Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

EJA: o que é, como funciona e quem pode participar

29 de dezembro de 2021
Formando do EJA - Mundo Vestibular
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

Você sabia que mais da metade (52,6%) dos brasileiros com mais de 25 anos não concluíram o Ensino Médio? Ampliando um pouco a lupa neste dado, pouco mais de um terço não concluiu sequer o Ensino Fundamental, enquanto 6,9% não possui instrução escolar alguma.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Os dados revelados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) são um triste retrato da evasão escolar que permeou nossa história durante o século XX.

A realidade social, a falta de escolas e professores, as crises econômicas sucessivas, políticas públicas ausentes e a desigualdade social obrigaram muita gente a sair da escola mais cedo do que deveria e sem o diploma na mão.

A evasão escolar sempre acaba se refletindo mais tarde na baixa qualificação de mão de obra e problemas cotidianos que surgem com o analfabetismo ou falta de conhecimento sobre questões básicas envolvendo saúde, história, matemática, entre outros.

Mas é possível contornar essa situação, independentemente da idade. Há muitas décadas, desde os projetos de Paulo Freire, até a adoção do “Mobral”, e depois, com a consolidação institucional do EJA, o Brasil vem tentando resolver esse problema de forma mais eficaz.

Vamos juntos conhecer melhor o EJA?

O que é o EJA?

EJA é a sigla para Educação (ou Ensino) para Jovens e Adultos. O EJA é uma modalidade de ensino dedicada a pessoas que não concluíram os estudos do Ensino Fundamental e Médio no tempo escolar indicado.

Ao participar e concluir as disciplinas do EJA, o aluno poderá obter um certificado de conclusão do Ensino Básico. O diploma em mãos abre portas para vagas de emprego e ingresso no ensino superior.

Atualmente, diversas classes do EJA são integradas a uma educação profissionalizante. Essa medida é importante pois ajuda os estudantes a terminar os estudos com uma qualificação extra para inserção no mercado de trabalho.

A maioria das aulas do EJA são oferecidas durante a noite, para facilitar o acesso das pessoas que trabalham durante o dia.

Veja também:
+ Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos


EJA e supletivo são a mesma coisa?

Sim, o EJA e o Supletivo são o mesmo curso. Supletivo é um dos vários nomes populares para cursos voltados a ajudar adultos a completar os estudos do ensino básico.

Como funciona o EJA?

O EJA oferece a opção de cursar tanto de forma presencial quanto a distância. Na modalidade presencial, o funcionamento é semelhante ao modelo tradicional das escolas, onde os estudantes devem comparecer diariamente às aulas, com uma carga horária de quatro horas por dia.

Quem pode fazer o EJA?

Para ingressar no EJA, o aluno precisa ter uma idade superior a dos alunos que estão concluindo essa fase de estudos normalmente. 

Para o EJA Ensino Fundamental, por exemplo, a idade é de pelo menos 15 anos completos. 

Já para o EJA Ensino Médio, será necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

Não existe idade máxima para participar do EJA. É comum ver salas com pessoas de todas as idades: jovens, adultos e idosos!

Quais são as modalidades de ensino do EJA?

O EJA é dividido em módulos que correspondem aos anos de Ensino Fundamental e Médio das escolas regulares.

  • Caso o aluno não saiba ler e não tenha iniciado os estudos quando criança, pode ser feito o encaminhamento para programas de alfabetização de adultos que integrem o conteúdo programático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Este período de aprendizagem dura em torno de 2 anos.

  • O EJA Ensino Fundamental (Anos Finais) possui uma duração de, em média, dois anos e meio. O conteúdo ensinado é o referente ao aprendizado do 6º ao 9º ano nas escolas regulares.

  • Por fim, é oferecido o EJA Ensino Médio, com duração média entre um ano e meio a dois anos. 

O tempo de duração e as modalidades oferecidas podem mudar de cidade para cidade. Na Secretaria de Educação do seu município você pode consultar todas as informações e como realizar a matrícula.

O EJA é pago?

O EJA, quando oferecido por escolas públicas ou ações do Governo, deve ser gratuito, por ser uma política pública do Estado Brasileiro prevista no primeiro parágrafo do artigo 37 da Lei Federal 9.394/96.

Entretanto, caso seja oferecido por alguma outra instituição particular ou semelhante, não é vedada a cobrança de mensalidade.

O EJA é reconhecido pelo MEC?

O EJA está previsto na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Brasileira, portanto é uma política pública de ensino devidamente aceita pelo Ministério da Educação (MEC). 

No entanto, quem credencia escolas de ensino regular para funcionamento é o Conselho Estadual de Educação e as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Cabe a estes órgãos validar os serviços oferecidos pelas escolas.

O EJA oferecido nas escolas públicas é sempre regularizado e conta com o conteúdo programático necessário para você obter o certificado de conclusão dos estudos.

Onde posso fazer o EJA?

Os locais onde o EJA é disponibilizado mudam de cidade para cidade. Você pode consultar na escola mais próxima da sua casa ou na Prefeitura a lista com as escolas que contemplam a modalidade de estudos que você deseja e os horários.

Para melhor funcionamento, o EJA possui um período de abertura de inscrições, assim como qualquer escola, para que as classes possam ser organizadas e os professores contratados.

Qual a diferença entre o EJA e o Encceja?

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos) é uma prova gratuita organizada pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

Não é preciso cursar o EJA para realizar o Encceja. É uma opção para quem estuda sozinho com programas como Telecurso ou outras formas de aprendizado.

Leia também:
+ Confira todas as informações sobre a prova do Encceja


Existe EJA na modalidade EAD?

O Ministério da Educação autoriza a Educação para Jovens e Adultos no formato EaD (ensino à distância) somente para os cursos referentes ao Ensino Fundamental – Anos Finais e para o Ensino Médio.

O EJA EaD deve obedecer às mesmas regras do formato presencial, com professores qualificados e conteúdo adequado. Para os cursos do Ensino Médio, a carga horária EaD deverá ser de no máximo 80% do total.

Durante a pandemia, a oferta de ensino à distância aumentou bastante, mas ainda é rara para a Educação de Jovens e Adultos, devido às dificuldades destes alunos em lidar com as tecnologias ou pela falta de acesso à internet.

Posso entrar na faculdade após concluir o EJA?

Se você concluir seus estudos do Ensino Médio com o EJA ou obter a nota suficiente pelo Encceja, poderá tranquilamente tentar uma vaga em qualquer faculdade do Brasil. A conclusão dos estudos básicos é a etapa primordial para dar esse passo rumo ao ensino superior.

Que tal conhecer algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC e estão presentes em várias cidades do Brasil, com mensalidades acessíveis, bolsas de estudo e cursos de todas as áreas no formato presencial e EaD?

A seguir temos uma lista com instituições de ensino com todas essas qualidades. Aproveite e explore o site de cada uma delas. Nunca é tarde para sonhar!

Leia também: Entenda o que cai na prova do Encceja e saiba como estudar 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.