Entenda como funciona o processo seletivo do Prouni 2021 e conheça todas as datas importantes para não perder os prazos!

Janeiro chegou e, com ele, a primeira edição de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni)!

Embora o período de inscrições seja curto, do dia 12 ao dia 15 de janeiro, o processo é super simples. Por isso, se você agir rápido, dá tempo de concorrer a uma bolsa de estudos para o curso dos seus sonhos!

Para você não perder nenhum prazo, vamos te mostrar o calendário completo do edital, além de resumir algumas regras importantes do Prouni.

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa de incentivo à educação superior criado pelo Ministério da Educação (MEC).

Duas vezes por ano, esse programa oferece bolsas de estudo de 100% e 50% a estudantes brasileiros que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada, mas não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades.

Quem pode conseguir uma bolsa pelo Prouni?

Só podem participar do Prouni candidatos brasileiros que ainda não possuam diploma de ensino superior e que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. 

As bolsas integrais (100%) são destinadas a estudantes que tenham renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais (50%), são destinadas a candidatos que tenham renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além destas, o candidato deve se encaixar em pelo menos uma das seguintes características:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter feito o ensino médio completo em escola particular, com bolsa de 100%;
  • Ter feito parte do ensino médio em escola pública, e outra parte em escola particular com bolsa de 100%;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor de educação básica em efetivo exercício em escola pública, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição. Os limites de renda familiar não se aplicam a estes candidatos.

Quais são as etapas do Prouni?

Para selecionar seus bolsistas, o Prouni utiliza as notas do Enem mais recente. Como o Enem 2020 foi adiado para janeiro de 2021 e seu resultado só sairá no final de março deste ano, a atual edição do Prouni será destinada a candidatos que participaram do Enem em 2019. Os participantes do Enem 2020 terão que esperar a próxima edição do programa, que ocorrerá em abril.

Inscrição

  • Na página oficial do Prouni, clique em ?fazer inscrição?;
  • O site exibirá uma mensagem informando que, para acessar o sistema, você deverá utilizar a sua conta gov.br. Se você já tiver essa conta, clique em ?entrar com gov.br? e faça login. Caso você ainda não tenha, clique em ?crie sua conta gov.br? e faça o seu cadastro.
  • Após acessar a sua conta, preencha os demais dados solicitados pelo Prouni.
  • Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição de ensino, local, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
  • Tudo pronto! É só isso.

Resultados e inscrições

Os resultados, felizmente, saem bem rápido. A primeira chamada será divulgada na semana seguinte às inscrições, e a segunda 13 dias depois disso. 

A partir da liberação dos resultados, os candidatos selecionados devem entregar os documentos exigidos pelas suas respectivas instituições de ensino superior. Em seguida, a faculdade verificará os documentos e registrará no sistema Sisprouni a lista de candidatos aprovados e reprovados. 

Para os candidatos que não forem selecionados em alguma das duas chamadas, ainda haverá a oportunidade da lista de espera! Fique atento, pois, para participar desta lista, é preciso sinalizar o interesse na página oficial do Prouni ? e há um período certo para isso!

Se sobrarem bolsas mesmo após o processo seletivo para candidatos inscritos na lista de espera, pode ser que saia um novo edital para distribuir essas bolsas remanescentes.

Calendário do Prouni 2021

  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021
  • Resultados:

o   Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021

o   Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021

  • Entrega de documentos exigidos pela instituição de ensino superior:

o   Primeira chamada: 19 a 27 de janeiro de 2021

o   Segunda chamada: 1º a 9 de fevereiro de 2021

  • Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sisprouni:

o   Primeira chamada: 19 a 29 de janeiro de 2021

o   Segunda chamada: 1º a 11 de fevereiro de 2021

  • Sinalização de interesse na lista de espera:

o   18 a 19 de fevereiro de 2021

  • Entrega de documentos exigidos pela instituição de ensino superior para candidatos cadastrados na lista de espera:

o   22 a 25 de fevereiro de 2021

  • Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos da lista de espera no Sisprouni:

o   26 de fevereiro a 5 de março de 2021

Onde estudar com uma bolsa do Prouni?

Além de possibilitar o acesso de milhares de brasileiros ao ensino superior, o Prouni ainda tem uma grande vantagem: as faculdades cadastradas no programa são todas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. 

Ainda assim, são muitas opções! Fica até difícil de escolher. Para te ajudar a fazer isso, selecionamos algumas faculdades que são credenciadas no Prouni e oferecem uma grande variedade de cursos, tanto presenciais, quanto a distância. Veja:

Veja também: Conheça as notas de corte do ProUni 2020 para cada curso

Agora que você já não corre mais o risco de perder os prazos do Prouni 2021, já fez a sua inscrição? Conta pra gente nos comentários!