Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características

9 de novembro de 2023
A imagem com um fundo rosa apresenta um ícone do personagem que representa a personalidade INFJ, a personalidade Apoiador, e o texto com essa exata descrição está em um quadro verde.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Hoje é dia de conhecermos mais uma das personalidades listadas pelo estudo de tipos de personalidade de Myers-Briggs, o MBTI. Venha conferir tudo sobre os apoiadores, amigáveis, justos e leais INFJs.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Dentro da categoria dos Diplomatas, os Apoiadores são considerados uma personalidade rara. São muito idealistas, firmes em seu propósito e fieis tanto a suas metas quanto aos seus companheiros. Eles estão além de bens ou conquista de coisas materiais. O sonho de um Apoiador, é se sentir realizado.

Venha saber tudo sobre os INFJs e conferir algumas personalidades que são consideradas apoiadores tanto da vida real, quanto personagens fictícios.

Confira também:
+ ENTJ – Personalidade “Comandante”: conheça as características


+ INFP – Personalidade Mediador


O que é MBTI, para começar?

Como sempre fazemos nos materiais sobre as personalidades, é hora de revermos o que significa a sigla MBTI, ou a identificação de tipo de personalidade estipulada por Myers-Briggs.

MBTI é a sigla para Myers-Briggs Type Indicator, que em português pode ser traduzido como Indicador de Tipo de Personalidade de Myers-Briggs. É um instrumento psicométrico desenvolvido pela mãe e filha, Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers, com base na teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung.

O MBTI é usado para identificar e descrever as preferências psicológicas das pessoas em relação a quatro pares de opostos.

As quatro dimensões dos tipos psicológicos em que o MBTI se baseia, são:

  • Extroversão (E) / Introversão (I);
  • Sensação (S) / Intuição (N);
  • Pensamento (T) / Sentimento (F) e
  • Julgamento (J) / Percepção (P).

Costuma-se utilizar o MBTI de uma pessoa para identificar melhores aptidões em cargos, posições em equipes, compreender preferências e pontos de melhoria, além de entender quais os assuntos em que tem mais facilidade, etc.

Saiba mais:
+ Tipos de personalidade: quais são e como identificar a sua


E a personalidade INFJ?

Dentro do MBTI, o INFJ é um dos 16 tipos de personalidade dentro do estudo. No caso, ele e é composto pelas seguintes preferências: Introversão (I), Intuição (N), Sentimento (F) e Julgamento (J).

  1. Introvertido (I): Os INFJs tendem a ser introvertidos, o que significa que eles obtêm energia e se sentem mais confortáveis em seu mundo interior. Eles geralmente preferem interações sociais mais íntimas e podem se sentir drenados por situações sociais extrovertidas demais.
  2. Intuitivo (N): Os INFJs têm uma inclinação natural para a intuição, o que significa que eles são mais propensos a focar em ideias abstratas e possibilidades futuras do que em detalhes concretos do presente. Eles são imaginativos e criativos.
  3. Sentimento (F): Os INFJs usam principalmente a função de julgamento baseada em sentimentos. Eles são orientados por seus valores pessoais e emoções ao tomar decisões e têm uma forte empatia pelos outros. Eles valorizam profundamente a autenticidade e a harmonia nas relações.
  4. Julgamento (J): Os INFJs têm uma preferência pelo julgamento, o que significa que eles preferem um estilo de vida organizado e estruturado. Eles são decisivos, planejam com bastante antecedência e têm uma abordagem orientada para metas.


Principais características do INFJ:

Intuitivos e Reflexivos: Os INFJs costumam confiar em sua intuição e visão interna sobre as coisas. Eles são capazes de ver além do óbvio e captar padrões e significados subjacentes.

Empáticos: Possuem uma profunda capacidade de compreender e sintonizar-se com os sentimentos e emoções dos outros.

Idealistas: São frequentemente motivados por valores elevados e desejam fazer do mundo um lugar melhor.

Reservados: Embora sejam sociais e possam se conectar profundamente com os outros, eles também valorizam o tempo sozinhos para refletir.

