Não entrou na universidade pública e não consegue pagar a mensalidade de uma faculdade particular? Então descubra como funcionam as cotas do Prouni 2021!

O que é o Prouni?

O Prouni é o nome curto para o Programa Universidade para Todos, criado em 2004 pelo governo federal. Este programa foi criado para oferecer a oportunidade de um curso superior para as pessoas que não entraram em universidades públicas ou que não possuem renda suficiente para arcar com os custos de uma faculdade particular.

Olhando desse jeito, o desejo de ter um curso superior e buscar por melhores condições de emprego parece muito distante. Por isso, o Prouni chega como um importante intermediário para que você consiga uma bolsa integral ou parcial em uma faculdade particular e assim consiga conquistar seu tão sonhado diploma.

A seguir, descubra como funcionam as cotas do Prouni 2021 e veja se consegue sem enquadrar nos critérios necessários para pleitear uma vaga sem mensalidade ou com aquele descontão tão esperado!

Como faço para participar do Prouni 2021?

Bom, para participar do Prouni 2021, é preciso que você tenha feito no mínimo 450 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Além disso, você não pode ter zerado a redação. Todo o processo é feito on-line! Isso é algo ótimo, especialmente neste momento em que todos estão buscando sair de suas casas o mínimo possível.

Geralmente, são utilizadas como base para o cadastramento no Prouni as notas do Enem realizado no ano anterior. Entretanto, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Enem 2020 precisou ser adiado. De acordo com o MEC, após a divulgação das notas do Enem 2020, um novo processo do Prouni deve ser aberto, em meados de abril. Por isso, para o Prouni 2021/1, serão usadas as notas da prova que você realizou em 2019.

Ademais, é preciso que você se encaixe em alguns critérios para que consiga uma oportunidade através do Prouni, haja vista que ele é um programa direcionado àquelas pessoas que não conseguem arcar com custos elevados em mensalidades.

Para concorrer ao Prouni 2021, é necessário:

  • Não ter diploma de curso superior
  • Ter rendimento mensal familiar bruto até 3 salários mínimos por pessoa
  • Ter feito 450 pontos ou mais na prova do Enem. 

Ademais, é preferível que você também corresponda a pelo menos uma das seguintes exigências:

  • Ser professor ou professora de escola pública, atuando no ensino básico
  • Ser uma pessoa com deficiência
  • Ter feito ensino médio (de forma parcial ou predominante) em escola pública ou em escola particular com bolsa.

Como funcionam as cotas do Prouni 2021?

Além dos critérios mencionados acima, é importante frisar que o Prouni também possui um sistema de cotas em sua seleção. Dentre as cotas disponíveis, não está inclusa a socioeconômica. Até porque o programa já é destinado para pessoas que não tem condições de arcar com mensalidades de instituições de ensino particulares. 

Por isso, caso você queira concorrer na modalidade de cotista, é preciso que você se enquadre em pelo menos uma das categorias abaixo, pois as cotas no Prouni 2021 são direcionadas às pessoas:

  • Negras;
  • Pardas;
  • Indígenas;
  • Ou com deficiência.

Para as pessoas que se encaixam nos critérios de raça/etnia, não é preciso levar nenhum documento comprobatório para a inscrição, pois o critério principal nesse quesito é o da autodeclaração. Agora, para os candidatos com deficiência, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o tipo e o grau da deficiência.

Tenha muito cuidado e muita atenção ao preencher os formulários para o Prouni 2020. A seleção costuma ser bastante rigorosa, então se certifique de que as informações fornecidas estão corretas. Caso contrário, você corre o risco de perder a chance de conquistar sua vaga este ano e ter sua inscrição considerada fraudulenta.

Não consegui entrar no Prouni 2021. O que eu faço?

Para entrar em uma universidade particular através do Prouni 2021 e com bolsa parcial ou total de desconto na mensalidade, é necessário que você corresponda aos critérios que já mencionamos acima. Ademais, é preciso que tenha feito no mínimo 450 pontos do Enem e não tenha zerado na redação.

Entretanto, a gente sabe que nem sempre as provas acontecem da forma que esperamos. Mas, nem por isso você deve desistir de estudar ou de buscar um futuro melhor com base no seu currículo. Por isso, algumas universidades oferecem vagas por meio do que chamamos de ingresso livre. 

Nestas faculdades, é possível que você consiga uma bolsa em uma instituição privada com desconto na mensalidade sem precisar realizar outra avaliação. Bem legal né? Por isso, separamos para você algumas das universidades que dão esse tipo de possibilidade para que você realize seu sonho de estudar. 

É importante lembrar que estas instituições de ensino têm seus cursos reconhecidos pelo MEC. Além disso, existe a possibilidade de realizar os cursos na modalidade a distância em alguns casos. 

O EAD pode ser uma excelente opção para você que tem uma vida mega corrida e quase não consegue se deslocar a tempo para assistir às aulas. Ademais, assim você ainda consegue economizar com custos como hospedagem, moradia ou passagens para chegar até o local de ensino. Dá uma conferida:

Veja também: Conheça as notas de corte do ProUni 2020 para cada curso

E aí, você conseguiu entender como funcionam as cotas do Prouni 2021? Se ficou com alguma dúvida, basta colocar nos comentários que a gente tenta ajudar. Te desejamos boa sorte!