Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Notícias

Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações

24 de julho de 2023
Quem foi Marie Curie?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Nosso “Quem foi?” de hoje, traz uma personalidade que volta e meia está em evidência, seja por seu grande papel na ciência, no desenvolvimento da química e da física, seu pioneirismo feminino ou mais ainda por seus feitos únicos. Estamos falando de Marie Curie, uma cientista do século XIX.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto abordaremos a trajetória de Marie, sua relação com a ciência, os prêmios que recebeu e o legado que deixou para todos que seguem carreira na área físico-química e da ciência. Não perca a história desse grande nome!

Breve Biografia

Marie Curie, cujo nome de nascimento era Maria Skłodowska, foi uma cientista polonesa-francesa famosa por suas contribuições pioneiras no campo da radioatividade. Ela nasceu em 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, na Polônia, e faleceu em 4 de julho de 1934, em Passy, França.

Marie Curie é mais conhecida por suas descobertas revolucionárias sobre os elementos radioativos polônio e rádio. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única pessoa a receber o Nobel em duas áreas diferentes da ciência: física e química.

Em 1903, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Física, juntamente com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel, pelos seus estudos sobre a radioatividade. Em 1911, ela recebeu o Prêmio Nobel de Química por sua descoberta dos elementos polônio e rádio e por suas investigações sobre suas propriedades químicas.

As contribuições de Marie Curie tiveram um impacto significativo na ciência e abriram caminho para muitas pesquisas subsequentes sobre a radioatividade. Além de suas realizações científicas, ela também foi uma pioneira no campo da radioterapia, usando a radiografia para tratar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.

Marie Curie é lembrada como uma das cientistas mais notáveis da história e um exemplo inspirador para mulheres na ciência. Seu trabalho e legado continuam a ser lembrados e honrados até hoje.

As descobertas de Marie Curie

Quem foi Marie Curie?

As descobertas de Marie Curie foram fundamentais para o avanço da ciência e tiveram um impacto profundo em várias áreas, especialmente na física e na química. Aqui estão algumas de suas principais contribuições:

  1. Pesquisa sobre a radioatividade: Marie Curie é mais conhecida por seu trabalho pioneiro no campo da radioatividade. Em parceria com seu marido Pierre Curie, ela investigou as propriedades dos materiais radioativos, especialmente o urânio.

    Descobriram que a radioatividade não era resultado de interações químicas, mas sim de processos atômicos. Essa descoberta revolucionou a compreensão da estrutura da matéria.

  2. Isolamento do polônio: Em 1898, Marie Curie isolou o elemento químico polônio, que foi o primeiro elemento radioativo a ser descoberto. Ela o chamou de “polônio” em homenagem à sua terra natal, a Polônia.

    Esse feito a tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, compartilhado com seu marido Pierre e Henri Becquerel em 1903.

  3. Descoberta do rádio: Também em 1898, Marie Curie isolou outro elemento radioativo, o rádio. O rádio é altamente radioativo e emana uma grande quantidade de radiação.

    A descoberta do rádio foi essencial para o desenvolvimento posterior da radioterapia, que se tornou uma ferramenta importante no tratamento do câncer.

  4. Pioneirismo na radioterapia: Marie Curie e sua filha Irène Joliot-Curie foram pioneiras na utilização da radioterapia para tratar ferimentos de guerra e posteriormente para o tratamento de tumores cancerígenos. Elas fundaram o primeiro “Instituto do Rádio” em Paris, onde tratavam pacientes usando técnicas inovadoras de radiologia.

  5. Contribuições para a física teórica: Além de suas descobertas em radioatividade, Marie Curie também fez contribuições para a física teórica, especialmente em estudos sobre a emissão de radiação por átomos. Seus trabalhos ajudaram a desvendar a natureza do átomo e influenciaram o desenvolvimento da física nuclear no século XX.

