Você sabia que entre 75% e 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas? É o que aponta o estudo Projetando 2030: uma visão dividida do futuro, idealizado pela Dell Technologies. 

De acordo com mais de 3.800 líderes corporações de médio e grande porte, as profissões que temos nos dias de hoje serão transformadas e o resultado disso será uma relação de parceria entre homem e máquina, em que a tecnologia será uma espécie de extensão do ser humano. 

Além disso, o estudo também mostrou que é esperado que o home office será uma realidade em muitas empresas, com a flexibilização do trabalho remoto. Será que o futuro já está chegando?

Veja também: Os 40 cursos mais bem remunerados

Entretanto, você consegue imaginar quais serão as carreiras com maior demanda no mercado de trabalho? Veja abaixo 7 profissões do futuro que estarão em alta em 2030 segundo o Mapa do Ensino Superior do Brasil, desenvolvido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp):

1- Gestor de resíduos

Considerando a situação que o meio ambiente estará em dez anos, o Gestor de Resíduos será essencial na sociedade. Esse profissional atuará junto ao governo para desenvolver políticas públicas e gerenciar um direcionamento para os resíduos sólidos produzidos pela indústria.

Cursos relacionados a essa carreira: Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Química.

2 - Desenvolvedor de materiais educacionais on-line

O ano de 2020 mostrou que o ensino on-line é uma realidade e que é possível implementá-la mesmo em tempos de catástrofe. Com isso, é esperado que a Educação a Distância (EaD) ganhe ainda mais reconhecimento e se solidifique como um meio eficaz para continuar os estudos. Esse profissional será responsável por desenvolver materiais educacionais específicos para plataformas digitais, o que fará com que o ensino a distância seja ainda mais aprimorado. 

Cursos relacionados a essa carreira: Educomunicação, Design Gráfico, Midialogia, e Comunicação Social.

3 - Defensor de ética tecnológica 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigência em 2020, com o intuito de proteger o uso de dados de usuários da internet. Entretanto, ao lidar com a Inteligência Artificial (IA), será preciso acionar o Defensor de Ética Tecnológica, que será responsável por ser o intermediário entre humanos e robôs, garantindo que haja regras morais e éticas nessa relação e que elas sejam respeitadas.

Cursos relacionados a essa carreira: Ciência da Computação, Filosofia e Direito.

4 - Gestor de novos negócios em Inteligência Artificial

Alguns estudos já apontaram que, num futuro não muito distante, milhões de profissionais serão substituídos por máquinas, levando isso em consideração este profissional será o responsável por gerenciar esse novo sistema, implementando programas de IA e desenvolvendo perfis com funções comerciais e administrativas. 

Cursos relacionados a essa carreira: Ciência da Computação, Análise de Dados, Engenharia da Computação e Big Data.

5 - Analista de dados da Internet das Coisas

A Internet das Coisas já é uma realidade, diversos dispositivos já estão conectados e “conversando entre si”. Um exemplo disso são os smartwatches e celulares, que, ao monitorar a qualidade do seu sono, envia os dados automaticamente ao seu smartphone. Com isso, será necessário desenvolver mais um tipo de Analista de Dados, que analisará os milhares de dados obtidos todos os dias para encontrar padrões de comportamento e traduzir o que está acontecendo no mundo, de acordo com essas informações.

Cursos relacionados a essa carreira: Engenharia da Computação, Banco de Dados, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

6 - Hacker genético

Com o investimento em ciência e tecnologia, no futuro será possível “moldar” a genética! Como assim? Os hackers genéticos conseguirão utilizar as tecnologias disponíveis para proporcionar melhorias em novas células, fazendo com que, por exemplo, determinadas doenças genéticas possam ser evitadas.

Cursos relacionados a essa carreira: Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas.

7 - Minerador espacial

Há mais de 50 anos o homem pisava na Lua pela primeira vez e hoje em dia já existem missões em outros astros e estações espaciais. O crescimento do nosso conhecimento sobre o espaço sideral aliado à escassez de alguns minérios naturais para a indústria de transformação, farão com que surjam novos mineiros, porém com foco encontrar esses elementos em outros planetas. 

Cursos relacionados: Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Minas e Energia.

Onde estudar para uma profissão do futuro?

Se você decidiu seguir algumas dessas carreiras, a melhor forma de se destacar no mercado de trabalho é garantir um curso de qualidade! Por isso, uma boa opção para descobrir quais os melhores cursos é buscar o histórico da faculdade e do curso nas avaliações do Ministério da Educação, que são realizadas a periodicamente. 

Para te ajudar, confira abaixo cinco faculdades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem os cursos das profissões do futuro:

E aí, o que você achou das profissões do futuro? Pensa em investir em alguma delas? Conte nos comentários!

Saiba mais: Descubra quais são as profissões em alta no Brasil?