Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

7 de agosto de 2023
Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Utilizado como forma de demonstrar reconhecimento e o prestígio que uma personalidade possui, o prêmio Nobel é uma indicação muito positiva para a sociedade de como uma pessoa -geralmente estudiosa de uma determinada área – contribuiu de alguma forma com suas descobertas, experimentos e feitos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Você já deve ter ouvido falar sobre a premiação, deve saber o nome de alguns vencedores e saber suas histórias. Mas conhece a origem e a motivação para a existência do Prêmio Nobel? Sabe quais são as categorias existentes? Neste material vamos te explicar mais sobre este evento e algumas curiosidades sobre ele.

Confira também:
+ 15 citações para usar na redação do Enem


O que é o prêmio Nobel?

O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas distinções internacionais concedidas anualmente em várias categorias, como Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Ciências Econômicas. Foi criado de acordo com o testamento do inventor sueco Alfred Nobel.

Alfred Nobel nasceu em 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, Suécia, e foi um engenheiro, cientista, inventor e industrial sueco conhecido por suas invenções, como a dinamite. Ele amealhou uma grande fortuna com suas invenções, mas ficou preocupado com o uso militar de sua mais famosa invenção, que contribuiu para a fabricação de explosivos e armas de guerra.

Em 27 de novembro de 1895, Alfred Nobel assinou seu testamento em Paris, onde deixou grande parte sua fortuna para criar cinco prêmios em diferentes áreas de conhecimento.

Em 1968, o Banco Central da Suécia instituiu o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, mais conhecido como Prêmio Nobel de Economia, completando as seis categorias que conhecemos hoje.

O prêmio em cada categoria é concedido a indivíduos ou organizações que tenham feito contribuições notáveis e benéficas para a humanidade em seus respectivos campos.

Os prêmios Nobel têm sido atribuídos desde 1901, e os laureados são agraciados com uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia em dinheiro, que pode variar de ano para ano, dependendo dos recursos disponíveis no fundo Nobel.

O legado de Alfred Nobel é uma das maiores honrarias concedidas a pessoas que fizeram contribuições significativas para a humanidade, e os prêmios continuam a destacar realizações notáveis em várias áreas do conhecimento e da sociedade.

Remissão: a premiação foi criada pelo remorso de Alfred Nobel

É verdade. A premiação foi criada como uma forma de compensação pelo sentimento que Alfred Nobel tinha sobre seus feitos. Vamos explicar melhor!

Alfred Nobel criou a premiação dos Prêmios Nobel através de seu testamento com o objetivo de deixar um legado positivo para a humanidade e compensar o uso militar de suas invenções, principalmente a dinamite, que ele percebeu que estava sendo amplamente utilizada em guerras e conflitos.

Ao longo de sua vida, Nobel acumulou uma grande fortuna com suas invenções e negócios. No entanto, após a morte de seu irmão Ludvig em 1888, um jornal francês publicou, por engano, um obituário de Alfred Nobel com o título “O Mercador da Morte Morre”, fazendo referência às suas invenções destrutivas usadas em guerras e na fabricação de armas. Esse episódio abalou Nobel e o fez refletir sobre seu legado e como ele seria lembrado após sua morte.

Consequentemente, em seu testamento, assinado em 27 de novembro de 1895, Nobel deixou a maioria de sua fortuna para criar cinco prêmios em diferentes campos que fossem considerados de maior benefício para a humanidade.

Essas áreas incluíam Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Ele queria que seu legado fosse associado a conquistas nobres que promovessem o avanço da ciência, da cultura e da paz mundial.

A criação dos Prêmios Nobel foi uma maneira que Nobel encontrou para redimir sua imagem e deixar uma marca positiva no mundo. Desde então, os prêmios têm sido concedidos a indivíduos e organizações que realizaram trabalhos notáveis e que tiveram um impacto significativo em suas respectivas áreas, contribuindo para o bem-estar da humanidade e o progresso da sociedade.

Veja mais de cada uma das categorias do Prêmio Nobel

As categorias já foram citadas, mas vamos explicar melhor cada uma delas:

  1. Física: Concedido a indivíduos que fizeram contribuições notáveis no campo da física e avançaram nossa compreensão da natureza e do universo.

  2. Química: Premia aqueles que realizaram pesquisas importantes na área da química, avançando o conhecimento sobre as propriedades e reações da matéria.

  3. Medicina ou Fisiologia: Reconhece pesquisas e descobertas que tiveram um impacto significativo no campo da medicina, melhorando a compreensão e o tratamento de doenças.

  4. Literatura: Concede o prêmio a escritores, poetas e autores que produziram trabalhos notáveis de literatura em qualquer gênero.

  5. Paz: Premia esforços e realizações notáveis em prol da paz mundial, resolução de conflitos e promoção dos direitos humanos.

  6. Ciências Econômicas (Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel): Reconhece pesquisas e contribuições significativas no campo da economia que tenham um impacto positivo na sociedade.

Vale ressaltar que o Prêmio Nobel da Paz é o único concedido fora da Suécia, em Oslo, Noruega, de acordo com a vontade de Alfred Nobel. Os demais prêmios são entregues em Estocolmo, na Suécia.

Como são definidos os vencedores de cada categoria?

A seleção dos vencedores de cada categoria do Prêmio Nobel é realizada por comitês especializados, chamados de Comitês Nobel, para cada uma das áreas em que o prêmio é concedido. Os procedimentos e critérios de seleção podem variar um pouco entre as categorias, mas, em geral, o processo é composto pelas seguintes etapas:

  1. Nomeações: Qualquer pessoa qualificada, como acadêmicos, cientistas, ex-laureados do Nobel, membros de instituições relevantes e outras personalidades com expertise nas áreas pertinentes, pode fazer indicações formais para o Prêmio Nobel. As nomeações devem ser feitas até o prazo final estipulado.

