Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Como é que funciona o vestibular?

12 de novembro de 2021
Mundo Vestibular - Como funciona o vestibular
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

Se começar os estudos no ensino superior é o seu objetivo, certamente você está se preparando para o vestibular. Mas a verdade é que para conquistar a tão sonhada vaga na universidade é preciso muito mais que somente uma boa rotina de estudos, preparo e dedicação – afinal, nem todos os vestibulares têm provas iguais, e outros fatores como a concorrência podem impactar no desempenho de cada candidato. Mas afinal, como é que funciona o vestibular?

Para esclarecer dúvidas de estudantes sobre esse exame que parece ser tão complexo, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como funcionam os vestibulares mais concorridos do país. Entenda passo a passo quais são os tipos de provas, como se preparar e saiba como tudo isso te impacta na hora de ingressar em universidades públicas ou privadas. Vamos lá? 

O que é e como funciona o vestibular?

O vestibular é um dos meios pelos quais as instituições de ensino públicas e privadas permitem o acesso de estudantes nos cursos de ensino superior. No Brasil, este método é um dos mais tradicionais e populares entre os estudantes que querem começar uma graduação. 

De forma simplificada, o vestibular consiste em uma ou mais provas que são aplicadas para todos os estudantes que desejam ingressar em determinada universidade. Os candidatos devem se inscrever e realizar o exame junto aos demais, em datas e horários específicos pré-definidos pelo edital de cada prova.

Geralmente, cada universidade aplica uma prova de vestibular diferente, exigindo matérias específicas e avaliando candidatos de maneiras diferentes. Dependendo da instituição de ensino, o vestibular pode acontecer em uma única fase, com prova única, ou se desdobrar em mais etapas: primeira fase, segunda fase, redação, prova de conhecimentos específicos, entre outros. Por tudo isso, é tão importante se atentar ao modelo de vestibular da faculdade que você deseja prestar.

O que preciso fazer para prestar o vestibular?

Para entrar na universidade, é preciso ter finalizado os estudos no ensino médio. No entanto, é possível prestar as provas do vestibular como treineiro ou antes de obter o seu certificado de conclusão do ensino médio em mãos. Assim, o candidato consegue se familiarizar com a aplicação do exame e se preparar melhor para o que está por vir.

Para prestar o vestibular, é preciso se inscrever no exame da universidade que você deseja ingressar. Para isso, informe-se sobre as especificidades de cada exame. Além disso te ajudar na hora de planejar melhor o seu cronograma de estudos, também te informa datas e processos importantes a realizar. Depois, é só mergulhar nos estudos e continuar de olho nas notícias do Mundo Vestibular, para garantir que não vai perder nenhuma informação importante sobre as provas que você vai prestar!

Como me preparar para o vestibular?

Depois de finalizar o ensino médio, a especialização para a vida profissional se inicia, e é por isso que adentrar em um curso de ensino superior é tão importante. Em outras palavras, é a primeira etapa para iniciar a sua carreira, envolvendo estudos na área de atuação que você deseja trabalhar. 

Leia mais: Conheça os 15 cursos que oferecem os melhores salários

E durante a preparação para o vestibular, é necessário preparar seus estudos e mergulhar de cabeça nas principais áreas do conhecimento exigidas, que são: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. 

Em todo caso, consulte o edital do vestibular que você vai prestar para consultar as matérias exigidas pelo exame. Outra boa forma de se preparar para o vestibular é realizar provas antigas como forma de treinamento. O importante é manter a frequência nos estudos e persistir sempre.

Como funcionam as provas de vestibular?

As provas de vestibular geralmente são compostas por diferentes etapas. Entre elas, existem as provas de múltipla escolha, dissertativas e de redação. 

