Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Cursos na área da saúde: Descubra a melhor opção para você!

4 de fevereiro de 2019
A imagem mostra o dorso de três profissionais da saúde, um médico, um enfermeira e uma outra profissional da área, segurando materiais hospitalares. A imagem está representando o título da matéria: Cursos na área da saúde: veja a lista completa!
Imagem do autor
Escrito porRedação

O mercado de trabalho para o profissional da área da saúde está em constante expansão, uma vez que os campos de atuação nessa área têm se ampliado bastante, principalmente com o surgimento de novos exames, diagnósticos, medicamentos, tratamentos, clínicas e hospitais.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Assim, se essa área é sua paixão, saiba que você pode escolher um curso em que possa lidar com a assistência direta ao paciente, a gestão, o ensino, na pesquisa ou até mesmo o empreendedorismo nesse ramo.

Veja também:
+ Quais são as matérias do Curso Técnico de Enfermagem?


Lista dos principais cursos na área da saúde

Confira os 10 principais cursos na área da saúde:

  1. Medicina
  2. Enfermagem
  3. Nutrição
  4. Fisioterapia
  5. Odontologia
  6. Psicologia
  7. Farmácia
  8. Fonoaudiologia
  9. Biomedicina
  10. Educação física

Veja também:
+ Cursos para quem gosta de biologia: veja o ideal para você!

10 melhores cursos na área da saúde

Confira a lista dos sete cursos mais procuradas na área da saúde. Aproveite e já saiba a modalidade disponível para cada curso e o tempo mínimo de duração para conseguir se graduar.

1 – Medicina

A medicina é uma profissão altamente valorizada, mas extremamente concorrida, oferecendo reconhecimento e remuneração atrativos. Médicos lidam diretamente com a saúde humana, diagnosticando, tratando e prevenindo doenças, podendo escolher entre 55 áreas de atuação reconhecidas. Esses profissionais podem trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, UPAs e UBSs.

O curso de medicina tem duração de 6 anos, podendo se estender para oito a onze anos com a residência médica, necessária para especializações. Sem especialização, médicos podem atuar como clínicos gerais ou em pesquisa.

Veja também:
+
Quanto custa a faculdade de medicina? Confira os valores!
+ Como funciona o FIES para Medicina? Confira as regras!
+ Vale a pena fazer Medicina?

2 – Enfermagem

A enfermagem é um curso crucial na área da saúde, oferecendo oportunidades de trabalho em hospitais, UPAs, UBSs, clínicas e consultórios. Os enfermeiros são responsáveis pelo cuidado geral da saúde humana, auxiliando no tratamento de doenças, coleta de exames, apoio em cirurgias e garantindo o bem-estar dos pacientes através da administração de medicamentos e cuidados com ferimentos.

O curso de Enfermagem dura em média 5 anos, incluindo 900 horas de estágio, divididas entre 180 horas em redes básicas de saúde e 720 horas em ambiente hospitalar.

Após a graduação de Enfermagem, os enfermeiros têm várias opções de especialização, como UTI, neonatologia, emergência, ginecologia, obstetrícia, além de poderem seguir para mestrado, doutorado ou pós-graduações focadas em gestão de saúde.

Veja também:
+
Enfermagem: Conheça a profissão, mercado e veja onde estudar
+ Qual o salário de um enfermeiro?
+ Qual a diferença entre Enfermagem e Medicina?

3 – Nutrição

A nutrição concentra-se no estudo dos efeitos dos alimentos no corpo humano, visando promover a saúde por meio da alimentação. Nutricionistas têm um amplo espectro de atuação, incluindo áreas como saúde coletiva, nutrição esportiva, gastronomia, marketing nutricional, indústria de alimentos e consultoria.

O curso tem duração média de 4 anos, combinando aulas práticas e teóricas, e oferece várias oportunidades de pós-graduação, como suplementação esportiva, oncologia, clínica hospitalar, gerenciamento de obesidade, emagrecimento estético, entre outras especializações.

Veja também:
+ Grade curricular de Nutrição
+
Quanto ganha um Nutricionista? Confira os valores!
+ Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Nutrição EAD

4 – Fisioterapia

A fisioterapia é a área da saúde dedicada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e doenças resultantes de má postura, alterações genéticas, lesões e fraturas. Fisioterapeutas analisam laudos médicos, realizam diagnósticos e tratamentos por meio de exercícios, massagens e outras técnicas para recuperar áreas afetadas.

Eles atuam em diversos locais, como clínicas, consultórios, hospitais, ambulatórios e centros de reabilitação. O curso tem duração média de 5 anos e oferece várias especializações, como acupuntura, fisioterapia esportiva, do trabalho, gerontologia e dermatofuncional.

Veja também:
+
Qual é o salário de Fisioterapia?
+ Grade curricular de Fisioterapia

5 – Odontologia

A odontologia abrange tratamentos relacionados à boca, ossos faciais e dentes, sendo um curso altamente disputado que prepara os alunos para atividades voltadas à saúde bucal.

Os dentistas atuam no tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças dentárias e faciais, inclusive procedimentos estéticos como alinhamento, clareamento e cirurgias corretivas.

Além dos cuidados bucais, eles realizam procedimentos estéticos faciais, como aplicação de botox e bichectomia. Os dentistas têm amplas opções de atuação em clínicas, consultórios, UBSs, empresas, desenvolvimento de produtos odontológicos e hospitais.

O curso de Odontologia tem duração de 5 anos e oferece diversas especializações, como ortodontia, periodontia, endodontia e traumatologia.

