Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Notícias

Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência

2 de agosto de 2023
Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Esta edição de nosso “Quem foi” vai abordar um pouco da vida e da obra de Vincent Van Gogh, pintor holandês do século XIX, que mesmo com uma partida breve, produziu muitas obras e se tornou uma referência expressiva no mundo da arte pós-impressionista.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Conheça mais da mente perturbada porém brilhante de Vincent, suas principais obras, a maneira como via o mundo, sua relação fraternal e sua influência para tantos pintores e artistas.

Leia mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com arte
+ Conheça tudo sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci


Breve biografia

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Vincent van Gogh foi um famoso pintor holandês, nascido em 30 de março de 1853 em Groot-Zundert, nos Países Baixos, e falecido em 29 de julho de 1890 em Auvers-sur-Oise, França. Ele é amplamente considerado um dos artistas mais influentes da história da arte ocidental.

Van Gogh iniciou sua carreira como vendedor de arte em uma galeria de arte em Londres e depois trabalhou como missionário protestante em uma região pobre na Bélgica.

Durante esse período, ele desenvolveu um interesse crescente pela arte e começou a desenhar e pintar. No entanto, sua carreira artística só decolou após a mudança para Paris, onde entrou em contato com outros artistas impressionistas e pós-impressionistas.

O estilo de Van Gogh é caracterizado por pinceladas expressivas, uso intenso de cores e representações emocionais e subjetivas. Ele pintou uma variedade de temas, incluindo paisagens, retratos e naturezas-mortas. Algumas de suas obras mais conhecidas incluem “Noite Estrelada”, “Os Girassóis”, “Grito do Corvo” e “Quarto em Arles”.

Infelizmente, a vida de Van Gogh foi marcada por lutas pessoais e problemas de saúde mental. Ele sofria de depressão, e em muitos momentos, sua instabilidade emocional afetava seu trabalho. Acredita-se que ele sofria de algum tipo específico de transtorno mental, e cientistas já apontaram possíveis motivos como transtorno bipolar ou mesmo porfiria.

Van Gogh passou seus últimos anos na França, onde continuou a pintar com paixão. Tragicamente, ele cometeu suicídio em 1890, aos 37 anos, quando atirou contra o próprio peite. No entanto, sua obra ganhou reconhecimento e apreciação significativa após sua morte, tornando-se um dos artistas mais celebrados da história da arte.

Confira também:
+ Quais são as 5 obras de arte mais visitadas do mundo?


Obras de Van Gogh

Aqui estão cinco das obras mais famosas de Vincent van Gogh:

“Noite Estrelada” (Starry Night)

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Pintada em 1889, esta é uma das obras mais icônicas de Van Gogh, apresentando um céu noturno estrelado e uma vila com edifícios em espiral. A pintura é conhecida por suas pinceladas vívidas e emocionais.

“Os Girassóis” (Sunflowers)

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Van Gogh pintou várias versões desta série de naturezas-mortas com girassóis em diferentes estágios de florescimento. A mais famosa é a versão pintada em 1888, que atualmente está no Museu Van Gogh, em Amsterdã.

“Quarto em Arles” (The Bedroom)

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Pintada em 1888, esta obra retrata o quarto de Van Gogh em Arles, na França. É conhecida por suas cores vibrantes e pela representação da simplicidade e da atmosfera acolhedora.

“Grito do Corvo” (The Scream of the Crow)

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Esta pintura, também conhecida como “Campo de Trigo com Corvos”, foi feita em 1890, pouco antes da morte de Van Gogh. Ela retrata um campo de trigo com corvos voando, evocando uma sensação de melancolia e solidão.

“Retrato do Dr. Gachet” (Portrait of Dr. Gachet)

Quem foi Van Gogh? - Vida, arte, obras e influência

Pintado em 1890, este é um retrato do Dr. Paul Gachet, que era médico e amigo de Van Gogh. O retrato é notável por suas pinceladas expressivas e pelo olhar melancólico do Dr. Gachet.

Essas obras representam apenas uma pequena parte do legado artístico de Vincent van Gogh, mas são algumas das mais conhecidas e reverenciadas no mundo da arte.

Curiosidades sobre Vincent Van Gogh

Vincent van Gogh foi um artista fascinante, e sua vida e obra estão repletas de curiosidades interessantes. Aqui estão algumas delas:

  • Produziu mais de 2.000 obras: Durante sua vida, Van Gogh criou uma quantidade impressionante de arte. Estima-se que ele tenha produzido mais de 2.000 obras de arte, incluindo pinturas, desenhos e aquarelas.

  • Vendeu apenas uma pintura em vida: Apesar de sua prolífica produção artística, Van Gogh só conseguiu vender uma única pintura durante sua vida. O quadro vendido foi “O Vinhedo Vermelho” (The Red Vineyard), adquirido por Anna Boch, uma pintora e amiga do artista.

