Fazer uma redação nota mil parece uma realidade distante para você? Acredite: é só uma impressão. Com técnicas e práticas certas, é possível obter nota 1000 na redação do Enem. 

Fazer uma redação nota mil é como correr uma longa maratona: é preciso treinar meses antes da corrida para melhorar o condicionamento físico e conseguir participar até o final.

Por isso, treine pelo menos 1 vez por semana. Escolha o melhor dia para fazer uma redação, escreva o seu primeiro texto de treinamento e envie para correção online grátis (use o app Correção de Redação Nota 1000). 

Com o texto verificado, siga as orientações do corretor e as dicas abaixo para fazer uma redação nota 1000 na sua preparação e no dia de prova do Enem!

Passo a passo para fazer uma redação nota mil no Enem

Veja as técnicas e práticas que ajudam a garantir uma nota 1000 na redação do Enem:

1. Produza a redação no formato exigido pelo exame

O seu texto deve ser do tipo dissertativo-argumentativo escrito em prosa e que aborde o tema proposto na prova. Esse tema pode ser de ordem científica, social, política ou cultural.

Deve defender uma opinião sobre o tema, uma tese suportada por argumentos consistentes e estruturados de modo coeso e coerente. Isto é, os parágrafos devem estar interligados e o texto precisa fazer sentido.

Além disso, é necessário incluir uma proposta de intervenção social para o problema que você mencionar no desenvolvimento da redação. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Por fim, não se esqueça da gramática. Escreva a redação seguindo a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

2. Escolha uma técnica para escrever o texto argumentativo

Existem duas técnicas matadoras para produzir uma redação nota mil no Enem: a de “Argumentos Favoráveis e Contrários” e a de “Causa e Consequência”.

A primeira técnica é uma boa escolha para um tema polêmico. Para usá-la no texto, liste argumentos favoráveis e contrários ao tema proposto. Veja um exemplo de estrutura da redação:

  • Introdução: apresente a sua opinião/discordância sobre o tema (a tese).
  • Desenvolvimento: informe o argumento favorável e analise-o, sempre baseando-se em fatos e dados reais.
  • Desenvolvimento: informe o argumento contrário e analise-o, sempre baseando-se em fatos e dados reais.
  • Conclusão: afirme mais uma vez seu posicionamento sobre a tese e informe a sua proposta de de intervenção.

Já a segunda técnica precisa da ajuda de 2 perguntas para você encontrar as causas e consequências do tema proposto. 

Antes de escrever, considere o tema e responda às perguntas: “por quê?” e “o que acontece em razão disso?”. Confira a estrutura de uma redação com essa técnica:

  • Introdução: apresente a sua tese (a sua opinião sobre o tema).
  • Desenvolvimento: informe as causas e analise-as, apoiando-se em argumentos consistentes e estruturados de modo coeso e coerente. 
  • Desenvolvimento: analise as consequências, apoiando-as em argumentos consistentes e estruturados de modo coeso e coerente. 
  • Conclusão: reafirme sua opinião sobre o tema e informe a sua proposta de intervenção.

Muito importante: nada de basear seus argumentos escrevendo “eu acho”, “na minha opinião” ou “eu acredito que”, combinado? Se você fizer isso, perderá preciosos pontos na redação do Enem, pois o texto não deve ser escrito em 1ª pessoa.

3. Produza o esqueleto da redação antes de escrever o primeiro parágrafo

Planeje seu texto antes de começar a escrevê-lo. Faça um esqueleto para organizar as ideias, ganhar tempo e aumentar suas chances de fazer uma redação nota mil.

O esqueleto é bem simples e rápido de fazer: trata-se de uma lista de tópicos que você abordará no texto. Veja o que deve constar no seu esqueleto:

  • Um breve resumo da sua opinião sobre o tema proposto (a tese).
  • A ideia central do parágrafo de introdução.
  • Um breve resumo dos argumentos a serem usados no desenvolvimento do texto. 
  • Um breve resumo da conclusão da redação.
  • Sua proposta de intervenção.

Só comece a escrever depois que fizer esse esqueleto. Com ele, você não perde o fio da meada durante a produção do texto. Essa lista te ajuda a se manter dentro do tema.

4. Mantenha-se dentro do tema proposto 

Fuga total ao tema proposto e tangenciamento do tema são erros comuns que acabam com as suas chances de fazer uma redação nota mil. 

A Cartilha de Redação do Enem explica bem esses dois erros, usando o tema da redação do Enem 2019 (“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”) como exemplo:

- A fuga total ao tema acontece quando todo o texto aborda um assunto não relacionado ao tema. As redações de 2019 que abordaram um assunto fora do universo da internet receberam a rubrica “fuga ao tema” e nota zero.

- O tangenciamento do tema ocorre quando o texto faz uma abordagem parcial baseada no assunto mais amplo relacionado ao tópico principal, que é deixado em segundo plano.  As redações de 2019 que trataram de um assunto relacionado (como fake news, WhatsApp e emails) sem mencionar controle de dados na internet foram classificadas como tangenciamento do tema e perderam 160 pontos.

Percebe como é importante se manter dentro do tema proposto? Use o esqueleto que você aprendeu no tópico anterior para garantir que abordará o que é exigido na proposta de redação.  

Onde estudar usando a nota do Enem

Pronto! Agora você já sabe como produzir uma redação nota mil durante sua preparação e no dia da prova do Enem. Já sabe como usar sua pontuação para entrar na faculdade?

Diversas faculdades privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Isto é, sem precisar fazer um novo vestibular. A boa notícia: é possível usar a nota de edições anteriores, a partir do Enem 2010. 

Ou seja, se você já fez alguma prova do Enem entre 2010 e este ano, pode usar o resultado para ingressar direto no curso presencial ou a distância de sua escolha (exceto Medicina Humana e Veterinária). E o melhor: recebendo bolsa de estudo de até 100%, válida até o final do curso.

Para te ajudar, listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e disponibilizam bolsas conforme a média no exame. Quanto maior sua pontuação, maior o desconto na mensalidade. Confira:

Veja também:

Saiba tudo sobre a redação da prova do Enem

Exemplos de redações nota 1000 do ENEM para você se inspirar

Veja se existe um gabarito da redação do Enem

Prontinho! Agora você já sabe como fazer uma redação nota mil. Já decidiu qual faculdade fazer? Comente o nome do curso!