Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

É obrigatório fazer o Enem para entrar na faculdade?

30 de novembro de 2021
entrar na faculdade sem enem É obrigatório fazer o Enem
Imagem do autor
Escrito porCamilla Rodrigues

Não se desespere! Não é obrigatório fazer o Enem para entrar em uma faculdade! Saiba como ingressar em uma universidades ainda neste ano usando alternativas ao maior exame do Brasil.

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal vestibular do país. Com ele é possível ingressar em universidades públicas ou particulares do Brasil. Além disso, alguns países, sendo Portugal o principal deles, já recebem novos universitários por meio da nota desse exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Com o Enem ainda é possível se inscrever em programas de governo para o Ensino Superior, como o Sisu, Fies e ProUni.

Veja também:
+ Entrar na faculdade sem fazer vestibular: Veja como!

Nunca fiz o Enem, como funciona?

O Enem é a prova que reúne grande parte dos estudantes que querem entrar em uma faculdade no ano seguinte. É um exame que junta todas as matérias que são lecionadas no Ensino Médio em questões de cada conteúdo.

São dois dias de prova, realizadas com frequência em dois domingos de novembro. Cada data tem 90 questões, sendo que em uma delas os candidatos devem fazer uma redação. Ou seja, o Enem é uma maratona de 180 questões e uma redação em dois domingos de prova.

Programas do governo para usar a nota do Enem

Todo ano, o Enem junta milhões de estudantes em escolas de todo o Brasil. O motivo da prova ser tão buscada é que o exame é a principal porta de entrada de alunos à faculdade.

Com a nota do Enem, é possível entrar nos três principais programas do governo de incentivo ao Ensino Superior:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): os candidatos usam a nota do Enem para ingressar em diversas universidades públicas do país. É possível concorrer em duas opções de curso.
  • Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): como o próprio nome fala, é um programa de financiamento. Com ele, os estudantes de baixa renda podem cursar uma graduação no ensino superior com ajuda do governo federal. Ao concluir o curso, é necessário devolver esse investimento, mas o valor é dividido em parcelas mensais.
  • Prouni (Programa Universidade Para Todos): é o programa do governo que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para os estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior.

Mas você deve estar pensando: “Não fiz o Enem, e agora?”. Calma que você ainda pode fazer uma faculdade no próximo ano!

+ Saiba mais: Vestibular ou Enem: Saiba qual a melhor opção para você!

É obrigatório fazer o Enem para entrar na faculdade?

Se você não fez o Enem, seja porque perdeu a prova ou simplesmente porque não tinha nenhuma pretensão de realizar o exame, mas deseja fazer um curso de graduação, saiba que é possível sim!

Não é obrigatório fazer o Enem para entrar em uma faculdade, nem mesmo para concluir o Ensino Médio. As universidades, além de aceitarem a nota do Enem como forma de ingresso, realizam vestibulares próprios.

Então nem tudo está perdido. O primeiro passo é escolher a faculdade e o curso que você quer ingressar. Depois é só procurar a universidade e se informar sobre o vestibular daquela instituição.

Cada universidade tem suas próprias regras e requisitos para o processo seletivo; por isso, é sempre bom ficar atento ao edital e conferir cada item. É por meio dele que você fica sabendo a quantidade de vagas, quais cursos disponíveis e o modelo da prova.

+ Leia mais: Entenda se quem não não fez Enem pode fazer o Sisu

Precisa fazer Enem para entrar na faculdade pública?

Nem toda universidade pública usa o Enem como forma de ingresso. Apenas as faculdades que usam só o Sisu para seleção de candidatos que precisam do Enem obrigatoriamente. Do contrário, caso a faculdade tenha outras formas de entrada, o Enem não é obrigatório.

É o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras.

+ Leia mais: 20 universidades federais com vestibular próprio

Precisa fazer Enem para entrar na faculdade particular?

Para a grande maioria das universidades particulares, não é obrigatório fazer o Enem. Praticamente qualquer instituição privada tem o seu vestibular próprio.

A única exigência do Enem seria para se candidatar às bolsas do Prouni. No entanto, muitas dessas faculdades possuem as suas formas exclusivas de entrar nos cursos com bolsas de estudo.

+ Descubra também: Conheça 15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Como funciona um vestibular?

O vestibular nada mais é do que uma prova, um processo seletivo para ingressar no ensino superior. Como foi dito no tópico anterior, cada instituição formula seus próprios critérios, então não há uma regra.

Algumas universidades públicas realizam o vestibular com duas fases, sendo a primeira com questões de múltipla escolha e a segunda com questões abertas mais a redação. É o caso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Já nas instituições privadas, é comum que a prova do vestibular aconteça em uma única fase. Em algumas, o processo seletivo é feito por meio de uma redação, mas também tem aquelas em que a prova é composta por questões de múltipla escolha e é feita em uma única fase.

Além disso, em algumas universidades particulares o vestibular pode ser agendado e online, o que dá mais liberdade para os candidatos. Mas é claro que você precisa ficar atento aos prazos e datas para não perder a oportunidade de ingressar no ensino superior.

Outra opção é o ingresso direto para quem já tem a primeira graduação. Nesses casos é só fazer a matrícula no curso desejado, enviar o histórico e outros documentos exigidos pela faculdade e aguardar o resultado de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição. Mas isso é um privilégio para quem quer fazer a segunda graduação.

Então, para resumir, se você não fez o Enem, ainda tem essas opções:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular agendado;
  • vestibular online;
  • ingresso direto, no caso da segunda graduação.

Basta procurar a instituição que você deseja estudar e se informar sobre esse processo seletivo.

+ Saiba também: Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos

Como se preparar para o vestibular

O primeiro passo é ler o edital da prova para entender o que a universidade vai exigir dos candidatos e se dedicar aos estudos.

É importante também ler e fazer as provas anteriores, e se possível conversar com pessoas que já fizeram o processo seletivo para entender todo o funcionamento do exame.

Como ingressar em universidade é o sonho de muita gente, pode ser que haja um nervosismo ou ansiedade ao fazer a prova.

Mas lembre-se de que isso é normal, por isso a sua preparação também precisa ser focada nesses aspectos. Utilize técnicas que possam te ajudar a diminuir a ansiedade e focar bem em todas as questões.

Antes da prova, durma e alimente-se bem. É fundamental estar com a mente e o corpo relaxados para ler tudo com atenção e mandar bem no processo seletivo.

Como entrar na faculdade sem Enem?

Você já sabe que ter uma faculdade no currículo é a grande chance de conquistar um bom emprego e crescer profissionalmente.

De acordo com uma pesquisa de empregabilidade realizada pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, 82% dos profissionais que fizeram graduação, seja em universidades públicas ou privadas, afirmaram que tiveram melhores salários e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A pesquisa foi feita por um formulário online e contou com a participação de 8.500 alunos e ex-alunos de 194 instituições do país.

Viu só como fazer uma graduação é fundamental para alavancar a carreira profissional?

E não tem jeito, você precisa participar de um processo seletivo para dar início à graduação. Mas antes disso, precisa escolher uma boa universidade para ter uma carreira de sucesso.

Algumas dicas para encontrar a instituição ideal para você:

  • pesquisar se a instituição é bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC);
  • verificar se o corpo docente é formado por professores capacitados e com uma boa formação;
  • ver se a estrutura da faculdade é boa, principalmente se o seu curso exigir a prática em laboratório, como os cursos da área da saúde.

Conheça as universidades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem diversos cursos tanto presenciais quanto EaD:

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.