesse ainda não está no Sisu, não precisa desanimar. Muitas instituições aceitam a nota do Enem como complemento à nota do vestibular tradicional. Vale a pena verificar, no edital do concurso, se você vai poder usar a nota do Enem 2018 para turbinar sua classificação.

Use a nota do Enem 2018 para tentar uma bolsa do ProUni em 2019

O Programa Universidade para Todos (ProUni) usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a bolsas de estudos em faculdades particulares.

Caso você se enquadre nos requisitos de desempenho no Exame, formação e renda familiar, poderá usar a nota do Enem 2018 para concorrer ao benefício em 2019.

Serão duas edições: no primeiro e no segundo semestre.

O ProUni tem dois tipos de bolsa: integral e parcial. A bolsa integral cobre 100% da mensalidade e é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. A bolsa parcial cobre 50% da mensalidade e é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Há bolsas do ProUni para cursos presenciais e a distância.

Use a nota do Enem 2018 para tentar um financiamento do FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que ajuda a pagar a faculdade particular. Os juros são baixos e o prazo para quitar a dívida só começa a contar depois da formatura.

Para ganhar o benefício é preciso passar por um processo seletivo que usa como critério a nota do Enem. As inscrições são gratuitas, acontecem duas vezes por ano e exigem um desempenho mínimo no Enem, além de serem restritas a um perfil específico de renda familiar.

O financiamento do FIES só vale para cursos presenciais em faculdades bem avaliadas pelo MEC.

Os requisitos do FIES podem mudar a cada edição, por isso recomendamos consultar o edital do programa.

Use a nota do Enem 2018 para ganhar bolsa por mérito

Esta dica é para quem se deu super bem no Enem 2018. Muitas faculdades particulares premiam estudantes com ótimo desempenho no exame. As vantagens podem ir desde a isenção da matrícula ou das mensalidades do primeiro semestre até uma bolsa de estudos integral.

Use a nota do Enem 2018 para entrar direto na universidade particular

A forma mais descomplicada de entrar na faculdade hoje em dia é usando a nota do Enem. Inúmeras instituições particulares abrem essa possibilidade para quase todos os seus cursos. A exceção é Medicina e, em algumas faculdades, outros cursos da área da Saúde, como Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária – nesse caso é promovido um vestibular específico para preencher as vagas.

As regras de utilização do Enem como forma de ingresso direto variam bastante. Cada instituição é livre para determinar nota mínima, pontuação geral ou pesos diferentes para as provas. No geral, aceitam também a pontuação de edições mais antigas do Enem.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2018

Conheça a seguir algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai poder usar sua nota do Enem 2018:

Veja também:

Quem pode se inscrever no Sisu?

E aí? Já sabe onde você vai usar sua nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.