As descobertas de Marie Curie abriram novas perspectivas para a ciência e a medicina, mas seu trabalho também trouxe consigo riscos à saúde. Infelizmente, ela e seu marido Pierre Curie sofreram com efeitos nocivos da exposição prolongada à radiação, o que, em última instância, contribuiu para a morte de ambos.

Apesar disso, o legado de Marie Curie continua a inspirar gerações de cientistas e a moldar a compreensão da física e da química modernas. Inclusive, separamos algumas.

Veja mais:
+ Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura
+ Quem foi Vladimir Herzog?


Obras que retratam Marie Curie

Marie Curie, como uma das figuras mais proeminentes da ciência e da história, já foi retratada em várias obras, incluindo filmes, séries, peças de teatro e livros. Algumas das representações mais notáveis de Marie Curie incluem:

  • Filme “Madame Curie” (1943)

Este filme é uma cinebiografia sobre a vida de Marie Curie, estrelado por Greer Garson como Marie e Walter Pidgeon como Pierre Curie. O filme narra sua carreira científica e o relacionamento com seu marido Pierre.

  • Filme “Marie Curie: The Courage of Knowledge” (2016)

Este é um filme polonês-francês dirigido por Marie Noëlle. A atriz Karolina Gruszka interpreta Marie Curie, explorando os desafios que ela enfrentou como mulher na ciência e suas importantes descobertas.

  • Graphic novel “Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout” (2010)

Escrito por Lauren Redniss, este livro é uma combinação de biografia e arte gráfica que retrata a vida de Marie e Pierre Curie e seu legado no estudo da radioatividade.

  • Série “Curie Meitner Lamarr Indivisible” (2015)

Esta é uma série de espetáculos teatrais que apresenta as histórias de quatro mulheres cientistas notáveis, incluindo Marie Curie.

  • Livro “Obsessão” (2009)

Escrito por Antonella Gambotto-Burke, este romance histórico aborda a vida de Marie Curie, com foco em seu relacionamento com seu marido Pierre Curie e suas descobertas científicas.

Existe ainda um filme mais recente intitulado “Radioactive” (2019) que retrata a vida de Marie Curie. No filme, a atriz Rosamund Pike interpreta o papel de Marie Curie, enquanto Sam Riley interpreta Pierre Curie.

“Radioactive” é uma cinebiografia dirigida por Marjane Satrapi, baseada na graphic novel que comentamos antes, “Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout”, de Lauren Redniss.

O filme aborda a vida e as realizações de Marie Curie, desde suas descobertas científicas pioneiras até os desafios que ela enfrentou como mulher no campo da ciência. Além disso, o filme também explora o impacto das descobertas de Marie Curie sobre a humanidade, destacando o uso da radioatividade na medicina e outras aplicações.

Essa representação de Marie Curie por Rosamund Pike foi muito bem recebida pela crítica, e o filme oferece uma visão interessante da vida e do trabalho dessa cientista notável, destacando sua luta contra as barreiras de gênero e sua dedicação à ciência.

Por fim, recentemente, no filme Barbie, a atriz Emma Mackey deu vida à boneca que representa Marie Curie, criada para coleção de Mulheres Inspiradoras feitas pela Mattel.

Confira também:
+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme


E onde estudar para atuar na mesma área que Marie Curie?

Claro, se você deseja se enveredar pelo caminho da ciência, é essencial estudar muito, ser bastante, curiosa(o) e questionador(a). Por isso, a graduação é um caminho primordial para se adequar sobre aquilo que já foi descoberto, já se sabe no campo científico, e como seguir fazendo essas descobertas.

E para contar com a melhor das educações, separamos abaixo excelentes instituições, que contam com uma série de benefícios e facilidades para seu ingresso, além de entregarem a segurança de serem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Veja:

Leia mais:
+ Osmose: o que é, como funciona, mecanismo e exemplos
+ Leis de Newton: o que são, fórmulas e exercícios

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.