Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Saiba como ver o resultado do Encceja 2019

26 de setembro de 2019
Gabarito Encceja: veja quando sai o resultado e como conferir
Imagem do autor
Escrito poradmin

Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é direcionado a todos os cidadãos que não conseguiram obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio no tempo regular.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Antigamente, quem oferecia a oportunidade de adquirir o diploma do ensino médio era o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, hoje, não é mais ele que cumpre esse papel. Se quiser receber esse certificado, o candidato deverá fazer a prova do Encceja.

No Encceja 2019, o número de inscritos teve um aumento de 75% em relação ao ano anterior, com um total de quase três milhões de inscritos. 

Se você faz parte desse número, confira a seguir quando sairá o resultado do exame e como ter acesso ao seu desempenho individual na avaliação.

Quando sai o resultado do Encceja 2019

O resultado do Encceja 2019 sai no dia 6 de dezembro (sexta-feira). A previsão é liberar o acesso já no período da manhã.

O candidato poderá consultar seu desempenho individual no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que elabora e aplica o exame.

Como saber se você foi aprovado

Para ser aprovado na avaliação e conseguir tirar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, é preciso marcar pelo menos 100 pontos em cada uma das 4 provas objetivas e ter nota igual ou superior a 5 na redação.

Caso o candidato fique com nota abaixo de 100 em alguma das provas, ele poderá fazer apenas essa prova no ano seguinte.

Saiba como ver o resultado do Encceja 2019

O candidato que realizou a prova pode consultar a “Página do Participante” para saber os seus resultados. Saiba como fazer isso:

  • Acesse o site do Encceja.
  • Preencha os números do seu CPF e a sua senha.
  • Clique na figura que for solicitada.
  • Em seguida, clique em “enviar”.
  • Do lado esquerdo da tela, clique na edição que participou.
  • Verifique a nota obtida em cada uma das 4 provas objetivas e na redação.

Se você foi aprovado, excelente! Mas isso não basta para a obtenção do certificado de conclusão. 

Para isso, é preciso solicitar o certificado na secretaria estadual de educação do seu município ou em um instituto federal de educação, dependendo da instituição certificadora que você escolheu no momento da inscrição.

O que fazer com o resultado do Encceja

Após conseguir o diploma de ensino médio, abrem-se muitas portas para a melhoria na carreira e na educação do indivíduo. Um emprego melhor, uma oportunidade de concorrer em um concurso público ou de ingressar em uma universidade.

Se seu objetivo é cursar uma graduação, não há mais nada que te impeça. Com o diploma em mãos, basta você escolher a instituição e o curso que deseja, e realizar o processo seletivo.

Com a certificação do ensino médio, é possível ainda realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para disputar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a principal forma de ingresso nos cursos de instituições de ensino superior públicas, substituindo os vestibulares.

Pode concorrer ainda ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), um programa de concessão de bolsas de estudo parciais e integrais, e ao Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem também é utilizado como método de ingresso em muitas instituições privadas, substituindo o vestibular tradicional. Além disso, várias dessas mesmas faculdades ainda concedem bolsas de estudos, dependendo do desempenho do estudante no exame.

As vantagens são muitas. Só é preciso estar atento para saber se a instituição escolhida por você é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Pois assim você terá certeza de que o seu diploma será legalmente válido quando se formar.

Onde estudar

Selecionamos algumas excelentes faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC para você escolher ingressar depois de receber sua certificação do ensino médio pelo Encceja. Confira:

Em todas essas instituições de ensino, o aluno consegue adquirir diversas facilidades para baixar o valor do curso, tais como bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:
+ Descubra aonde achar o material de estudos para o Encceja

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.