SEMENTE
A semente é o óvulo maduro fecundado e consta de 3 partes: o embrião, o endosperma (às vezes ausente) e a casca (testa + tegmen) .
Obs.: não ocorrendo dupla fecundação nas Gimnnospermas, não há endosperma, persistindo o macrogametófito como tecido de nutrição.
Funções
a. proteção ao embrião (contra insetos, microorganismos, dissecação, etc.)
b. dispersão. Suas características morfológicas, biológicas e bioquímicas desempenham importante papel no sucesso da plântula. Podem apresentar grande diversidade estrutural; as orquídeas apresentam sementes de 2 x 10-6g, enquanto Mora oleífera (Moraceae) possui sementes de até 1 Kg! ·
O endosperma geralmente passa, em sua formação, da fase nuclear para a celular, mas pode permanecer nuclear (coco). O endosperma é absorvido durante o desenvolvimento.
As sementes podem ser ALBUMINOSAS (endospermadas), quando o endosperma persiste durante todo o desenvolvimento do embrião (Ricinus) ou EXALBUMINOSAS (exospermadas), quando o endosperma né consumido no início do desenvolvimento do embrião; nesse caso, as reservas vão para os cotilédones. As reservas podem ser amido (feijão), óleo (amendoim), proteína (soja), etc. Carúncula: estrutura carnosa existente em sementes de muitas Euphorbiaceae – atua na dispersão (por ser adocicada, atrai formigas) e atua na germinação, por ser higoscópica.
Arilo: Surge do funículo (pedúnculo do óvulo) e envolve o óvulo parcial ou totalmente, após a fecundação. Na semente madura, atrai dispersores.
Sarcotesta: quando a testa da semente se torna pulposa e comestível (mamão, ingá).
Hilo: cicatriz deixada pelo funículo
Rafe: parte do hilo que permanece unida ao tegumento, em óvulos anátropos (que se curvam).
Cicatriz da micrópila: visível ou não; deixada pela micrópila do óvulo.
Germinação: A embebição é o primeiro passo para a germinação, com conseqüente aumento de volume interno e rompimento do tegumento, permitindo o crescimento do embrião para o meio exterior. A raiz primária penetra na terra, por geotropismo positivo enquanto, no outro extremo, outro eixo se desenvolve, geralmente por geotropismo negativo originando o caule e as folhas.
Qual a função do Coração? Anatomia, estrutura e características
Ciclo da água: o que é, etapas, importância e alterações
Teia Alimentar: o que é, como funciona, tipos relações tróficas
Citologia: o que é, tipos de células, estrutura e funções
Tipos de Células: quais são, classificações e funções
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: tudo sobre a prova
Ciclo de Krebs: o que é, características, funções e etapas!
O que é hemoglobina? Conheça os tipos, funções e estrutura!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.