Veja também:
+
Odontologia: Veja quantos pontos precisa para passar!
+ Grade curricular de Odontologia: Conheça as matérias!
+ Quanto custa uma faculdade de Odontologia? Confira o valor!

6 – Psicologia

A psicologia é uma área em ascensão devido ao aumento da conscientização sobre saúde mental, cuidando diretamente desse aspecto humano. Transita entre as ciências humanas e de saúde, estudando o ser humano enquanto cuida de sua saúde mental.

Os psicólogos tratam e previnem doenças mentais, promovendo qualidade de vida, auxiliando no enfrentamento de medos, investigando questões internas e comportamentais. Profissionais de Psicologia trabalham em hospitais, consultórios, clínicas, escolas e UBSs.

O curso tem duração de 5 anos, com estágios supervisionados e diversas especializações possíveis, como psicologia infantil, hospitalar, psicanálise ou social.

Veja também:
+
Grade curricular de Psicologia: conheça as disciplinas
+ Existe curso de Psicologia Ead? – Confira tudo sobre!
+ Quanto ganha um psicólogo? Confira as áreas e valores!

7 – Farmácia

Farmácia abrange o estudo da composição, fabricação e distribuição de medicamentos, alimentos industriais e cosméticos, junto com normas sanitárias.

Os farmacêuticos trabalham em análises toxicológicas, clínicas, produção de alimentos, cosméticos e fármacos, atuando em farmácias, indústrias e outras áreas.

O curso tem duração de 5 anos e oferece especializações em cosmetologia, veterinária, saúde pública, perícia criminal e bioquímica clínica.

Veja também:
+
Veja quanto custa estudar Farmácia e saiba onde estudar

8 – Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde que se concentra na voz, audição, leitura, escrita e motricidade. Fonoaudiólogos lidam com prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas como gagueira, má dicção, surdez e comunicação em geral.

Eles atuam em diversas áreas, como clínicas, hospitais, escolas, emissoras de televisão, rádio e teatro.

O curso tem duração média de 4 anos e oferece especializações em linguagem, voz, gerontologia, motricidade orofacial e saúde coletiva, entre outras.

Veja também:
+
Nota de corte de Fonoaudiologia: Confira!

9 – Biomedicina

A biomedicina concentra-se no estudo das doenças humanas, integrando conhecimentos em biologia molecular, bioquímica e microbiologia para compreender a saúde e suas enfermidades.

Os profissionais de biomedicina estão envolvidos na pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças, realizando análises laboratoriais e desenvolvendo novas técnicas para prevenção e controle de enfermidades. Trabalham em laboratórios clínicos, hospitais, centros de pesquisa, indústria farmacêutica e áreas como biotecnologia e reprodução assistida.

Com uma média de duração de 4 anos, o curso de biomedicina oferece especializações em análises clínicas, biomedicina estética, biologia molecular, genética, entre outras, desempenhando um papel crucial no avanço da medicina e na saúde pública.

Veja também:
+
Conheça a grade curricular de Biomedicina e veja onde estudar
+ Quanto custa uma faculdade de Biomedicina?

10 – Educação Física

A Educação Física se dedica à promoção da saúde através da preparação física e treinamento esportivo. Educadores físicos atuam prescrevendo exercícios, promovendo saúde e oferecendo orientações em locais como escolas, academias, órgãos de saúde, clubes e consultorias.

O curso tem duração média de 4 anos e permite especializações em áreas como bioquímica do exercício, marketing esportivo, biomecânica da atividade física, dança e consciência corporal.

Veja também:
+
Conheça a grade curricular de Educação Física
+ Quantos pontos precisa para passar em Educação Física no Enem

Lista de todos os cursos da área da saúde

Na área da saúde, são cerca de 40 cursos regulamentados e aprovados para oferecerem vagas no Brasil pelo Ministério da Educação. Parte desses cursos são da modalidade bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

Bacharelados e Licenciaturas

  1. Biologia (licenciatura e bacharelado)
  2. Biologia marinha
  3. Biomedicina
  4. Botânica
  5. Ciências Agrárias
  6. Ciências Ambientais
  7. Ciências Biológicas
  8. Ciências da Saúde
  9. Ciências do Meio Aquático
  10. Ecologia
  11. Educação física (licenciatura e bacharelado)
  12. Enfermagem
  13. Fisioterapia
  14. Fonoaudiologia
  15. Gerontologia
  16. Medicina
  17. Medicina veterinária
  18. Microbiologia e Imunologia
  19. Naturologia
  20. Neurociência
  21. Nutrição
  22. Odontologia
  23. Quiropraxia
  24. Saúde Coletiva
  25. Terapia ocupacional
  26. Zootecnia

Tecnológicos

  1. Biotecnologia
  2. Ciência dos Alimentos
  3. Cosmetologia
  4. Drenagem e Irrigação
  5. Estética
  6. Gestão Desportiva e de Lazer
  7. Gestão Hospitalar
  8. Oftálmica
  9. Radiologia
  10. Sistemas Biomédicos

Veja também:
+ Confira a lista com todos os cursos técnicos que existem



Faculdades para fazer cursos da área da saúde

Aqui listamos algumas opções de ótimas faculdades, com notas altas na avaliação do MEC, que oferecem cursos diversos na área da saúde.

Na seleção, priorizamos aquelas que participam de programas de bolsas de estudo e de financiamento estudantil (inclusive ProUni e FIES), além de trabalharem com descontos, convênios e parcelamento das mensalidades.

Confira:

Veja também:
+4 profissões em alta na área da saúde
+Conheça 5 cursos técnicos na área da Saúde
+Saiba tudo sobre o curso técnico em Enfermagem

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.