Fases da Lua: entenda quais são e como funcionam

A Lua é um corpo celeste que encanta e intriga a humanidade desde os tempos mais antigos de sua existência. Ela já foi associada a divindades e religiões e ainda desperta muita curiosidade, especialmente em relação às fases da lua e fenômenos como os eclipses. Mas você sabe o por que a lua muda de fases?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por que a lua muda de fase?
A Lua é um satélite natural do planeta Terra, que orbita ao seu redor. Ela não tem luz própria, mas é iluminada pelo Sol e reflete à Terra essa luminosidade. A lua tem duas faces, a que sempre está voltada para o sol, e por isso é iluminada, e a face escura, que não recebe incidência da luz solar.
À medida que a lua gira em torno da Terra, parte de sua superfície iluminada pelo sol fica visível do planeta. Conforme o quanto dessa parte iluminada fica visível, tem-se as fases lunares. Ou seja, as fases da lua dependem da posição relativa entre Lua, Terra e Sol.
Cada uma de suas quatro fases dura aproximadamente 29,5 dias. Esse período é chamado de lunação ou mês lunar.
Quais são as fases da lua?
A lua possui quatro fases principais, ou primárias, de acordo com a visibilidade de sua face iluminada:
- Lua Cheia
- Quarto Minguante
- Lua Nova
- Quarto Crescente
Entretanto, há ainda mais quatro fases intermediárias, que marcam o período de transição entre as fases primárias:
- Lua Crescente ou Crescente Côncava
- Crescente Gibosa
- Minguante Gibosa
- Lua Minguante
No vídeo a seguir, publicado pela Nasa, é possível observar como as fases lunares são vistas do Hemisfério Sul do planeta Terra:
Lua nova
Essa fase acontece quando a lua se encontra em conjunção com a Terra e o sol, ou seja, quando está posicionada entre os dois corpos celestes.
Por este motivo, a fase da lua que é iluminada pelo sol não fica visível da Terra, e portanto não se pode enxergar a lua com facilidade, pois apenas sua parte escura está voltada à Terra.
Lua crescente ou Crescente côncava
Essa fase da lua é caracterizada por sua parte iluminada começar a ficar visível da Terra, após a Lua Nova. Como a visibilidade vai aumentando ao longo do período, diz-se que a lua cresce, e por isso a fase recebe o nome de Crescente. A porção visível da lua varia entre 3% e 39%
Quarto crescente
A fase Quarto Crescente acontece quando a posição entre Lua, Terra e Sol forma um ângulo de 90°. Com essa posição, é possível visualizar a metade da face da lua iluminada pelo sol. Essa porção visível varia entre 40% e 59%.
Crescente gibosa
Nesta fase, a lua está em transição para a sua fase Cheia, na qual será possível enxergar toda a face iluminada. Portanto, essa fase é caracterizada pela visibilidade quase completa da lua, o que varia entre 60% e 96%.
Lua cheia
A fase da Lua Cheia é o momento em que toda a superfície iluminada da Lua pode ser vista da Terra. Nesta fase, Lua, Sol e Terra estão alinhados, semelhante à fase da Lua Nova, contudo, é a Terra que está entre o Sol e a Lua. Esse alinhamento, assim como acontece na Lua Nova, aumenta a força gravitacional exercida sob a Terra, e por isso são períodos de marés altas.
Durante a Lua cheia, o satélite surge no horizonte leste ao mesmo tempo que o pôr do sol. A parte iluminada da lua pode ser vista entre 97% e 100%. Quando essa fase ocorre durante o perigeu da lua, ou seja, quando o ponto da órbita lunar está mais próximo da superfície terrestre, a Lua cheia pode ser 14% maior e até 30% mais brilhante. Esse fenômeno é chamado de Superlua.
Minguante gibosa
Após a fase da Lua cheia, a parte visível da superfície da lua iluminada pelo sol começa a diminuir gradualmente. No primeiro momento, a porção visível ainda é maior que a porção não visível, e por isso essa fase é chamada de Minguante gibosa ou convexa. A parte visível da lua corresponde entre 96% e 60%.
Quarto minguante
Assim como a fase Quarto crescente, Lua, Terra e Sol formam um ângulo de 90°. Desse modo, metade da face iluminada da lua pode ser vista da Terra, o que varia entre 59% e 40%.
Lua minguante ou Minguante côncava
Também conhecida como Minguante côncava, a Lua minguante é a última fase lunar em que é possível visualizar a superfície iluminada da lua. Contudo, em uma porção bem pequena, que varia entre 39% e 3%. Essa é uma fase de transição de volta à Lua nova.
O que é eclipse lunar?
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a lua é ocultada de forma total ou parcial pela sombra da Terra. Normalmente, esse fenômeno pode ser observado a olho nu.
Causas do eclipse lunar
O eclipse lunar, seja ele parcial ou total, ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra estão alinhados, com a Terra entre os outros dois corpos celestes. Ou seja, ocorre durante a fase da Lua cheia.
Neste momento, a Terra, que também é iluminada pelo sol, projeta a sua sombra sobre a lua cheia, impedindo de forma total ou parcial que o satélite seja iluminado pelo sol.
Tipos de eclipse lunar
Existem três tipos de eclipse lunar, que ocorrem conforme a posição e alinhamento entre sol, lua e Terra. São eles:
- Eclipse lunar total: este eclipse ocorre quando toda a sombra da Terra é projetada na lua, ocultando totalmente o satélite da iluminação solar e, portanto, sua visualização. Neste caso, a lua está posicionada inteiramente na região chamada umbra (sombra).
- Eclipse lunar parcial: apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra da Terra, enquanto outra parte permanece iluminada pelo sol. Esse eclipse corre quando o alinhamento entre Sol, Lua e Terra não se dá de forma perfeita, devido a fatores como inclinação.
- Eclipse lunar penumbral: neste tipo de eclipse, a lua se encontra na região da penumbra, ou seja, tem a sombra terrestre projetada em si, mas recebe iluminação indireta do sol. Portanto, a sombra que a Terra incide na superfície lunar é mais sutil.
Profissões que estudam as fases da Lua
Para quem se interessa em estudar a Lua e fenômenos como as fases lunares e eclipses, sua influência no planeta Terra e na sociedade, e também os assuntos relacionados ao espaço e corpos celestes, há algumas profissões que são indicadas:
- Astronomia
- Física
- Astrofísica
- Engenharia Aeroespacial
- Engenharia Física
- Engenharia de Telecomunicações
- Geologia
- Geografia
- Meteorologia
- Antropologia
Onde estudar?
Caso tenha se interessado por alguns dos cursos acima, confira uma lista de universidades aprovadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que além de oferecerem essas graduações, contam com facilidades como bolsas de estudos:
E aí, o que você achou de conhecer mais sobre as fases da lua? É o tipo de assunto que chama a sua atenção? Comente aqui com a gente!
Leia mais:


Ciclo da água: o que é, etapas, importância e alterações

Teia Alimentar: o que é, como funciona, tipos relações tróficas

Citologia: o que é, tipos de células, estrutura e funções

Tipos de Células: quais são, classificações e funções

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: tudo sobre a prova

Ciclo de Krebs: o que é, características, funções e etapas!

O que é hemoglobina? Conheça os tipos, funções e estrutura!

Osmose: o que é, como funciona, mecanismo e exemplos
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.