FACULDADE PARA AS PASSARELAS
A Universidade Gama Filho, no Rio, recebe inscrições até sexta-feira para a primeira turma do curso superior de Modelo Publicitário e de Moda, lançado no início do ano.
A graduação pretende formar modelos, caça talentos, bookers, produtores e
outros profissionais da área. A faculdade, idealizada por Sergio Mattos, dono da agência carioca 40 Graus Models, e Melissa Fernandes, quer “levar cultura e qualificação ao mercado da moda e acabar com o estereótipo de que modelos são mal informados”.
Responsável por lançar nomes como Gisele Bündchen, Ana Beatriz Barros, Daniella Sarahyba, Raica e Cauã Reymond, Sergio Mattos criou um currículo que passa por áreas como direito, marketing, nutrição, psicologia, línguas, história da arte, da comunicação e prevê oficinas práticas e estágios a partir do terceiro período.
O projeto, que divide opiniões de educadores e personalidades do mundo fashion, não obteve número suficiente de alunos, em fevereiro, para a universidade iniciar a graduação.
– Acreditamos na primeira turma presencial ainda este ano, com um mínimo de 36 alunos. O curso é um bacharelado, com três anos de duração. Há estágios obrigatórios a partir do terceiro período, que serão oferecidos pela universidade em produtoras de moda, estúdios de estilistas, fotógrafos e agências de modelos, direcionando o aluno para a área de seu interesse – diz Melissa Fernandes, ex-modelo e coordenadora da graduação.
A jornalista e consultora de moda da TV Globo, Regina Martelli, considerou boa a iniciativa, uma vez que a maioria das lições para se tornar um bom profissional de moda ainda se aprende na base do “erro e do acerto”. Para ela, a faculdade ajudaria a encurtar e aprimorar este aprendizado por meio de um conhecimento técnico.
– O curso também vai dar mais liberdade para que os modelos cuidem da imagem e da carreira sem deixar tudo na mão de empresários e pessoas da família, o que normalmente ocorre, principalmente quando os modelos vêm do interior do país – diz Martelli.
Para a consultora de moda Regina Guerreiro, os modelos não têm tempo para estudar. Ela foi uma das profissionais que desaprovou o curso na ocasião do lançamento do primeiro vestibular.
No meio acadêmico, a professora da disciplina educação brasileira, Wally Chan Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), argumentou que somente o mercado pode dizer se os cursos de graduação são ou não positivos:
– Se os profissionais forem bons e absorvidos pelo mercado é um sinal de que o curso está funcionando. O importante não é o tipo de faculdade, mas a qualidade do ensino.
O vestibular |
Inscrições: até sexta-feira |
Onde: www.ugf.br |
Taxa: R$ 30 |
Prova: 27 de julho, às 9h, na unidade Unidade Piedade, Rua Maloel Vitorino, 553, Piedade, Rio de Janeiro |
Mais informações: (21) 2599-7100 |
Como é o currículo |
1º semestre |
Teoria e prática da comunicação, inglês, espanhol, moda, indivíduo e consumo, historicidade e diferença cultural, leitura e produção de texto, psicologia social, corpo e moda, saúde, corpo e forma e oficina 1 (expressão corporal) |
2º semestre |
Leitura e produção de texto, inglês, espanhol, estética e imagem, fundamentos e conceitos de marketing, saúde e nutrição, representações sociais e construção de identidade, moda e cultura e oficina 2 (passarela e desfiles de moda) |
3º semestre |
Inglês, espanhol, gestão empresarial, marketing pessoal e de relacionamento, produção de moda para modelos, saúde, estilo de vida e subjetividade, oficina 3 (vídeo e TV- Publicidade) e estágio I |
4º semestre |
Comunicação oral, inglês, espanhol, empreendedorismo e negócios, saúde e nutrição, história da moda, oficina 4 (fotografia publicitária e de moda) e estágio II |
5º semestre |
Seminários Integrados I, inglês, gestão de carreira, projeto, marketing de moda, direito em negócios de moda, oficina 5 (maquiagem profissional e de apresentação) e estágio III |
6º semestre |
Inglês, seminários integrados, material e direcionamento de carreira, etiqueta social, moda contemporânea, estágio 4 e trabalho de conclusão de curso (TCC) |
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