Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra quanto tempo tem para fazer a prova do Enem 2020

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Esse artigo está desatualizado ! Clique aqui e veja qual é o tempo de prova que você terá no Enem 2020.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado o maior vestibular do país, já que pode ser usado para ingressar tanto em instituições públicas de ensino superior quanto em universidades privadas.

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Se você está inscrito no exame deste ano, preste atenção às datas e aos horários das provas.

Com uma boa organização do tempo e do trajeto até o local de prova, é possível enfrentar os dois dias de exame sem estresse.

Veja quanto tempo você terá para fazer a avaliação nos dois dias:

  • Primeiro dia (3/11): a prova terá cinco horas e meia de duração, das 13h30 às 19h (horário de Brasília). Nesse dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
  • Segundo dia (10/11): o exame terá cinco horas de duração, das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília). Nesse dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de duas horas. Portanto, será possível ir embora do local de exame apenas depois das 15h30. Quem insistir em sair definitivamente da sala antes disso será desclassificado.

Lembre-se: apesar de as provas terem início às 13h30, programe-se para chegar ao local do exame às 12h, horário de abertura dos portões.

Às 13h em ponto, os portões serão fechados e ninguém mais poderá entrar.

Das 13h às 13h30, espera-se que todos os participantes já estejam em sala para a realização dos procedimentos de segurança e identificação.

Uma dica para evitar problemas é fazer o trajeto da sua casa até o local do exame alguns dias antes da prova. Não se esqueça também de que no dia do exame poderá haver mais trânsito no bairro do que o normal.

Outra observação importante: todos os horários informados acima estão de acordo com o horário de Brasília. Se você fizer a prova em uma região do Brasil com fuso diferente, verifique no site do Enem (dentro do portal do Inep) quais horários você precisará seguir.

Administrando o tempo de prova

Se você está preocupado com o tempo disponível para responder às provas do Enem, separamos algumas dicas de professores para otimizar o tempo e reduzir o estresse:

  • Comece pelas disciplinas com as quais você tem mais facilidade, resolvendo as questões que você achar mais simples. Assim, você evita se cansar no começo e fica mais motivado para o restante da prova.
  • No segundo dia, procure alternar entre provas mais teóricas (como a de Biologia) e aquelas com mais cálculos (como Matemática).
  • Se você perceber que está ficando tempo demais em uma questão, deixe-a de lado e pule para a próxima.
  • Preste muita atenção aos enunciados. Muitas vezes, eles dão dicas de como solucionar a questão.
  • Reserve os últimos 30 minutos de prova para preencher o gabarito.

Lembrando que cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões. Em cada dia, portanto, você responderá 90 questões ? sendo que, no primeiro, você deverá fazer também a redação. 

Conteúdo das provas do Enem

Veja quais áreas do conhecimento serão cobradas em cada uma das quatro provas:

  • Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
  • Linguagens: Português, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Comunicação.
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia.
  • Matemática: Álgebra, Geometria etc.

Datas importantes do Enem 2019

Além dos dias de realização das provas (3 e 10 de novembro), preste atenção também às outras datas importantes do Enem 2019.

No mês de outubro, o site oficial do Enem deve disponibilizar o Cartão de Confirmação da Inscrição para cada participante. O cartão informará o número de inscrição, as datas e os horários das provas e o local onde o participante fará o exame.

O gabarito das provas será divulgado em 13 de novembro, e o resultado individual deve sair em janeiro de 2020, em data ainda a ser definida.

Em março de 2020 serão publicados os resultados dos treineiros e a vista pedagógica da redação, na qual o participante poderá verificar como se saiu nas competências avaliadas.

Para acompanhar a publicação das datas específicas, acompanhe nossas atualizações aqui no Mundo Vestibular e acesse regularmente o portal do Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem.

Onde estudar com a nota do Enem

O resultado do Enem será decisivo para quem busca uma vaga em universidade pública por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A nota também é usada para classificar os candidatos a vagas em faculdades particulares com bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Mas você sabia que existem ótimas universidades privadas que aceitam a nota do Enem para ingresso direto? Outras consideram sua nota na hora de conceder bolsas e descontos dentro de programas próprios de incentivo.

Aproveite e conheça agora algumas instituições particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) que usam a nota do Enem no processo seletivo:

Interessou? Então, acesse os sites das universidades e conheça todas as opções de cursos de graduação.

Leia mais:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para cursos EAD?

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Você vai fazer o Enem em 2019? Já planejou como vai administrar o tempo de prova? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.