Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Notícias

Quem foi Cásper Libero?

23 de maio de 2023
Quem foi Cásper Líbero?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Talvez você não saiba quem é, mas já deve ter ouvido falar no nome de Cásper Líbero. Inclusive, pode conhecer a instituição que leva seu nome, caso se interesse por estudar alguma área da comunicação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Não é à toa que a faculdade voltada para cursos de Comunicação Social possui seu nome. Cásper Líbero foi um comunicador, jornalista e empresário, conhecido por defender fortemente a liberdade de imprensa e o jornalismo imparcial no Brasil.

Conheça mais sobre essa figura importante para a comunicação e a mídia nacional, e seus feitos pelo jornalismo e os profissionais da área.

Breve Biografia

Cásper Líbero nasceu em 2 de março de 1889, na cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo. Filho de um médico e político republicano, e de uma senhora reconhecida e respeitada na sociedade bragantina.

Desde jovem, demonstrou interesse pela comunicação e pelo jornalismo e foi muito influenciado pelos ideais a favor da República que seus pais e sua família apresentavam ainda nos tempos do Império.

Cásper ficou conhecido por sua figura sempre de terno, óculos de armações grossas, chapéu e pensamentos idealistas e fortes. Aos 19 anos, já estava formado na área de Ciência Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Largo São Francisco.

Não atuou muito tempo com advogado, e já aos 21 anos, criou a primeira Agência de Notícias 100% brasileira, a “Americana”, e foi um dos fundadores do Jornal Última Hora. Chegou a ter o jornal fechado por ordem do Marechal Hermes da Fonseca, pelas críticas feitas à política e o costumes da sociedade na época.

Era tão participativo na política e expressava tão frequentemente suas opiniões, que anos depois, em 1932, chegou a ser exilado como rebelde, por apoiar a Revolução Constitucionalista.

Quando retornou do exílio, com o perdão do presidente da época, Getúlio Vargas, o comunicador recebeu um banquete em sua homenagem, com a presença de milhares de pessoas, muitos, comunicadores.

Cásper virou um grande nome do jornal “A Gazeta”, quando comprou o periódico de seu terceiro dono, quando tinha 29 anos, no dia 14 de julho de 1918. A partir daí, A Gazeta se tornou um dos maiores nomes da imprensa na época, e Cásper virou o diretor do jornal. A Gazeta foi a primeira publicação a ter impressão em cores no país.

Na realidade, tudo ao redor de Cásper tinha esse cheiro de modernidade, trazida por ele, por sinal. O uso de imagens, o uso da rotogravura, a importação de notícias e rotativos do exterior e mesmo a forma de distribuição dos jornais para que chegassem quanto antes ao leitor, foram ideias propostas pelo jornalista.

Além de sua atuação como empresário da comunicação, Cásper Líbero foi um defensor da liberdade de imprensa e um incentivador da ética jornalística. Ele acreditava que a imprensa tinha a responsabilidade de informar de maneira imparcial e objetiva, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Cásper Líbero faleceu precocemente em 27 de agosto de 1943, aos 54 anos, após um acidente aéreo, em que o avião onde estava se chocou contra a Torre da Escola Naval, perto da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Sua contribuição para o jornalismo e as comunicações no Brasil foi significativa, deixando um legado que influenciou gerações subsequentes de profissionais da área. Sua visão de uma imprensa livre e ética continua sendo valorizada até os dias atuais, e vamos falar mais a respeito de seus feitos a seguir.

Cásper Líbero e o Jornalismo

Cásper Líbero foi um importante jornalista e empresário brasileiro, considerado um dos pioneiros da comunicação de massa no país.

O jornalista contribuiu para o desenvolvimento da imprensa e das comunicações no país, introduzindo novas técnicas e formatos na mídia, como comentamos anteriormente. Mesmo com o tamanho sucesso do jornal “A Gazeta”, Cásper era um visionário, e desejava fazer mais.

Segundo sua biografia, disponível no site da Fundação Cásper Líbero, o empresário deseja criar um complexo de comunicações. Ele foi pioneiro nas transmissões de partidas esportivas, por exemplo, 10 anos antes de as rádios paulistas transmitirem jogos de fora da capital.

Seu amor pelos esportes, que sempre incentivava, o fez criar a coluna da “Gazeta Esportiva”, que depois se tornou um jornal independente, considerado o mais completo da América Latina.

O negócio tomou proporções tão além do esperado, que Cásper precisou criar o Palácio da Imprensa, para que fossem mantidas as novas instalações da Gazeta. O local é considerado o primeiro prédio criado especificamente para abrigar uma redação.

Ele ainda foi pioneiro durante a difusão do rádio, e criou a Rádio Gazeta em 1943, na época chamada de Rádio Educadora Paulista.

Além disso, Cásper Líbero foi um defensor da liberdade de imprensa e um dos primeiros a incentivar a prática do jornalismo imparcial no Brasil. Ele acreditava na importância do acesso à informação e na responsabilidade dos meios de comunicação em transmitir notícias de forma ética e objetiva.

Cásper tanto acreditava nisso que, antes de sua morte, ele esclareceu em seu testamento que seus bens deveriam ser destinados à criação de uma fundação para educação qualificada da comunicação e que fosse também assegurado o futuro de seus veículos: A Gazeta, A Gazeta Esportiva e a Rádio Gazeta.

A fundação tão desejada por Cásper veio por se tornar a primeira Escola Superior de Jornalismo da América Latina. Uma instituição de ensino de alto valor, que preza pela educação e ensino da ética e profissionalismo aos comunicadores em formação. Hoje, ela recebe o nome de Faculdade Cásper Líbero

Leia mais:
+ Quanto custa estudar Jornalismo?


Fundação Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero, localizada dentro da Fundação Cásper Líbero, na Av. Paulista em São Paulo, é a sonhada instituição de ensino superior que planejava o jornalista de mesmo nome, antes de falecer. Ela foi fundada no ano de 1947, e foi a segunda na América Latina a oferecer o curso de jornalismo.

A fundação tem como objetivo promover a formação de profissionais qualificados na área de comunicação e preservar o legado de Cásper Líbero no campo da imprensa brasileira.

Veja também:
+ A faculdade de Jornalismo

Hoje, além do curso de Jornalismo, a instituição também oferta o curso de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, além de cursos de pós-graduação em comunicação.

Em 2019, o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2019 declarou que a Faculdade Cásper Líbero é a melhor instituição particular no curso de Comunicação. No ano de 2018, a avaliação do Guia do Estudante da instituição rendeu ao curso de Jornalismo cinco estrelas, a nota máxima, e os demais cursos receberam quatro estrelas.

Veja também:
+ Cásper Líbero 2023/2: confira o calendário do vestibular

Quer estudar na área de comunicação?

Além da Faculdade Cásper Líbero, outras instituições reconhecida pelo MEC e com ótimas condições para ingressar no ensino superior, como bolsas de desconto de até 80% nas mensalidades, também fornecem os cursos de Jornalismo, Rádio e TV e outras do meio da comunicação.

Separamos algumas para você conferir:



Saiba mais:
+ Nota de corte para Jornalismo

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.