Faculdade de Gastronomia: Duração do curso e onde estudar!
Faz algum tempo que o curso de Gastronomia caiu nas graças dos brasileiros e, até hoje, continua em alta.
A ideia de dominar o preparo de pratos quentes e frios, doces e bebidas têm levado milhares de alunos às salas de aula todos os anos! Não é à toa que mais de 30 mil pessoas já garantiram uma vaga em uma das tantas faculdades públicas e privadas que oferecem essa formação pelo Brasil.
O curso é encontrado em diferentes graus de formação, o que tem impacto direto no tempo de estudos.
Se você tem planos de fazer Gastronomia, a gente vai explicar essas diferenças e ainda trazer algumas opções bem interessantes de faculdades que vão garantir uma entrada no mercado com o pé direito.
Dê uma olhada a seguir.
Duração do curso de Gastronomia
O tempo necessário para se formar em Gastronomia vai depender do tipo de curso que você escolher.
Existem dois:
• Bacharelado: É um tipo de curso mais amplo, com duração mais longa, que ensina os alunos a cozinharem e, além disso, cuidarem da criação, gestão e divulgação de estabelecimentos comerciais na área.
• Tecnológico: É um curso de nível superior mais rápido e focado nas necessidades do mercado de trabalho. Ensina o aluno a dominar as principais técnicas de preparação de alimentos e também, de maneira mais simples, a gerir empreendimentos no setor.
Nos cursos de bacharelado o tempo de formação varia bastante. As faculdades oferecem carga horária que vai de 2.400 a quase 3.000 horas totais. Isso significa que o curso pode se estender por três anos e meio a quatro anos.
Já os tecnológicos, por serem mais enxutos, têm uma carga horária mínima de 1.800 horas. A graduação, nesse caso, pode ser concluída em dois anos.
A pergunta que muita gente já deve estar se fazendo é: será que dá para fazer um curso superior de Gastronomia em ainda menos tempo?
Vamos ver agora!
Tem como fazer o curso de Gastronomia em menos tempo?
Você sabia que dá para estudar Gastronomia a distância?
Sim, mesmo um curso tão mão-na-massa pode ser feito com a ajuda de um computador. Funciona mais ou menos assim: as matérias mais teóricas são feitas com a ajuda de um ambiente virtual de aprendizagem. Com ele o aluno estuda pela internet, de onde quiser, no horário mais conveniente, no seu próprio ritmo. Todos os conteúdos estão lá, a um clique de distância.
Mas ainda não dá para aprender técnicas sofisticadas de preparo de alimentos somente pelo computador. Por isso o aluno do curso de Gastronomia a distância precisa comparecer com frequência ao polo de apoio presencial mais próximo de sua casa. Lá ele vai ter aulas em laboratórios e cozinhas especiais e dominar a arte culinária como qualquer outro estudante do curso tradicional.
Somente cursos de tecnólogo estão disponíveis na modalidade a distância. Os poucos bacharelados em Gastronomia que existem só podem ser feitos presencialmente.
Por oferecer tanta flexibilidade, muita gente acha o curso a distância pode ser mais rápido do que o presencial – o que não é verdade. A carga horária mínima deve ser cumprida em ambos os formatos. No caso, 1.800 horas para o curso de tecnólogo, o que equivale a dois anos de formação.
Os cursos de Gastronomia a distância, embora estejam se popularizando bastante, ainda são oferecidos por poucas faculdades no Brasil. A diferença é que o formato permite chegar a centenas de lugares diferentes. O diploma é de nível superior e vale tanto quanto o presencial (desde que a instituição em questão seja reconhecida pelo MEC).
Agora, se você busca realmente algo rápido e focado numa área, pode optar pelos cursos livres, que apenas ensinam determinadas técnicas e receitas. Eles estão disponíveis em incontáveis escolas de gastronomia e podem ser feitos por qualquer pessoa. No entanto, não rendem diploma de nível superior.
Como é o curso de Gastronomia?
O curso de gastronomia é para quem não se importa em sujar o avental. Ao longo dos estudos, os alunos vão aprender a dominar as principais técnicas de escolha e preparo de ingredientes, montar pratos, preparar bebidas, servir à mesa, etc.
O componente de gestão de empreendimentos do setor também é bastante presente. Com ele, os alunos vão conhecer as principais técnicas para tocar estabelecimentos gastronômicos, desde a infraestrutura necessária e o desenvolvimento de ações de marketing até a contratação da equipe.
A grande maioria dos cursos de Gastronomia disponíveis hoje confere grau de tecnólogo. Os bacharelados, que são mais longos, podem ser encontrados em apenas 10 faculdades – e a metade delas é da rede pública.
Além da preparação de alimentos e da gestão de negócios, os cursos ensinam:
• Dimensão cultural da alimentação
• História dos alimentos
• Higiene e segurança alimentar
• Etiqueta e Cerimonial
• Nutrição
• Panificação
• Confeitaria
• Cozinha nacional e internacional
• Eventos gastronômicos
• Hotelaria
• Vinhos (Enologia)
• Segurança do trabalho
O campo de atuação vai bem além dos restaurantes. Confeitarias, padarias, parques temáticos, hotéis, resorts, navios, bares, food trucks e buffets precisam, e muito, desses profissionais.
No Brasil, o mercado de trabalho para o profissional de Gastronomia tem se profissionalizado e se modernizado bastante. Daí a importância de um diploma de nível superior – embora não seja obrigatório para desempenhar a atividade.
Onde estudar Gastronomia?
Somando as instituições que oferecem o bacharelado e o tecnólogo em Gastronomia, temos mais de 130 faculdades que, juntas, abrem mais de 20 mil vagas todos os anos.
Desse total, mais de 90% estão na rede particular de ensino!
O mais importante é você saber escolher a faculdade certa, seja ela pública ou privada. Ela deve atender às suas expectativas de formação (observe bem qual é o foco do curso), ter boa infraestrutura, ser bem aceita no mercado de trabalho e, principalmente, ter o reconhecimento do MEC.
Para você não correr o risco de cair em roubadas, a gente resolveu se adiantar e fazer uma pesquisa rápida com instituições reconhecidas e bem avaliadas que oferecem o curso de Gastronomia em diversas modalidades.
O resultado da nossa busca é este aqui:
• Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
• Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Universidade de Franca (UNIFRAN)
• Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Quanto custa estudar Gastronomia?
Está com vontade de fazer Gastronomia? Conte para a gente, aqui nos comentários, em qual faculdade você gostaria de entrar!
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.