Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Qual é a profissão ideal para você? Descubra!

10 de janeiro de 2019
Imagem do autor
Escrito porRedação
Atualizado em: 27/02/2024

Se você está em dúvida sobre qual profissão seguir, saiba que esta é a realidade da maioria das pessoas. É bastante comum enfrentarmos angústias e incertezas quando o assunto é escolher uma carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Lembre-se de que escolher uma profissão é uma decisão pessoal e pode ser diferente para cada indivíduo. Tire um tempo para refletir sobre suas necessidades e desejos pessoais, e faça uma escolha informada com base em suas pesquisas e experiências.

Isso não é exclusividade de quem está concluindo o ensino médio! Se você está concluindo esta etapa, não tenha medo de falar com profissionais que trabalham nas áreas que você está considerando. Você também pode fazer perguntas sobre o dia a dia de trabalho e o que é necessário para ter sucesso em sua profissão.

 Mesmo quem já está no mercado pode ter vontade de mudar de carreira.Antes de mais nada, é fundamental saber que não existem escolhas para a vida toda. Por isso, o objetivo deste texto é desmistificar aquela ideia de escolhas certas ou erradas. Não tente acertar na escolha. Em vez disso, considere tomar decisões maduras, embasadas em autoconhecimento e pesquisa.

Selecionamos oito passos que podem ajudar qualquer pessoa a escolher melhor a própria profissão!

Veja também:
+ Cursos na área da saúde: Veja a melhor opção para você!


Dicas para escolher sua profissão

Não existe uma fórmula mágica para saber qual carreira se encaixa melhor em cada perfil, mas seguir este passo a passo certamente o ajudará neste processo de escolha.

Saiba quem é você

O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal e simples, mas não paramos com frequência para refletir sobre quem somos, quais os nossos objetivos e o que esperamos para nossas vidas.

Dedique minutos do seu dia para refletir sobre seus valores, crenças, habilidades, interesses, pontos fortes e fracos. Pergunte a si mesmo o que é importante para você, o que lhe traz alegria e satisfação, e quais são seus objetivos e sonhos.

Se você está tendo dificuldade em se entender melhor, considere procurar ajuda profissional, como terapia ou aconselhamento. Um profissional pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e desenvolver habilidades para lidar com questões pessoais.

A autodescoberta é um processo contínuo e não há uma resposta única para quem você é. É normal sentir-se um pouco perdido ou confuso em alguns momentos, mas, com tempo esse sentimento vai deixando de ser tão difícil de lidar.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Entenda seus gostos e interesses

Pare por um momento de ler este texto e faça a seguinte pergunta: o que me deixa feliz?

É importante que você consiga elencar algumas atividades que te proporcionam alegria.  Não tente pensar em uma profissão que o faça feliz, apenas pense em coisas do dia a dia, como estar com os amigos, sair para dançar, ter algum dinheiro guardado, ajudar os colegas a estudar para provas, etc.

Uma dica valiosa é experimentar atividades e passatempos diferentes para descobrir o que você gosta e o que não gosta. Isso pode incluir cozinhar, ler, ouvir música, praticar esportes, desenhar, entre outras ocupações.

Veja se em seu bairro há grupos de apoio para atividades, aulas experimentais em esportes, etc. Assim, você pode descobrir novos interesses e talentos.

Conheça as suas habilidades

como-escolher-sua-profissao

É importante saber o que você faz de melhor. Algumas situações do cotidiano ajudam a identificar nossas habilidades.

Preste atenção em como você se comporta, por exemplo, em um trabalho em equipe: você gosta de liderar o grupo e dividir as tarefas? Prefere saber o que deve ser feito para então começar a trabalhar? Gosta de ajudar um colega a executar suas atividades?

Conhecer nossas características não é uma tarefa muito fácil. Portanto, conte com a ajuda de amigos e familiares, peça que falem sobre o que acham que você faz bem e depois reflita sobre isso.

Olhar para a própria vida e perceber em quais momentos você precisou desenvolver habilidades também pode ajudar! Na infância, quais brincadeiras você mais gostava? Em quais momentos você se sentia bem consigo?

Procure fazer um teste vocacional

Testes vocacionais podem dar boas pistas sobre seus interesses, áreas mais indicadas e possíveis carreiras.

Mas lembre-se: o teste, em si, não é uma fórmula mágica que decide a profissão por você, e sim um elemento a mais, uma ferramenta para ajudá-lo a tomar uma decisão.

Portanto, um teste vocacional pode ser útil como parte de um processo de orientação profissional mais amplo, que inclui também a reflexão pessoal, a pesquisa sobre as carreiras e o mercado de trabalho, o networking e a busca de experiências práticas para testar e confirmar suas escolhas e decisões.

Vamos para a parte prática? No Mundo Vestibular, temos um teste perfeito para você saber qual carreira combina mais com o seu perfil

É bem fácil e rápido, basta responder a algumas perguntas. Acesse o Teste Vocacional do Mundo Vestibular clicando aqui!

Faça uma lista com algumas opções de carreira

Agora que já fez seus teste vocacional, é hora de fazer uma lista com as profissões ou áreas que você se interessa ou acha que têm a ver com você, conforme os resultados do teste.

Uma dica bastante útil é acessar os sites das universidades próximas a você ou as que você tem interesse e olhar a lista de cursos e habilitações oferecidas. Há cursos que você nem imaginava existirem! Assim, faça uma lista com os que você mais gostou, quais áreas você tem afinidade (exatas, humanas, engenharias, saúde, etc.).

Pesquise sobre as profissões selecionadas

Você já deve ter uma ideia inicial sobre as profissões que listou, mas pode se surpreender com algumas características como, por exemplo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Pesquise muito sobre cada uma das profissões e áreas listadas.

Visite sites de universidades e tente conversar com profissionais das áreas de sua preferência. As redes sociais podem facilitar bastante sua pesquisa, basta procurar por grupos e fóruns de discussão relacionados às carreiras pretendidas.

Conheça o mercado de trabalho

Saber quais profissões estão em alta no mercado e aquelas já saturadas pode ser muito útil. Você deve ter em mente que o mercado está em constante mudança e o cenário apresentado hoje pode ser diferente após você se formar e começar a atuar na área escolhida.

O mercado de trabalho está em constante evolução, e profissões que antes eram muito procuradas podem se tornar obsoletas ou perder demanda em pouco tempo. Conhecer essas tendências e mudanças pode ajudar a pessoa a se preparar melhor para o futuro e se adaptar às novas demandas.

Sua decisão não deve ser baseada apenas no mercado de trabalho, mas este pode ser um fator decisivo na escolha.

Liste os prós e contras

Após pesquisar bastante sobre as profissões, tente fazer uma lista com os aspectos positivos e negativos de cada uma delas. Compare esta lista com aquelas reflexões sobre quem você é e quais seus gostos e interesses. Com todas essas informações no papel fica mais fácil decidir pela carreira que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Não há uma fórmula fácil para descobrir qual profissão escolher. Seguir estas dicas pode parecer um pouco trabalhoso, mas é um investimento pequeno perto dos benefícios que pode trazer. Lembre-se que o que está em jogo é sua felicidade, satisfação e sucesso profissional mais adiante.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Escolha onde estudar

Agora é a hora de se preparar para ingressar na carreira com o pé direito! E a melhor forma de fazer isso é estudar em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos por todo o Brasil:


Leia Mais: 
+ 4 dicas para quem não sabe qual profissão seguir
+ Escolha da Profissão Certa: 7 Dicas Rápidas
+ 10 passos simples para descobrir sua vocação profissional

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.