Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Notícias

77% dos aprovados nas Etecs e 70% nas Fatecs vêm de escolas públicas

2 de abril
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Levantamento realizado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pela organização e realização dos processos seletivos das Etecs (Vestibulinho) e das Fatecs (Vestibular), mostra que o ensino ministrado pelas unidades do Centro Paula Souza está entre os mais democráticos do país. Nas Etecs, 77% dos mais de 53 mil aprovados no Vestibulinho para o 1º semestre de 2009 fizeram o Ensino Fundamental em escolas da rede pública.

O índice é ainda maior nas Etecs do setor agropecuário: 89%. A faixa etária da maioria dos alunos é de até 17 anos (52%) e entre 18 e 23 anos (27%). No Vestibular do mesmo período, 70% dos mais 7,5 mil aprovados para as Fatecs fizeram o Ensino Médio em escolas da rede pública. A faixa etária da maioria dos alunos se concentra entre 18 e 23 anos (63%).

Empenhado em ampliar o acesso da população a esse ensino público de qualidade, o Governo do Estado realiza o maior investimento da história da instituição, cuja meta é dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006). Atualmente, são 46 Fatecs em funcionamento. No caso das Etecs, o plano é chegar a 200 Etecs e 177 mil alunos (em cursos regulares, convênios com Secretaria de Educação, CEUs e curso a distância). Eram 126 unidades em 2006, hoje são 157.

O Estado de São Paulo vai entregar, ao todo, 100 mil novas matrículas no ensino técnico. Para garantir esse crescimento, deverão ser criadas 33,5 mil novas vagas até o final de 2010. Outra importante ferramenta para essa democratização foi a implantação do Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública.

Caso o estudante esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. No último processo seletivo, foram cerca de 200 mil inscritos no Vestibulinho e aproximadamente 38 mil no Vestibular, números que demonstram o interesse dos jovens por um ensino que facilita o ingresso no mercado de trabalho: 77% dos técnicos formados pelas Etecs estão empregados após um ano de formados. No caso dos tecnólogos o percentual de empregabilidade é de 93%.

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.