Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quantos pontos precisa para passar em Engenharia Civil no Enem

28 de novembro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você pretende cursar Engenharia Civil e está se preparando para o vestibular? E se nós lhe contássemos que dá para entrar no curso sem passar por esse processo seletivo tão estressante?

Sim, é possível entrar na faculdade de Engenharia Civil sem vestibular, desde que você tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E mais: ainda dá para conseguir bolsa de estudos e financiamento estudantil facilitado com a nota do exame.

Ficou curioso? Conheça agora mesmo a pontuação necessária no Enem para passar em Engenharia Civil.

Como usar o Enem para entrar em Engenharia Civil

Atualmente, dá para usar a nota do Enem em quatro processos seletivos. Todos eles oferecem vagas em Engenharia Civil:

•1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

2. Programa Universidade para Todo (ProUni)

3. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

4. Ingresso Direto

Veja a seguir a pontuação necessária para passar em cada um deles.

Pontos no Enem para passar em Engenharia Civil pelo Sisu

O Sisu é um processo seletivo que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas (são mais de 100 instituições participantes em todo o Brasil). Para se candidatar, é necessário ter feito a edição mais recente do exame, sem ter zerado a redação.

De todas as maneiras de entrar em uma faculdade com o Enem, o Sisu é a mais concorrida. Como Engenharia Civil é um dos cursos mais procurados, a disputa é acirradíssima, com notas de corte bem altas.

Antes de mais nada, vamos à definição de nota de corte: é a nota do último candidato a conseguir uma vaga em determinado curso, turno, universidade, campus e edição do Sisu. Ela varia de acordo com todos esses fatores.

Por exemplo: se o curso de Engenharia Civil para a universidade pública X do turno da manhã tem candidatos com notas muito boas no Enem, a nota de corte vai subir. É possível que ela seja mais baixa para o turno da noite, por exemplo, se os candidatos tiverem pontuação menor.

Em edições recentes, a menor nota de corte de Engenharia Civil pelo Sisu ficou em 676 pontos. A maior, em 894 pontos. Isso mesmo, quase 900 pontos para conseguir uma vaga – e isso em último lugar! Por isso, o melhor conselho que podemos dar para quem pretende se candidatar ao Sisu é: dedique-se aos estudos para fazer muito bonito no Enem!

Pontos no Enem para passar em Engenharia Civil pelo ProUni

O ProUni é outro processo seletivo que utiliza a nota do Enem, mas seu funcionamento é um pouco diferente. Em primeiro lugar, trata-se de um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

Por esse motivo, nem todo mundo pode participar. É necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral, ou três salários mínimos por pessoa para tentar uma bolsa parcial. Também é necessário se enquadrar em requisitos de formação e desempenho no Enem mais recente.

Se você pensa que conseguir uma bolsa pelo ProUni é moleza só porque o programa trabalha com faculdades particulares, não é bem assim. Muita gente entra na disputa pela chance de cursar uma instituição de ensino privada sem pagar nada ou pagar apenas a metade da mensalidade. Além disso, é necessário preencher os requisitos do programa, entregar toda a papelada dentro do prazo e, claro, ter uma pontuação maior do que a nota de corte.

No ProUni, a nota de corte varia de acordo com a edição do programa, curso, turno, faculdade, unidade e modalidade de concorrência (cotas ou não).

Em edições recentes, a menor pontuação para Engenharia Civil foi de 450 pontos, que é basicamente a nota mínima exigida para se inscrever. Por outro lado, a maior nota de corte foi 737. Se você quer ter uma ideia de notas de corte medianas, temos a Universidade Estácio de Sá, no Ceará, que exigiu 525 pontos. Em São Paulo, a Universidade Cidade de São Paulo teve nota de corte de 628 pontos.

Pontos no Enem para conseguir FIES para Engenharia Civil

O FIES é outra alternativa para quem quer estudar em uma faculdade particular e não tem condições de pagar o curso de Engenharia Civil.

Trata-se de um financiamento estudantil, como o próprio nome diz. É basicamente um empréstimo, no qual o governo paga parte das mensalidades do estudante. A dívida só começa a ser quitada depois da formatura, diluída em vários anos.

Como o FIES é destinado a estudantes de baixa renda, também é necessário comprovar renda. Pode concorrer ao financiamento quem tiver renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. Outro requisito é ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação.

Vamos à pontuação mínima necessária para conseguir o FIES para Engenharia Civil: em edições recentes, o número ficou em 450 pontos. A maior nota de corte exigida, no entanto, foi de 721 pontos. É bastante coisa, mas calma: há instituições que pedem notas medianas, como a Faculdade Pitágoras de Jundiaí, que exigiu 501 pontos ou a Anhanguera de Porto Alegre, com nota de corte de 516.

Pontos no Enem para passar em Engenharia Civil por ingresso direto

Desde sua criação, em 1998, o Enem passou por diversas mudanças. Agora, está consolidado como um método seguro e confiável de avaliar os conhecimentos dos estudantes que saem do ensino médio.

Ao perceberem o potencial do Enem, muitas faculdades começaram a utilizá-lo em vez do vestibular tradicional.

Falar da pontuação necessária para passar nesse caso é um pouco mais complicado, pois cada instituição de ensino tem autonomia para decidir a nota de corte que quiser. Aconselhamos que você busque essa informação na faculdade do seu interesse.

Outra possibilidade que as instituições de ensino particulares oferecem é a utilização do Enem como bônus no vestibular tradicional. Nesse caso, o candidato faz a prova do vestibular normalmente e, de acordo com a sua pontuação do Enem, recebe pontos extras para melhorar sua classificação.

Onde estudar Engenharia Civil com a nota do Enem

Estudar Engenharia Civil exige dedicação e investimento – de tempo, esforço e dinheiro. Nada mais natural, portanto, que buscar a melhor qualidade de ensino possível. O problema é que às vezes não se sabe nem por onde começar a procurar. Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas faculdades bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC que oferecem Engenharia Civil.

Esse reconhecimento do MEC é super importante, pois significa que o diploma tem validade em todo o território nacional, que a graduação é de qualidade e, o melhor de tudo, que o mercado de trabalho irá lhe receber de portas abertas.

Além disso, todas as faculdades a seguir participam do ProUni e do FIES, o que pode ser uma grande ajuda se você não tem condições de bancar o curso. Quer mais? Elas oferecem também facilidades de pagamento próprias, como descontos nas mensalidades, bolsas de estudo e financiamentos facilitados. Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Veja também:

Curso de Engenharia Civil

Quer entrar em Engenharia Civil utilizando o Enem? Qual processo seletivo pretende tentar? Conte para a gente nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.