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Notícias

Contagem regressiva para o Enem

29 de setembro
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Escrito porRedação

O vestibular chegou mais cedo neste ano – e está de cara nova. Em

cinco dias, mais de 4,5 milhões de estudantes deverão prestar o Exame

Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que, reformulada, passa a abrir

as portas de boa parte das universidades federais em 2010. No último

sábado, 11 mil estudantes lotaram o ginásio Gigantinho, em Porto

Alegre, para testarem-se com o Simulão Enem.

O simulado,

promovido por Zero Hora, com apoio do curso Unificado e da Universidade

Luterana do Brasil (Ulbra), apresentou 60 questões nos moldes do novo

Enem. O teste evidencia que, além de saber os conteúdos do Ensino

Médio, os candidatos precisarão de preparo físico para enfrentar os

testes e de olhos atentos ao que aprenderam fora da sala de aula.

Entre

os estudantes que participaram, alunos do último ano do Ensino Médio

eram maioria. Mas o interesse está ampliado: acadêmicos de instituições

privadas e quem já concluiu o colégio há muito tempo também se

empenharam para resolver os testes.

– Tentei duas vezes ingressar em uma universidade

pública. Agora é uma nova chance. Não podia perder o Simulão Enem –

disse Kellen Lemos, 19 anos, moradora de Alvorada.

A

expectativa de Kellen também levou a diarista Leonilda Michelotto, 50

anos, a acompanhar os filhos até o ginásio. O mais velho, de 24 anos,

cursa Engenharia Mecânica e não está conseguindo pagar as prestações da

faculdade, e a mais nova também precisa de uma vaga pública.

– Eles vão buscar as vagas onde elas estiverem. O Enem é uma saída – disse a mãe.

Criado

em 1998, o Enem ganhou mais conteúdos do Ensino Médio, passou de 63

para 180 questões, mais a redação, e irá valer como única forma de

ingresso ou nota parcial nas instituições federais que aderiram à

proposta do Ministério da Educação. No Estado, das seis federais,

quatro vão utilizar o exame para selecionar seus alunos. A prova também

pretende modificar o Ensino Médio, com uma nova orientação de ensino.

A interpretação e a capacidade de relacionar os conteúdos com o

cotidiano, cobradas no Enem, estão desafiando os professores, que agora

precisam encontrar novas formas de ensino – acredita Roselane Costella,

que coordenou as provas do Simulão Enem.

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