  • Relação com seu irmão Theo: Vincent tinha uma relação muito próxima com seu irmão mais novo, Theo van Gogh. Theo era um importante apoiador de sua carreira artística e também era marchand de arte, auxiliando financeiramente Vincent em várias ocasiões. Eles trocavam diversas cartas que inclusive se transformaram em uma coletânea no livro “Cartas para Theo”.

  • Corte da própria orelha: Em 1888, Van Gogh teve uma discussão intensa com seu colega Paul Gauguin. Profundamente perturbado emocionalmente, Van Gogh cortou parte de sua própria orelha esquerda. Há várias teorias e especulações sobre o motivo exato desse ato.

  • Internações em hospitais psiquiátricos: Devido a seus problemas de saúde mental, Van Gogh passou períodos internado em hospitais psiquiátricos. Durante esses períodos, ele produziu algumas de suas obras mais famosas, como “Noite Estrelada”.

  • Estrelas em “Noite Estrelada”: As estrelas representadas na pintura “Noite Estrelada” não correspondem às posições reais das estrelas naquele momento específico. Van Gogh admitiu que pintou as estrelas mais expressivamente, adicionando um toque artístico à obra.

  • Inspirado por artistas japoneses: Van Gogh foi profundamente influenciado pela arte japonesa. Ele colecionava e estudava gravuras japonesas, que exerceram uma forte influência em seu estilo, levando-o a incorporar elementos como padrões, contornos e cores brilhantes em suas obras.

  • Última obra antes de sua morte: Acredita-se que última pintura de Van Gogh foi “Raízes de Árvores” (Tree Roots), concluída em julho de 1890, pouco antes de sua morte. A obra é considerada uma expressão simbólica de suas lutas e sofrimentos pessoais.

Essas curiosidades nos ajudam a compreender melhor a vida complexa e a mente criativa de Vincent van Gogh, um dos artistas mais renomados da história da arte.

Confira também:
+ Você sabe como escrever uma carta? Venha relembrar!


Influência de Van Gogh na arte

A arte de Vincent van Gogh teve uma influência profunda e duradoura na história da arte, tanto em seu próprio tempo quanto nas gerações subsequentes. Algumas das principais influências de sua arte incluem:

  1. Pós-Impressionismo: Van Gogh é frequentemente considerado um dos principais expoentes do movimento pós-impressionista. Esse movimento artístico se desenvolveu como uma resposta ao Impressionismo, buscando uma abordagem mais expressiva, simbólica e subjetiva à arte. Van Gogh contribuiu significativamente para essa evolução, com suas pinceladas ousadas, cores vibrantes e temas emocionais.

  2. Expressionismo: A obra de Van Gogh também foi uma precursora do movimento expressionista que se desenvolveu no início do século XX. Sua abordagem emocional e a ênfase na expressão pessoal influenciaram artistas expressionistas, que buscavam retratar a emoção humana, a angústia e a ansiedade através de cores intensas e formas distorcidas.

  3. Arte Moderna: A influência de Van Gogh se estendeu ao desenvolvimento da arte moderna em geral. Sua abordagem inovadora à cor, forma e técnica serviu como inspiração para muitos artistas que buscavam romper com as tradições acadêmicas e explorar novas formas de expressão artística.

  4. Artistas Fauvistas: O movimento fauvista, que surgiu nas primeiras décadas do século XX, também foi influenciado pela arte de Van Gogh. Os fauvistas compartilhavam a paixão por cores vivas e não-naturalistas, inspirando-se na liberdade cromática e na expressão emocional que Van Gogh demonstrava em suas pinturas.

  5. Arte Contemporânea: A influência de Van Gogh perdura na arte contemporânea. Seu trabalho continua a ser estudado e reinterpretado por artistas de várias gerações, com muitos encontrando inspiração em sua abordagem única e no uso expressivo da cor.

  6. Popularidade e Apreciação Pública: A apreciação do público pela arte de Van Gogh cresceu exponencialmente após sua morte. Sua obra é amplamente conhecida e celebrada em todo o mundo, o que contribui para sua influência contínua e para a continuidade de seu legado artístico.

Podemos dizer que a arte de Vincent van Gogh transcendeu seu próprio tempo, influenciando movimentos artísticos subsequentes e deixando um impacto duradouro no cenário artístico mundial.

Sua contribuição para a história da arte é inestimável, e seu trabalho continua a ser uma fonte de inspiração para artistas e apreciadores da arte em todo o mundo.


Onde estudar artes e aprender pintura?

Se seguir pelo caminho das artes é um desejo seu, é possível se especializar e conhecer mais da história da arte, técnicas e obras através da graduação. Existem muitos tipos de cursos que podem atender suas preferências, mas o mais importante, é contar com a instituição adequada para fornecê-lo.

Por isso, separamos abaixo algumas faculdade que além de reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), contam com uma gama excelente de cursos e especializações e ótimas condições para seu ingresso. Confira:



Leia também:
+ Site lança plano de estudos para últimos meses antes do Enem



Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.