Decisivos: Usam seu sentimento e julgamento para formar opiniões claras e tomar decisões firmes.


Pontos fortes e fracos do INFJ:

Pontos Fortes:

  • Compreensivos: São excelentes ouvintes e podem fornecer insights e conselhos valiosos.
  • Dedicados: Estão comprometidos com suas causas e farão tudo o que puderem para atingir seus objetivos ideais.
  • Criativos: São capazes de ver conexões entre aparentemente coisas não relacionadas, o que lhes dá uma perspectiva única.

Pontos Fracos:

  • Sensíveis: Podem ser facilmente magoados ou mal-entendidos, especialmente se seus valores forem desafiados.
  • Perfeccionistas: Isso pode levá-los a se sobrecarregar ou ficar frustrados se as coisas não saírem como planejado.
  • Tendência ao Isolamento: Podem se afastar dos outros quando se sentem sobrecarregados ou incompreendidos.

Personalidades consideradas INFJ

Veja abaixo algumas personalidades, tanto reais, quanto fictícias, que são consideradas INFJ:

Personalidades Reais:

Mahatma Gandhi

Na imagem em preto e branco, temos a figura de Mahatma Gandhi

Gandhi é frequentemente citado como INFJ devido à sua visão profunda e a forma como ele seguiu seus ideais internos com grande determinação. Ele liderou uma mudança social e política através da não-violência e da desobediência civil, alinhado com a compaixão e o altruísmo característicos dos INFJs.

Carl Jung (psicanalista que, curiosamente, influenciou a criação do MBTI)

Na imagem em preto e branco, temos a figura de Carl Jung

Carl Jung, cujas teorias ajudaram a fundamentar o MBTI, era conhecido por sua profunda introspecção e compreensão da psique humana. Sua abordagem intuitiva e foco no desenvolvimento pessoal e na busca do autoconhecimento são traços distintivos do INFJ.

Florence Nightingale

Na imagem em preto e branco, temos a figura de Florence Nightingale

Como fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale dedicou sua vida a ajudar os outros, mostrando a tendência dos INFJs para o altruísmo. Sua abordagem inovadora e sua persistência em melhorar as condições sanitárias nos hospitais também refletem o idealismo e o compromisso dos INFJs com a reforma social.

Personalidades Fictícias:

Galadriel de “O Senhor dos Anéis”

Na imagem, vemos a personagem Galadriel, uma importante figura na história de Senhor dos Anéis. Ela é interpretada pela atriz Cate Blanchett.

Galadriel é vista como uma INFJ porque ela possui uma presença tranquila, mas poderosa, e oferece sabedoria e orientação. Ela tem uma compreensão intuitiva do presente e do futuro, uma característica do aspecto intuitivo do INFJ.

Luke Skywalker de “Star Wars”

A imagem mostra o personagem do autor e diretor George Lucas, Luke Skywalker, da saga de filmes Star Wars, segurando um sabre de luz azul e usando sua famosa roupa branca de jedi. Ele é interpretado pelo ator Mark Hamill

Luke tem muitas qualidades de um INFJ, incluindo sua disposição introspectiva, seu desejo de acreditar no bem dentro das pessoas (como seu pai, Darth Vader) e sua jornada para entender melhor sua própria identidade e propósito, o que é uma jornada tipicamente INFJ.

Jon Snow de “Game of Thrones”

A imagem apresenta o personagem Jon Snow, do seriado da HBO, Game of Thrones, baseado no livro de George Martin. Ele é interpretado pelo ator Kit Harington.

Jon Snow exibe o altruísmo e o idealismo dos INFJs. Ele é movido por um forte senso de dever e justiça, e embora muitas vezes seja reservado, ele possui uma profunda empatia pelos outros e uma forte vontade de proteger e cuidar daqueles que não podem se defender.

Confira também:
+ ISFJ – Personalidade “Defensor”: veja tudo sobre
+ ESFJ – Personalidade “Cônsul”: Descubra tudo sobre!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.