Saiba se pode usar nota do ENEM de anos anteriores no Sisu

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado por milhões de estudantes e é a principal porta de entrada para universidades públicas no Brasil.
Muitos candidatos já fizeram a prova mais de uma vez, seja na condição de treineiro, seja porque decidiu mudar de curso ou porque a nota não foi suficiente para passar no curso desejado.

E é claro que a nota do candidato varia a cada ano, por isso é comum que os estudantes queiram usar o melhor desempenho para aumentar as chances de ingressar na universidade.
A nota do Enem pode ser utilizada em programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni) e também como ingresso direto nas universidades, e cada um desses processos possui suas regras.
O Sisu é o programa em que os estudantes podem usar a nota para ingressar em uma universidade pública, logo atrai milhares de estudantes.
Continue a leitura para saber se é possível usar a nota das edições anteriores no Sisu e também em outros programas do governo.
Nota do Enem no Sisu
Com o Sisu é possível ingressar em universidades públicas em todo o país. O programa abre as inscrições duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Porém, só aceita a nota do Enem mais recente.
Então se você quer concorrer a uma vaga no Sisu 2024, você só poderá usar a nota do Enem 2023.
Quem pode se inscrever no Sisu
Além de ter feito a versão mais recente, o candidato precisa cumprir outros requisitos para participar da prova, como:
- ter nota superior a zero na prova de redação;
- não ter feito o Enem como treineiro, ou seja, o candidato precisa ter concluído o ensino médio para concorrer a uma vaga.
O Sisu não exige nota mínima para realizar a inscrição, mas cada universidade tem autonomia para definir notas mínimas em seus cursos.
Veja também:
+ Como usar a nota do Enem no Sisu? Veja o passo a passo!
Nota do Enem no Fies
Como o próprio nome diz, o Fies é um programa de financiamento. Então o estudante só paga a graduação após formado, momento em que, para o governo, o aluno já consegue ingressar no mercado de trabalho e ter uma renda maior.

As inscrições para o programa ocorrem duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, e são realizadas exclusivamente pelo site oficial.
No caso do Fies a notícia é boa! É possível usar a nota do Enem de outras edições, então se você quer optar pelo financiamento e já fez a prova, pode se inscrever sem precisar fazer novamente o exame.
Quem pode participar do Fies
Para participar da seleção do Fies é necessário:
- ter realizado alguma edição do Enem a partir de 2010;
- ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação;
- possuir renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
O financiamento é oferecido em três modalidades e em um deles não há cobrança de juros.
Saiba mais: + Entenda como pagar o Fies depois da faculdade
Nota do Enem no Prouni
Com o Prouni é possível concorrer a bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%. O programa também abre as inscrições duas vezes no primeiro e segundo semestre, assim como o Sisu e o Fies.
No caso do Prouni regular, os estudantes só podem usar a nota da edição mais recente do Enem, mas para o Prouni remanescente é possível usar o resultado de 2010 em diante.

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas durante o período regular.
Quem pode participar do Prouni
As inscrições para o Prouni são destinadas a candidatos que se encaixam em um dos critérios:
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
- Ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; (a partir de julho de 2022 estudantes de escolas privadas poderão participar mesmo sem bolsa).
- Ter feito a última edição do Enem para inscrever no Prouni regular ou a partir de 2010 para o Prouni Remanescente;
- Ter atingido nota acima de 450 pontos e superior a zero na redação
Nota do Enem para ingresso direto
Com o ingresso direto pelo Enem você não precisa realizar nenhuma prova para entrar em um curso presencial ou a distância de uma faculdade particular e ainda condições especiais nas mensalidades.

O resultado do ingresso direto sai, muitas vezes, em menos de 24 horas, através de e-mail e ligação da instituição, marcando já a data da matrícula.
A maioria das faculdades que oferecem essa forma de ingresso oferecem bolsas de estudo e descontos para aqueles estudantes que obtiveram boas notas no Enem e também opções de financiamento sem burocracia.
Confira a lista com algumas instituições reconhecidas de MEC que utilizam a nota do Enem e ofertam bolsas de estudo:
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.


Sisu Medicina: confira quais as notas de corte

Quais faculdades participam do Sisu 2023?

Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?

Possíveis datas do Sisu 2023/2: veja o cronograma do site oficial

Sisu 2023: resultado da lista de espera é divulgado

Sisu 2023: resultados estão disponíveis para consulta

Sisu 2023: veja quais são os cursos mais buscados

Simulador Sisu: saiba se dá para entrar no Sisu com sua nota do Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.