Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado

31 de agosto de 2023
Quem foi Santos Dumont? - Vida, criação e legado
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Em nossa mais recente edição da série “Quem foi?”, vamos falar sobre um nome que comemora em 2023, nada menos do que 150 anos. Estamos falando dele, o Pai da Aviação e nomeado inventor, Santos Dumont. O brasileiro que idealizou o modelo da primeira aeronave mais pesada que o ar a conseguir decolar por conta própria.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Venha conhecer mais sobre a vida e o trabalho do homem que projetou e construiu tantas invenções, e em especial, se dedicou ao projeto aeronáutico que o tornou famoso, mas também o manteve em muitas dúvidas quanto ao sue papel. Apertem os cintos, vamos decolar.

Veja também:
+ Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência
+ Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura



Breve Biografia

Alberto Santos Dumont foi um inventor, aeronauta e pioneiro da aviação nascido em 20 de julho de 1873 em Palmira (atual Santos Dumont), Minas Gerais, Brasil. Desde jovem, ele demonstrou interesse por máquinas e mecânica.

Aos 18 anos, mudou-se para Paris para estudar engenharia e logo começou a experimentar com balões e dirigíveis.

Desenvolvimento de Dirigíveis

Santos Dumont ficou fascinado com a ideia de dirigíveis mais leves que o ar, que poderiam ser controlados e manobrados. Ele construiu uma série de dirigíveis experimentais, cada vez mais aprimorados, como o dirigível n.º 6, também chamado de “14-Bis”.

Seu voo bem-sucedido com o 14-Bis, em 1901, onde conseguiu realizar um voo público controlado, marcou um marco na história da aviação.

Conquistas Aeronáuticas

Em 1903, Santos Dumont ganhou o Prêmio Deutsch de la Meurthe ao completar um circuito ao redor da Torre Eiffel a bordo do dirigível n.º 9, mostrando a capacidade de controle e manobrabilidade de sua aeronave.

Ele também se envolveu em competições de aviação, como o Prêmio Archdeacon de 1906, onde voou o 14-Bis por 220 metros, ganhando reconhecimento internacional.

Confira também:
+ Quanto ganha um Piloto de Avião? Confira os valores!


Últimos Anos

Apesar de suas conquistas, Santos Dumont enfrentou desafios pessoais e profissionais, incluindo a controvérsia sobre quem realmente tinha realizado o primeiro voo controlado de um avião mais pesado que o ar.

Ele também testemunhou a aplicação militar da aviação, o que o levou a questionar o uso de suas invenções para fins bélicos.

Santos Dumont começou a sofrer de esclerose múltipla, uma doença degenerativa, e ficou progressivamente mais recluso. Além disso, desenvolveu uma depressão profunda. Em 1932, desiludido com os rumos da aviação, ele cometeu suicídio no banheiro do Grand Hôtel de La Plage em Guarujá, São Paulo, onde morava.


Criação e Alcunha como Pai da Aviação

Santos Dumont se destacou por suas contribuições significativas para o desenvolvimento da aviação. Ele construiu uma série de dirigíveis (aeronaves mais leves que o ar) e realizou voos públicos impressionantes na França no final do século XIX.

Seu voo mais notável ocorreu em 1901, quando ele voou o dirigível n.º 6, conhecido como “14-Bis”, por cerca de 60 metros a uma altura de 6 metros, estabelecendo o recorde reconhecido do primeiro voo público controlado de um avião mais pesado que o ar.

Devido a essas conquistas, Santos Dumont ganhou reconhecimento internacional como um pioneiro da aviação, recebendo a alcunha de “Pai da Aviação”. É importante observar que houve outros contemporâneos, como os irmãos Wright, que também fizeram contribuições significativas para a aviação nessa mesma época.

Legado

O legado de Santos Dumont é notável e duradouro. Ele não apenas demonstrou a viabilidade de voos controlados e motorizados, mas também enfatizou a importância de aeronaves serem capazes de decolar, voar e pousar autonomamente, sem a necessidade de catapultas ou trilhos, como era comum na época. Seus sucessos influenciaram o desenvolvimento da aviação em todo o mundo.

Além de suas contribuições técnicas, Santos Dumont também defendia a paz e a cooperação internacional, desafiando a ideia de que a aviação deveria ser usada para fins bélicos. Sua postura pacifista e humanista deixou uma marca duradoura na comunidade aeronáutica e inspirou gerações de inventores e aviadores.

Santos Dumont é celebrado como um herói nacional e um símbolo do progresso tecnológico. O 14-Bis, por exemplo, é frequentemente visto como um ícone da engenhosidade humana e do desejo de superar desafios aparentemente insuperáveis.

Alberto Santos Dumont é lembrado como um visionário que ajudou a pavimentar o caminho para a aviação moderna e cujo legado continua a inspirar aqueles que buscam desbravar novos horizontes tecnológicos e explorar os céus.

Leia também:
+ Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações
+ Quem foi Vladimir Herzog?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.