Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Faculdades com inscrições abertas

3 de dezembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Vira e mexe, faculdades de todo o Brasil abrem as portas para entrada de novos alunos.

Mas é preciso ser rápido e certeiro: o período de inscrições dura pouco.

Veja a seguir algumas das faculdades que estão com inscrições abertas e os processos seletivos que elas oferecem.

Aproveite para conhecer instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com a certeza de que vai receber um diploma válido em todo o Brasil!

Faculdades com inscrições abertas

Todos os semestres, faculdades públicas e particulares abrem inscrições para a formação de novas turmas em cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Só que a forma de ingresso muda bastante de acordo com tipo de instituição, se pública ou particular.

Conheça a seguir as diferentes formas de ingressar nessas faculdades:

Faculdades públicas com inscrições abertas

A maioria das universidades públicas do Brasil abre inscrições apenas uma vez por ano. Algumas, com raras exceções, também promovem um processo seletivo no meio do ano para ocupar vagas remanescentes.

Essa inscrição dá direito a fazer o vestibular da própria faculdade ? uma forma de ingresso ainda adotada por diversas faculdades públicas pelo país.

Trata-se de uma prova aplicada em dias específicos, dependendo da instituição. São exames bem concorridos e tensos de passar.

Tem instituição que abre inscrições no primeiro semestre com provas no fim do ano. Outras, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de São Paulo (USP), abrem inscrições no segundo semestre.

Quando há inscrição para vestibular na metade do ano, ou vestibular de inverno, o número de vagas é bem menor.

Algumas dessas faculdades que ainda fazem vestibular também utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher uma parte de suas vagas.

O Sisu é hoje o maior processo seletivo do Brasil, que distribui vagas em universidades públicas por todo o país. As inscrições para este processo seletivo abrem duas vezes por ano: em janeiro, logo após a divulgação dos resultados do Enem, e no meio do ano. A primeira edição é a maior.

Pode participar todo candidato que tiver feito o Enem mais recente e não tenha zerado a redação. As vagas são distribuídas entre aqueles que apresentarem as maiores notas.

Faculdades particulares com inscrições abertas

Nas faculdades particulares, os processos seletivos são bem mais diversificados que nas públicas. As inscrições normalmente abrem pelo menos duas vezes por ano, e o estudante pode optar por diferentes formas de entrar.

Conheça algumas:

Vestibular tradicional

Tem provas com formatos diversos, semelhante ao que é realizado pelas universidades públicas. A vantagem é que, nas particulares, a concorrência é menor – pelo menos na maioria dos casos – e as provas não são tão difíceis. As inscrições costumam abrir duas vezes ao ano, já que a quantidade de vagas disponíveis é maior.

Ingresso direto 

Com o ingresso direto dá para conseguir vaga em um curso superior sem ter que encarar o vestibular. As inscrições para esta forma de ingresso podem abrir várias vezes ao ano. O processo é bem simples: basta informar as notas obtidas em qualquer edição do Enem a partir de 2010 e já garantir a matrícula (caso atinja a pontuação necessária).

Vestibular para cursos a distância 

Os vestibulares para cursos a distância, que muitas vezes têm um formato diferenciado dos demais, também têm inscrições abertas pelo menos duas vezes por ano. Aqui normalmente a prova é mais simples e mais rápida ? muitas vezes, apenas um teste de redação. Informe-se na faculdade desejada.

Transferência

Quem faz transferência tem uma vantagem: inscrições abertas o ano inteiro. Mas para isso é preciso já estar matriculado em uma faculdade, pública ou privada, e solicitar a mudança para o mesmo curso (ou similar) em outra instituição. O processo depende do número de vagas disponíveis no local de estudo pretendido.

ProUni

O Programa Universidade para Todos, do governo federal, permite disputar uma bolsa de estudos em faculdades particulares de primeira linha em todo o Brasil. As inscrições para o processo seletivo abrem duas vezes ao ano: no primeiro semestre, em janeiro ou fevereiro, logo após o encerramento do Sisu; e no segundo, entre junho e julho. Pode concorrer quem fez o Enem mais recente e atende aos critérios de notas das prova, renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC. As bolsas vão para quem tiver as maiores notas.

FIES

O programa de financiamento permite obter um empréstimo subsidiado pelo governo federal, que pode ser pago em suaves prestações mensais e juros lá embaixo ? com um detalhe: as parcelas da dívida só são cobradas após a conclusão do curso. As inscrições também acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, sempre depois do encerramento do ProUni. Para tentar o FIES é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e se encaixar nas exigências de renda familiar e desempenho nas provas. Leva o benefício quem apresentar as maiores notas nas provas.

Conheça algumas faculdades com inscrições abertas

Está a fim de entrar em um curso superior? Pois saiba que o primeiro passo para isso é ficar ligadíssimo nos períodos de inscrição ? especialmente se seu lance for tentar vaga pelo ProUni, FIES ou Sisu, que ficam bem pouco tempo no ar.

Os demais processos das faculdades particulares duram mais tempo.

Enquanto isso, conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que constantemente estão com inscrições abertas:

Veja também:

Como usar a nota do Enem para entra na faculdade

Vai se inscrever em qual processo seletivo? De qual faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.