Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra o que faz um psicólogo e como se tornar um

9 de dezembro de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você sabe se expressar bem, gosta de pessoas e tem boa capacidade de análise? Já pensou em seguir carreira em Psicologia? É uma área gratificante, que pode ajudar muita gente!

O psicólogo estuda por que as pessoas se comportam da forma como se comportam e como é possível ajudá-las a superar suas dificuldades ou se desenvolverem melhor.

O trabalho do psicólogo pode ser baseado em diversas linhas teóricas. Cada uma delas possui uma forma particular de compreender e explicar o comportamento humano, bem como de lidar com os problemas levados ao consultório.

Veja a seguir o que faz um psicólogo, como está o mercado de trabalho e onde estudar para entrar com tudo nessa fascinante carreira!

Veja também:

+ Psicologia Jurídica: o que é, áreas de atuação e salário!

O que faz um psicólogo

Conheça algumas das principais áreas de atuação de um psicólogo:

Psicologia Clínica: O profissional desta área atende, em seu consultório, pessoas que queiram cuidar da saúde mental ou que tenham algum problema emocional com o qual precisam conviver. As consultas podem ser individuais ou em grupo.

Comportamento do Consumidor: Uma área muito em alta e com poucos profissionais especializados, estuda o comportamento de determinado grupo de consumidores para orientar o posicionamento de mercado de empresas diversas. Pode atuar como consultor independente ou fazer parte do time de uma agência de publicidade, por exemplo.

Orientação Profissional: Ajuda a escolher o curso e a profissão a seguir. Pode atender estudantes pré-universitários ou profissionais que desejem mudar de carreira.

Psicologia Esportiva: Orienta atletas, preparando-os emocionalmente para atividades esportivas e competições. Tem como meta maximizar o rendimento dos esportistas e melhorar o convívio da equipe ou do time.

Psicologia Educacional: Ajuda pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem, além de elaborar programas educacionais em escolas.

Psicologia da Saúde: Ao lado de outros profissionais da área, como médicos e assistentes sociais, ajuda pacientes e familiares durante a recuperação da saúde física e mental.

Psicologia Jurídica: Acompanha processos de adoção, guarda de filhos, violência contra menores, mulheres e idosos. Atua também em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia do Trabalho: É responsável por selecionar funcionários para empresas e promover relações saudáveis entre os colaboradores, bem como orientar carreiras.

Psicologia Social: Atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes, além de elaborar pesquisas sobre a saúde mental da população como um todo.

Mercado de trabalho e remuneração na área de Psicologia

A profissão está em franco crescimento no Brasil. Entre outros fatores para essa expansão, podemos citar uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigou os planos de saúde a cobrirem os tratamentos psicológicos de seus clientes, aumentando o acesso de uma grande parcela da população à psicoterapia.

No entanto, como vimos acima, o mercado de trabalho não está restrito a consultórios particulares. O profissional formado também pode atuar em hospitais, empresas de Recursos Humanos, órgãos públicos, escolas e muitas outras instituições ligadas à Saúde. Basicamente, onde há seres humanos, há potencial para o trabalho de um psicólogo!

E não para por aí: Você sabia que atualmente há grande procura por tratamentos psicológicos em conjunto com nutricionistas para uma perda de peso saudável e sem grandes traumas?

Quanto aos rendimentos, o salário inicial fica em torno de R$ 2 mil e varia muito de acordo com o campo de atuação. É comum que profissionais recém-formados trabalhem em clínicas de saúde pública recebendo por sessão de atendimento (cada uma dura aproximadamente 50 minutos).

É fundamental investir em cursos e especializações. Profissionais com cerca de 10 anos de carreira e um consultório cheio podem ganhar mais de R$ 20 mil por mês.

Como se tornar um psicólogo

No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Para exercê-la, é obrigatório obter um diploma de Psicologia emitido por uma instituição de ensino superior autorizada pelo MEC e fazer o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de seu estado.

O curso de Psicologia

O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de aproximadamente cinco anos. Há disciplinas obrigatórias e relacionadas ao campo da Medicina, como Neurologia e Anatomia, e matérias da área de Humanas, como Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia do Desenvolvimento.

Há também as disciplinas optativas, como Psicologia para Pessoas com Deficiência e Problemas de Aprendizagem, e as que dependem da linha terapêutica escolhida pelo aluno.

O estágio é obrigatório. Algumas instituições exigem que o estudante passe por diversas áreas. Na maioria das faculdades, é obrigatório também desenvolver e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

Onde estudar para se tornar psicólogo

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:

? Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

? Universidade Estácio de Sá (UNESA)

? Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

? Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

? Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

? Universidade de Franca (UNIFRAN)

? Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

? Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

? Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia

? Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais

Veja também:

Qual o salário de um psicólogo?

Está interessado em seguir carreira em Psicologia? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.