Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Notícias

Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura

12 de julho de 2023
Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Até o momento, em nossa série de matérias do “Quem foi?”, onde homenageamos grandes nomes que já partiram, falamos de algumas personalidades do jornalismo e da sociologia. No entanto, até aqui, apenas homens.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Hoje, para iniciar nosso histórico com nomes femininos, vamos trazer um nome da literatura nacional, mas que, no caso, segue viva e ainda influenciando muitos com suas palavras: Conceição Evaristo. Por isso, desta vez, pedimos licença para te contar quem é essa autora, e seu importante trabalho na escrita feminista e afro-brasileira.

Veja também:
+ Quem foi Florestan Fernandes? Confira mais sobre o sociólogo!


Breve Biografia

Conceição Evaristo é uma renomada escritora brasileira, nascida em 1946, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Ela é conhecida por sua contribuição à literatura contemporânea e sua representatividade na literatura afro-brasileira.

Evaristo cresceu em uma família de origem humilde e enfrentou dificuldades socioeconômicas ao longo de sua vida. Ela trabalhou como empregada doméstica, lavadeira e faxineira, enquanto estudava em escolas públicas e se dedicava à escrita. Essas experiências moldaram sua perspectiva e influenciaram sua obra.

Em 1990, Evaristo concluiu seu doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense. Sua tese, intitulada “Poemas Malungos: Identidade, Oralidade e Escrita”, abordou a representação da identidade negra na literatura brasileira.

Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura

A escrita de Conceição Evaristo aborda temas como racismo, desigualdade social, gênero, memória e ancestralidade. Ela utiliza uma linguagem poética e uma narrativa fragmentada, que refletem a oralidade e a cultura afro-brasileira.

Algumas de suas obras mais conhecidas incluem “Ponciá Vicêncio” (2003), “Becos da Memória” (2006), “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011), “Olhos d’água” (2014) e “Histórias de leves enganos e parecenças” (2016). Seus livros foram bem recebidos pela crítica e têm sido importantes para a representatividade negra na literatura brasileira.

Conceição Evaristo também é reconhecida como uma importante ativista pelos direitos das mulheres negras e pelos estudos e pesquisas sobre a literatura afro-brasileira. Sua contribuição para a literatura e para o ativismo social lhe rendeu diversos prêmios e honrarias ao longo de sua carreira.

Confira também:
+ Escritoras Brasileiras: Conheça 6 grandes nomes da literatura!


Importância do ativismo negro de Conceição Evaristo

A importância do ativismo negro e feminino trabalhado por Conceição Evaristo é significativa tanto no âmbito literário quanto no social. Suas obras e seu engajamento têm contribuído para ampliar a representatividade das vozes negras e femininas na sociedade brasileira, além de abordar questões relacionadas à discriminação racial e de gênero.

Confira alguns pontos dessa influência de sua obras mais a fundo:

  1. Representatividade: A literatura de Conceição Evaristo traz protagonistas negras e aborda a vivência e a realidade das mulheres negras no Brasil, grupos que historicamente foram marginalizados e negligenciados. Suas personagens apresentam histórias complexas e multifacetadas, permitindo que os leitores se identifiquem e se reconheçam em narrativas que antes eram escassas.

  2. Desconstrução de estereótipos: Evaristo desafia estereótipos prejudiciais e simplistas sobre as mulheres negras, fornecendo uma visão mais ampla e diversificada de suas experiências. Ela retrata suas personagens com nuances e profundidade, revelando suas lutas, desejos, sonhos e contribuições para a sociedade.

  3. Visibilidade para a cultura afro-brasileira: A obra de Evaristo resgata e valoriza a cultura afro-brasileira, suas tradições, mitos, rituais e formas de expressão. Ao fazer isso, ela fortalece a identidade e o orgulho da comunidade negra, ao mesmo tempo em que compartilha com o público um rico legado cultural muitas vezes negligenciado.

  4. Denúncia do racismo estrutural: Evaristo aborda questões relacionadas ao racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Suas obras expõem as desigualdades sociais, os preconceitos e a violência racial que persistem e afetam diretamente a vida das pessoas negras. Ela levanta questionamentos e provoca reflexões sobre a necessidade de combater o racismo em todas as suas formas.

  5. Empoderamento das mulheres: O ativismo feminino de Evaristo também é fundamental, pois suas obras destacam as questões de gênero e as lutas enfrentadas pelas mulheres negras em uma sociedade patriarcal e machista. Ela enfatiza a importância de dar voz e espaço para que as mulheres se expressem, afirmem sua identidade e alcancem o empoderamento.

A contribuição de Conceição Evaristo para pautas que tratam do ativismo negro, da desigualdade social e do feminino é valiosa, pois suas obras e ações transcendem o campo literário, inspirando e influenciando outras mulheres negras a se empoderarem, a se expressarem e a reivindicarem seus direitos, além de promoverem uma maior consciência e engajamento da sociedade na luta contra o racismo e a discriminação de gênero.

Confira também:
+ Quem foi Cásper Líbero?

+ Quem foi Vladimir Herzog?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.