Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba quando sai o resultado do Sisu 2021

1 de fevereiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Conheça as datas prováveis do Sisu 2021 e veja quando você saberá se conseguiu ou não a sua vaga!

Como sabemos, as provas do Enem 2020 foram adiadas para 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Assim, o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que depende do resultado da prova mais recente do Enem, também teve o seu calendário comprometido.

Nós percebemos que isso está gerando muita confusão na cabeça de quem está aguardando, ansiosamente, por esse processo seletivo. Por isso, neste texto, vamos te ajudar a entender como será o calendário da primeira edição do Sisu 2021, para que você saiba quando poderá conferir se conseguiu ou não a sua tão desejada vaga. 

Vamos lá!

Como funciona o processo seletivo do Sisu?

Antes de seguirmos para a questão das datas, é importante que você entenda para que serve e como funciona o Sisu.

O Sisu é, atualmente, o processo seletivo que mais preenche vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas em todo o Brasil. Trata-se de uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) na qual as universidades participantes disponibilizam todas ou parte de suas vagas semestrais para serem ocupadas por candidatos que tenham participado da edição mais recente do Enem. 

Durante o período de inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, e alterá-las a qualquer momento, caso queiram. Atenção! As opções selecionadas na última alteração feita pelo candidato serão as que vão contar para o processo seletivo.

A distribuição de vagas no Sisu obedece a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Além disso, algumas universidades promovem políticas de ações afirmativas adicionais, como a reserva de um maior percentual de vagas a candidatos cotistas, e a atribuição de bônus às pontuações destes candidatos no processo seletivo. 

Além disso, o principal critério de seleção do Sisu é a nota obtida na edição mais recente do Enem. Os candidatos mais bem classificados, contudo, nem sempre serão aqueles que apresentarem maior média geral, pois cada curso e/ou instituição de ensino pode atribuir mais peso à nota referente a determinada área do conhecimento.

Um curso de biologia, por exemplo, pode conferir maior peso à nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ao passo que, para um curso de Ciência Política, a nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode valer mais.

Por fim, é importante lembrar que, atualmente, o Sisu tem trabalhado com a divulgação de resultados em chamada única, e não mais em primeira e segunda chamada. Para os candidatos não selecionados, contudo, haverá a oportunidade de participar da lista de espera.

Quando sai o resultado do Sisu 2021.1?

O edital do primeiro processo seletivo do Sisu 2021 ainda não foi publicado, por isso, ainda não podemos afirmar, com certeza, quando será o período de inscrições e quando sairá o resultado. 

Sabemos, contudo, que o resultado do Enem 2020 será divulgado no dia 29 de março, e, também, que o Ministério da Educação (MEC) já anunciou que a primeira edição do Sisu acontecerá logo em seguida, em meados de abril.

Além disso, analisando o calendário de edições anteriores, verificamos que o período de inscrições do Sisu, geralmente, começa em uma terça-feira e termina na sexta-feira da mesma semana. O resultado costuma ser divulgado já na segunda-feira da semana seguinte.

E se eu não conseguir uma vaga pelo Sisu 2021.1?

O Sisu costuma receber milhões de inscritos em todas as suas edições. Por se tratar de um processo seletivo tão concorrido, é comum que boa parte dos seus candidatos acabe não sendo selecionada.

Embora isso possa causar uma certa frustração caso aconteça com você, não é motivo para desistir de ingressar no ensino superior em 2021! Lembre-se que você poderá tentar o Sisu novamente na edição do próximo semestre, e também pode partir para as diversas opções disponíveis no ensino superior privado.

O próprio Governo Federal oferecerá, ainda em abril, duas grandes oportunidades para os estudantes que desejarem ingressar no ensino superior particular: o Prouni e o Fies, que oferecerão, respectivamente, bolsas de estudo e financiamentos estudantis a candidatos que atenderem aos critérios socioeconômicos estabelecidos nos editais de cada um dos programas.

Além disso, várias faculdades têm oferecido, por conta própria, descontos, bolsas de estudo, financiamentos estudantis, ou mesmo mensalidades a preços populares para cursos de qualidade, a fim de impulsionar o acesso ao ensino superior entre a população brasileira. Tudo é uma questão de conversa e negociação.

Outra dica importante: ao considerar as opções disponíveis, confira se as faculdades que você gostou são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, estudar em uma instituição de ensino superior de qualidade é o primeiro passo para o seu sucesso profissional!

Pensando nisso, selecionamos algumas faculdades que podem ser ótimas opções para você. Todas elas oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento e têm boa avaliação por parte do MEC. Dê uma olhada:

Veja também: Veja que cursos estão disponíveis no Sisu 2021

E aí, já começou a pensar em qual será a sua primeira e segunda opção de curso no Sisu 2021? Comenta aqui que a gente quer saber!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.