  2. Avaliação: Os comitês Nobel para cada categoria são compostos por especialistas renomados e altamente qualificados nas respectivas áreas. Esses comitês são responsáveis por revisar as nomeações e avaliar o trabalho e as contribuições dos indicados.

  3. Deliberação: Os comitês analisam as indicações e revisam os méritos dos candidatos, levando em consideração o impacto e a importância das contribuições para a área específica.

  4. Seleção dos laureados: Após um processo de avaliação detalhado, os comitês votam para escolher os laureados em cada categoria. A escolha final é mantida em sigilo absoluto até o anúncio oficial.

  5. Anúncio dos vencedores: A Academia Sueca, responsável pelo Prêmio Nobel de Literatura, anuncia os laureados em outubro. As demais categorias são anunciadas por outras instituições: o Instituto Karolinska anuncia o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia, a Real Academia Sueca de Ciências anuncia os Prêmios Nobel de Física e Química, o Comitê Nobel Norueguês anuncia o Prêmio Nobel da Paz e a Academia Real de Ciências da Suécia anuncia o Prêmio Nobel de Economia.

É importante ressaltar que os critérios para a seleção dos vencedores variam de acordo com cada categoria do prêmio. No geral, os laureados são reconhecidos por suas contribuições notáveis que tenham beneficiado a humanidade, avançado o conhecimento em suas áreas de atuação ou promovido a paz mundial.

O sigilo das deliberações é mantido até o anúncio oficial para garantir a imparcialidade e evitar influências externas durante o processo de seleção.

Conheça alguns dos principais vencedores do Nobel

Abaixo estão alguns dos principais vencedores do Prêmio Nobel, incluindo algumas curiosidades e brasileiros laureados:

Marie Curie

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

Venceu o Prêmio Nobel de Física em 1903, compartilhado com seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel, pelas pesquisas sobre radioatividade. Em 1911, ela recebeu o Prêmio Nobel de Química por suas descobertas de rádio e polônio, tornando-se a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em diferentes disciplinas.

Leia mais:
+ Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações

Albert Einstein

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 por sua explicação do efeito fotoelétrico, que lançou as bases da mecânica quântica. Curiosamente, suas teorias revolucionárias, como a Teoria da Relatividade, não receberam o Nobel.

Ernest Rutherford

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

Físico e químico neozelandês, ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1908 por seus trabalhos sobre desintegração radioativa e a natureza dos átomos. Foi considerado o “pai” da física nuclear.

Martin Luther King Jr.

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

Líder dos direitos civis nos EUA, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1964 por sua luta não violenta contra a segregação racial e pela igualdade de direitos.

Malala Yousafzai

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

A ativista paquistanesa, defensora da educação das meninas, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014, aos 17 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber um Nobel.

Marie Skłodowska-Curie (outra referência a Marie Curie)

Sua filha, Irène Joliot-Curie, junto com seu marido, Frédéric Joliot, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1935 por suas descobertas em química nuclear e a síntese de novos elementos radioativos.

William Henry Bragg e William Lawrence Bragg

Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

Pai e filho, ambos ganharam o Prêmio Nobel de Física em 1915 pela pesquisa sobre difração de raios-x e sua aplicação ao estudo de cristais.

Algum brasileiro já venceu o prêmio Nobel?

Infelizmente, não. Até o momento, nenhum brasileiro recebeu um prêmio Nobel. No entanto, alguns já concorreram na premiação.

Diversos brasileiros já foram indicados e concorreram ao Prêmio Nobel em diferentes categorias ao longo dos anos. O Brasil possui cientistas, escritores, pesquisadores e ativistas de destaque em várias áreas, e muitos deles foram indicados ao prêmio devido ao seu trabalho notável e contribuições para a humanidade.

Algumas áreas em que brasileiros foram indicados incluem ciências, literatura e paz.

Veja a lista de brasileiros que já foram indicados na premiação:

Alguns brasileiros notáveis que foram indicados ao Prêmio Nobel incluem:

  1. César Lattes (1924-2005): Físico brasileiro que teve um papel importante na descoberta do méson pi e na pesquisa em física de partículas. Sua indicação foi relacionada à sua contribuição para a física experimental.

  2. Lygia Fagundes Telles (1918-2022): Lygia Fagundes começou sua carreira literária nos anos 1940 e rapidamente ganhou destaque por sua narrativa poética, profunda e muitas vezes psicológica.

    Sua escrita habilidosa e sensível lhe rendeu vários prêmios literários ao longo de sua carreira. Entre suas obras mais conhecidas estão os livros “Ciranda de Pedra”, “As Meninas”, “Antes do Baile Verde”, “Seminário dos Ratos”, entre outros.

    Em 2016, Lygia Fagundes Telles foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura em reconhecimento à sua carreira literária brilhante e sua contribuição significativa para a literatura brasileira e mundial.


  3. Chico Xavier (1948-2003): Chico Xavier foi um médium e escritor brasileiro, nascido em 2 de abril de 1910 e falecido em 30 de junho de 2002. Ele é uma das figuras mais emblemáticas e respeitadas do espiritismo no Brasil e no mundo.

    O médium afirmava psicografar mensagens e livros de espíritos desencarnados, e suas obras abordam temas como espiritualidade, amor, caridade e evolução espiritual.

    Durante sua vida, Chico Xavier escreveu centenas de livros mediúnicos e suas mensagens de consolo e esperança tocaram milhões de pessoas ao redor do mundo. Sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável ao serviço aos outros e ao bem-estar das pessoas.

Veja também:
+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme
+ 10 profissões curiosas e que você ainda não conhecia

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.