Existem, basicamente, três tipos de curso de nível superior no Brasil: de grau bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Todos os três conferem diplomas de nível superior, que podem ser usado para procurar um emprego que exija esse grau de escolaridade, prestar concursos públicos e fazer uma pós-graduação.

Outra característica em comum entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo é que eles são oferecidos por instituições de ensino superior (faculdades, universidades, centros universitários, institutos federais de educação, etc.). Para o diploma ter validade, tanto a faculdade como o curso precisam ser reconhecidos pelo MEC. e, para entrar em qualquer um deles, é obrigatório ter concluído o ensino médio.

A forma de ingresso nos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo também é semelhante. Dependendo da faculdade, você pode ingressar via vestibular tradicional, vestibular agendado, Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou mesmo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja, a seguir quais são as principais diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Duração do curso

O bacharelado e a licenciatura têm duração mais ou menos parecida. Já o curso de tecnólogo costuma ser bem mais curto. Compare:

  • Bacharelado: dura entre 3 e 6 anos.
  • Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos.
  • Tecnólogo: dura entre 2 e 3 anos.

Foco da formação

Esta é uma das principais diferença entre os curso de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Cada um deles forma um tipo de profissional e isso se reflete também na grade curricular do curso.

  • Bacharelado: forma profissionais generalistas. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Ao terminar o curso, o aluno está apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento, podendo se especializar em uma delas tanto com a experiência no mercado de trabalho como por meio de pós-graduações.
  • Licenciatura: forma essencialmente educadores. O currículo conta com disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática. Quem se forma em licenciatura pode dar aulas nos ensinos fundamental e médio.
  • Tecnólogo: é uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho.  São organizados em “eixos tecnológicos”, uma classificação do MEC que distribui os cursos por área de atuação no mercado e vai desde “Ambiente e Saúde” até “Segurança”.

Tipo de diploma

Os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo conferem ao formando um diploma de nível superior. Para ser válido, o curso precisa ter o reconhecimento do MEC.

Quem faz bacharelado, licenciatura ou curso de tecnólogo a distância também recebe um diploma que vale tanto quanto o presencial, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC. A informação sobre a modalidade (presencial ou a distância) não aparece no diploma.

O mais importante para o estudante é o grau conferido em cada um deles:

  • Bacharelado: confere grau de bacharel. Para o exercício de algumas profissões, como de Advogado, Médico e Engenheiro, o grau de bacharel é obrigatório. Alguns concursos públicos de nível superior, sobretudo na área de Direito, também exigem o diploma de bacharel.
  • Licenciatura: quem se forma em licenciatura recebe o grau de licenciado. Tal grau é exigido para lecionar, principalmente no ensino médio. Com o diploma de licenciatura também é possível fazer concursos públicos que exigem nível superior (boa parte deles não determina qual o curso que o candidato precisa ter feito ou o grau conferido).
  • Tecnólogo: os cursos superiores de tecnologia conferem o grau de tecnólogo. Com este diploma, além de entrar no mercado de trabalho, o profissional formado também pode seguir seus estudos em uma pós-graduação e participar de concursos públicos que exijam nível superior.

Como escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo são formações de nível superior. Todas elas permitem exercer atividades profissionais e fazer pós-graduação. A escolha depende essencialmente do tipo de profissão que você quer seguir e também do quão especializado você quer estar ao sair da faculdade. Veja em qual caso escolher cada um deles:

Bacharelado

O grau de bacharel é fundamental para exercer determinadas profissões, tais como:
  • Arquiteto
  • Administrador Público
  • Advogado, Promotor, Juiz
  • Engenheiro
  • Médico
  • Médico Veterinário
  • Farmacêutico
Por ser uma formação generalista, o bacharelado também é uma boa escolha quando você sabe em qual área quer trabalhar, mas não decidiu ainda exatamente o tipo de atividade que prefere exercer. Durante o curso, você terá contato com várias delas.

Por exemplo, no curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, você pode ter disciplinas ligadas a diversas áreas de atuação, tais como: Cinema, Rádio, TV, Assessoria de Imprensa e Comunicação Institucional, entre outras. Já no curso de bacharelado em Administração, você terá disciplinas ligadas ao mundo das Finanças, Gestão e Recursos Humanos, para citar apenas algumas.

O Bacharelado é, portanto, um curso que permite ao aluno decidir qual profissão seguir durante a formação, ou mesmo depois dela, quando entrar no mercado de trabalho.

Licenciatura

A licenciatura forma educadores e é o curso ideal para quem quer seguir carreira como professor em escolas de ensino fundamental e médio. Durante o curso, além das disciplinas específicas da matéria, o aluno tem aulas sobre didática e pedagogia.

Existem cursos que são oferecidos tanto em grau de bacharelado como em licenciatura. O que muda é o foco das disciplinas é o tipo de diploma. Por exemplo: enquanto no curso de bacharelado em Química o aluno é preparado para fazer pesquisas científicas e atuar nessa indústria, o curso de licenciatura em Química está mais voltado para a atividade de ensinar Química.

Tecnólogo

O curso de tecnólogo é ideal para quem já tem uma ideia clara da área em que pretende atuar profissionalmente. Por ser focado nas necessidades do mercado de trabalho, forma profissionais capacitados para atender a demanda das empresas em setores e departamentos bem específicos.

Se você tem interesse em trabalhar na área de Administração, por exemplo, vai encontrar diversos cursos de Gestão e Negócios, tais como:

  • Comércio Exterior
  • Gestão Comercial
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Processos Gerenciais
Às vezes, é possível encontrar cursos de bacharelado e de tecnólogo com títulos bem parecidos, como Turismo (bacharelado) e Gestão de Turismo (tecnológico). É importante saber a diferença entre os dois para escolher a opção que melhor atende suas expectativas.

O bacharelado em Turismo dura em média 4 anos e pode ter ênfases diferentes, dependendo da universidade. Geralmente, tem uma carga considerável de disciplinas de Humanas, como História e Geografia, além de uma base na parte administrativa.

Já o curso de tecnólogo em Gestão do Turismo dura em média dois anos e tem foco na parte prática da profissão, podendo enfatizar alguma área específica de acordo com a  faculdade (turismo receptivo, eventos, companhias aéreas, etc.).

Onde estudar

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todas trabalham com bolsas de estudos, financiamento facilitado, descontos e convênios. Confira:

Veja também:

Teste Vocacional

As dicas ajudaram? Você já sabe se vai fazer curso com grau de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo? Conte para a gente nos comentários!