  • Múltipla escolha: as provas de múltipla escolha possuem questões com um enunciado e alternativas, e o candidato deve selecionar qual das alternativas é a correta. A quantidade de questões de múltipla escolha varia de acordo com a área do conhecimento entre cada exame.
  • Questões dissertativas: provas com questões dissertativas geralmente contém menos questões, porém mais densas e que avaliam o desenvolvimento do raciocínio até chegar à resposta final. Essa etapa costuma ser exigida nos maiores vestibulares do país, como a Fuvest, Unicamp e Unesp.
  • Redação: uma das etapas mais importantes dos vestibulares, a redação é uma avaliação da escrita, do repertório e da capacidade de elaboração sobre determinados temas importantes para a sociedade. As redações costumam valer muitos pontos e ter bastante impacto nas provas.
  • Conhecimentos específicos: alguns cursos podem exigir provas de conhecimentos específicos relacionados à área escolhida pelo candidato. No curso de Design, por exemplo, exigem-se diversos conhecimentos específicos em desenho. No curso de Arquitetura e Urbanismo, avaliam-se os conhecimentos do candidato em observação, desenho e linguagem não gráfica. E por aí vai.

Mundo Vestibular - Como funciona o vestibular

Podem acontecer diversas fases também, que podem ou não ser eliminatórias durante o processo. Para saber mais sobre as especificidades do vestibular que você vai prestar, consulte o edital do exame para ficar por dentro de tudo.

A prova de vestibular é igual para faculdades públicas e particulares?

Diferentes instituições de ensino têm diferentes maneiras de selecionar candidatos, e por isso a prova de vestibular varia muito de universidade para universidade. 

A Fuvest, por exemplo, que seleciona candidatos para ingressar na Universidade de São Paulo (USP) e é o vestibular mais concorrido do país, conta com duas fases de exame (a primeira de múltipla escolha, e a segunda com questões discursivas) e ainda pode exigir provas de conhecimentos específicos (como é o caso de cursos como Moda, Música ou Arquitetura e Urbanismo).

Já em algumas universidades particulares, como é o caso da Anhanguera, é possível ingressar através de outros métodos que não o vestibular. O ingresso direto com a nota do Enem, por exemplo, é uma das possibilidades.

Leia mais: Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

O vestibular é somente uma das formas de ingresso no ensino superior. É o método mais utilizado atualmente no Brasil, tanto por universidades privadas quanto públicas, porém não é o único.

Vale destacar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas que mais pode ajudar estudantes a ingressarem no ensino superior, tanto através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quanto pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou até mesmo o ingresso direto. Portanto, se você está na dúvida de qual prova realizar para começar uma graduação, recomendamos que comece pelo Enem.

Leia mais: O que você precisa saber sobre as provas do Enem

É possível entrar na faculdade sem vestibular?

Sim, a tão sonhada vaga na faculdade pode ser uma realidade mesmo sem ter prestado o vestibular. Como mencionamos acima, existem diversas formas de ingresso no ensino superior. 

E para começar os estudos em faculdades particulares, é possível optar pelo ingresso direto – através da sua nota do Enem. Algumas instituições, por exemplo, avaliam diretamente o histórico escolar de ensino médio do candidato. Em outras, é possível realizar o vestibular agendado, em que o candidato escolhe a data e o horário mais convenientes para realizar uma prova que é aplicada pela instituição de ensino.

De qualquer forma, na hora de escolher uma faculdade particular para cursar a sua graduação, busque por instituições de ensino de qualidade e que tenham reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Abaixo, listamos algumas que facilitam o ingresso de estudantes:

As universidades privadas acima contam com cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, incluindo alguns dos cursos mais buscados entre os estudantes, como Engenharia Civil, Odontologia, Educação Física, Psicologia e muito mais. Além disso, é possível filtrar em cada instituição o período em que você deseja estudar e a modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou a distância).

Leia mais: Os 10 cursos de ensino superior mais procurados

E aí, esclareceu suas dúvidas sobre como funciona o vestibular? Qual é a área que você deseja seguir no ensino superior? Responda abaixo nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.