O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova gratuita e voluntária realizada pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fornecer uma certificação de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental para jovens e adultos.

O exame tem uma edição nacional e outra no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país. A avaliação ocorre uma vez por ano.

Com o Encceja, você pode estudar por conta própria, criando sua própria rotina de estudos, ou cursar um supletivo. No final basta fazer a prova para receber a certificação.

Neste artigo vamos te explicar melhor sobre a importância do Encceja e dar dicas para os candidatos se prepararem. Fique ligado!  

Como funciona o Encceja

Em razão da realidade de muitos brasileiros que, por conta de suas necessidades ou qualquer outro motivo não puderam concluir os estudos pela forma tradicional, o Ministério da Educação criou o Encceja.

Por meio desse exame, muitas pessoas têm a oportunidade de terminar seus estudos de forma mais rápida.

A inscrição para a prova do Encceja é gratuita e não obrigatória, participam apenas as pessoas que precisam do diploma. Para obter o certificado para o ensino fundamental, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos. No entanto, a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos até o dia de aplicação da avaliação.

Atualmente, as empresas buscam profissionais cada vez mais capacitados, é preciso ter pelo menos o ensino fundamental e médio. Por isso, o exame do Encceja está sendo cada vez mais procurado por jovens e adultos que precisam deste certificado.

Entenda a prova

A prova do Encceja é estruturada de acordo com o nível de escolaridade em que o candidato pretende se certificar. Veja a seguir quais matérias constituem cada avaliação:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa

  • Língua Estrangeira Moderna

  • Artes

  • Educação Física

  • História

  • Geografia

Para o ensino médio:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias

  • Ciências Humanas e suas tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias

Além disso, é exigida do estudante uma prova de redação na qual ele deverá escrever um texto de prosa dissertativo-argumentativo com pelo menos 25 linhas e no máximo 30. O candidato precisa seguir o tema proposto, demonstrar o domínio da norma culta da língua escrita.

Esta avaliação visa avaliar o nível e a qualidade dos candidatos em desenvolver textos com seleção e organização das informações, compreender a proposta e mostrar uma proposta de solução para o problema citado como tema.

Todas estas áreas do conhecimento cobradas no exame do Encceja foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O exame é composto por 30 questões de múltipla escolha, onde cada pergunta apresenta 4 alternativas, sendo apenas uma correta.

As provas do Encceja acontecem geralmente em outubro ou novembro, mas é preciso ficar atento ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que aplica a prova. Lá você consulta os prazos e verifica outras informações necessárias para realizar o exame.

Como se preparar para a prova do Encceja

O candidato que fez a inscrição para o Encceja, pode se preparar com o material didático pedagógico fornecido pelo Inep.

O material é composto por volume introdutório e oito volumes de orientações para o estudante (sendo 4 para o ensino fundamental e 4 para o ensino médio).

Os professores que lecionam para estudantes de supletivos também podem contar com o material fornecido pelo Inep, pois o órgão também disponibiliza 5 volumes de conteúdo didático para auxiliar os profissionais.

Para obter esse material, o estudante e/ou professor precisa acessar a página eletrônica do Inep e baixar as apostilas.

Resultado do Encceja e certificados

Para conseguir o certificado de conclusão com a prova do Encceja, o candidato precisa alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação.

Dessa forma, o aproveitamento precisa ser de 50% em cada uma das avaliações, ou seja,100 pontos de 200 disponíveis em cada disciplina.

Na redação, o participante precisa obter uma média de pelo menos 5 pontos para conseguir a aprovação.

Vale lembrar que o candidato que participa da prova do Encceja pode emitir dois tipos de documentos, de acordo com o seu desempenho na avaliação. Veja a seguir quais são eles:

  • Certificado de conclusão – neste documento, o Ministério da Educação reconhece de forma oficial que o aluno cumpriu todas as exigências curriculares nos níveis fundamental ou médio.

  • Declaração de Proficiência – este documento deve ser utilizado pelo aluno que não obteve a aprovação em todas as disciplinas da prova, mas cumpriu uma ou mais matérias nas áreas avaliadas pelo exame. Dessa forma, se o candidato for aprovado em apenas algumas das disciplinas abordadas, ele pode requerer essa declaração e repetir a prova no ano seguinte apenas das matérias em que não obteve a aprovação.

Os resultados da avaliação do Encceja são disponibilizados na internet, no site do Inep, e estarão disponíveis para a consulta dos candidatos do exame. As informações levam aproximadamente três meses para serem divulgadas, entre o dia da prova e a liberação de dados.

Para emitir os certificados de aprovação, os participantes do Encceja devem procurar a secretaria estadual de educação ou ainda um instituto federal de educação.

Veja onde ingressar no ensino superior utilizando o resultado do Encceja

Atualmente, diversas instituições de ensino superior oferecem sistemas exclusivos de bolsas de estudo. Há opções para quem terminou o ensino médio de forma tradicional ou quem concluiu os estudos pelo Encceja.

Selecionamos a seguir algumas universidades que aderiram a este programa e possuem ótimas avaliações do MEC, confira:

Veja também:

Principais bolsas de estudos oferecidas pelo governo e por instituições

Descubra se é melhor fazer o Enem, o vestibular ou os dois

E então? Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação interessante sobre o Encceja que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!