Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

5 de novembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O curso de Ciências Contábeis é bastante procurado porque oferece grandes oportunidades no mercado de trabalho. 

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, os contadores não ficam apenas em seus escritórios calculando impostos para pessoas físicas. 

Muitos são requisitados para trabalhar em grandes empresas, controlar o fluxo financeiro e garantir que as contas estejam sempre organizadas.

Opções de especializações dentro da área contábil também é que não falta, e o primeiro passo para construir sua carreira é conseguir uma vaga em uma boa universidade! 

Sua nota no Enem abrirá as portas do seu futuro! Veja agora que nota precisa tirar no exame para passar em Ciências Contábeis!

Enem: qual a nota mínima que preciso tirar pra passar em Contabilidade?

São diversas as formas de ingresso disponíveis para os candidatos ao curso de Ciências Contábeis. Cada uma delas exige uma nota mínima, que é válida para qualquer curso, não somente para Contabilidade. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 450 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): 450 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): 450 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.
  • Ingresso direto: 300 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.

Falaremos com mais detalhes de todas formas de ingresso, mas é válido lembrar que a quantidade mínima de pontos é o que você precisa para participar dos processos seletivos e que cada curso tem uma nota de corte, que é definida pela pontuação dos candidatos nos anos anteriores.

Sisu: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Contabilidade? 

As vagas do Sisu são destinadas às universidades públicas, portanto, são mais concorridas, e as notas de corte são mais altas. 

Você precisará daqueles 450 pontos para concorrer, mas para passar em Contabilidade, o mínimo de pontos no último ano foi de 581.79. Veja as estimativas:

  • Nota de corte média: 658.80
  • Maior nota: 768.86
  • Menor nota: 581.79

Para as vagas em ampla concorrência, não é necessário comprovar renda familiar. O Sisu também trabalha com o sistema de cotas, e as notas de corte são diferenciadas. 

ProUni: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

O ProUni é um programa do governo que subsidia bolsas de estudo em faculdades privadas. 

Elas podem ser de 50% quando o candidato comprova renda familiar máxima de até 3 salários mínimos per capita ou de 100% quando a renda familiar máxima é de 2,5 salários mínimos per capita.

Pelo ProUni, com uns pontinhos a mais que aqueles 450, você já consegue uma vaga em uma das faculdades cadastradas. Confira as notas de corte: 

  • Nota de corte média: 549.66
  • Maior nota: 639.36
  • Menor nota: 459.96

Apesar de a pontuação ser menor, é preciso ficar atento às faculdades que fazem parte desse processo seletivo. No caso do curso de Contabilidade, são apenas 2 em todo Brasil que ofertam bolsas do ProUni.

FIES: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

O FIES é uma modalidade de financiamento que é oferecida pelo governo federal. Nessa modalidade, o candidato faz um curso de nível superior e começa a pagar somente quando o curso for concluído e com juros mais baixos que os do mercado.

Para concorrer às vagas do FIES, é necessário comprovar renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos per capita e atingir a seguinte pontuação:

  • Nota de corte média: 547.25
  • Maior nota: 682.00
  • Menor nota: 450.00

Em Belo Horizonte, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) oferece vagas no curso de Contabilidade em dois de seus campi. 

Para concorrer às vagas do FIES na Unidade Timbiras, no período noturno, modalidade presencial, você precisará de 510 pontos no Enem. Na Unidade Barreiros, são necessários 528 pontos para o curso presencial, no período matutino.

Ingresso direto: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

Todos os processos apresentados trazem grandes vantagens, mas existe uma forma bem simples de ingressar no curso de Contabilidade com a sua nota do Enem e com bem menos burocracia: o ingresso direto.

Os processos seletivos realizados diretamente nas faculdades privadas oferecem vagas para os candidatos que tenham feito o Enem, podendo até serem dispensados dos vestibulares tradicionais. 

Uma boa pontuação no exame também poderá garantir bolsas de estudo parciais em algumas instituições, o que certamente aliviará suas despesas no final do mês enquanto você se qualifica e aprende uma nova profissão.

No geral, para entrar em uma faculdade privada com a nota do Enem (sem ser por nenhum programa do governo) é necessária uma quantidade mínima de 300 pontos no Enem, sem zerar na redação. Fácil, não é mesmo? Então, fique atento e escolha instituições reconhecidas pelo MEC!

Outro detalhe é que o curso de Contabilidade já é oferecido a distância, portanto, mesmo que você não consiga se deslocar até uma faculdade todos os dias, existem diversos polos para que você estude na modalidade EAD. 

Você pode ingressar direto com a sua nota do Enem e conseguir bolsas também no curso a distância! Várias faculdades oferecem essas vagas, como veremos a seguir.

Onde estudar Contabilidade com a nota do Enem?

Antes de bater o martelo e fechar com a primeira faculdade que lhe fizer uma proposta, pesquise bastante! Veja se o curso é reconhecido pelo MEC e quais são as vantagens que a instituição pode lhe oferecer, como descontos nas mensalidades por pagamento em dia e bolsas de estudo parciais.

Quer uma ajuda? Conheça abaixo algumas excelentes faculdades que têm o curso de Contabilidade na modalidade presencial e a distância e que oferecem muitas vantagens aos seus candidatos:

Procure um polo mais próximo de você e tire todas as suas dúvidas. Em todas essas instituições você também conta com atendimento on-line para esclarecimento de dúvidas.

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Contabilidade a distância

Veja onde fazer o curso de Contabilidade em São Paulo

Comente o que fez você escolher Contabilidade! Já decidiu onde vai estudar? Com as dicas que trouxemos, temos certeza que ficou bem mais fácil de tomar uma decisão!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.