Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Regras para uma Boa Redação: Confira o Passo a Passo!

25 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Muita gente tem medo das provas de Redação, seja na escola, no Enem ou no Vestibular. De fato, ter um bom desempenho na Redação, principalmente no Enem, está cada vez mais importante.

Uma boa nota na Redação faz a diferença para entrar na faculdade. Para concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni, disputar uma vaga em universidade pública pelo Sisu ou mesmo conseguir um financiamento do FIES, por exemplo, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem. Além disso, a nota da redação do Enem é o primeiro critério de desempate para programas como o ProUni e o Sisu.

A principal dica para quem quer se dar bem na Redação é praticar muito. Ler bastante também ajuda a melhorar o vocabulário, o repertório e a ortografia.

Confira o passo a passo para fazer uma boa prova de Redação!

Veja também:
+
Redação Nota Mil em 4 passos simples!
+ Redação: Dicas para não Fugir do Tema!
+ Redação: o que é, características, tipos e exemplos

1. Calcule o tempo

Pode parecer bobagem, mas muita gente se esquece de separar o tempo correto para fazer a redação. No Vestibular e no Enem, esse prazo costuma ser de uma hora. Organize-se para ter tempo suficiente de escrever, reler e passar a limpo a sua redação.

Veja também:
+
Como começar uma redação? Veja tipos de introdução e exemplos

2. Saiba o que você não pode fazer

Antes mesmo de começar a escrever sua redação, é importante ter em mente o que você não poderá fazer. As regras tendem a ser parecidas nos concursos vestibulares e no Enem. Palavrões, xingamentos, cópia de textos, etc. costumam ser proibidos.

Veja também:
+
Dicas para uma ótima redação dissertativa e argumentativa

3. Siga o modelo solicitado

Existem muitos modelos de redação e cada prova pode pedir um estilo diferente. Alguns vestibulares dão opções para o candidato escolher, podendo pedir para o estudante escrever uma narração, dissertação ou até mesmo um final diferente para um livro.

No Enem, o tipo solicitado é o dissertativo-argumentativo. Nele, o estudante precisa tentar convencer o leitor, apresentando uma tese, argumentando seu ponto de vista e dando uma solução para o problema.

Fazer uma redação dentro do modelo solicitado é fundamental e quem não respeitar essa regra pode zerar.

Veja também:
+
Como fazer uma boa redação para vestibular? Veja dicas!

4. Respeite o número de linhas

Outro motivo que pode fazer você zerar na redação do Enem ou do Vestibular é não respeitar o número de linhas solicitadas. Normalmente, as provas indicam um tamanho ideal para o texto. Procure ficar dentro disso.

Veja também:
+
Redação Enem: O Guia Completo para a nota 1000!

5. Fique dentro do tema proposto

Ficar dentro do tema proposto é um dos passos mais importantes para fazer uma boa redação. Isso exige, em primeiro lugar, uma boa habilidade de interpretação de texto para identificar o assunto que está sendo pedido.

Fugir do tema é um dos principais motivos para o zero na redação do Enem. Fique de olho!

Veja também:
+ Possíveis Temas de Redação

6. Use a norma culta da Língua Portuguesa

A norma culta da Língua Portuguesa nada mais é do que o português escrito, formal. Evite gírias e abreviações, use um bom vocabulário, pontuação correta e respeite as regras da gramática e da ortografia.

Veja também:
+ Quanto vale a redação do Enem? Entenda a pontuação!

7. Releia

Colocou o último ponto final? Releia seu texto e corrija o que for necessário. Arrume palavras repetidas ou que estão faltando, revise a pontuação, o encadeamento de ideias e a ortografia antes de partir para o próximo passo.

Veja também:
+ Alusão Histórica: O que é, como usar na redação e exemplos!

8. Passe a limpo

Copie a sua redação com letra legível no local apropriado. Normalmente, no Vestibular e no Enem, você precisa passar sua redação a limpo para uma “Folha de Redação”. Cuide para não rasurar este papel e certifique-se de que está seguindo todas as regras, como o tipo e cor de caneta.

Lembra do primeiro passo, que falava em reservar um tempo para fazer a redação? Pois uma parte desse tempo reservado deve ser destinada a passar a redação para a folha de resposta.

Entrar na faculdade com uma boa redação

Seja por meio do Enem, em programas como ProUni e FIES, ou pelo Vestibular, fazer uma boa redação conta muitos pontos na hora de entrar na faculdade.
Aqui, é importante você escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Conheça algumas:

Veja também:
+ 7 motivos para tirar zero na redação do Enem

O que achou do passo a passo? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.