Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba em que dias serão realizadas as provas do Enem 2018

2 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Você já sabe em quais dias as provas acontecerão e como tudo vai acontecer? Além das datas, é importante ficar atento aos horários e principais assuntos. Acompanhe nossas dicas!

Quais os dias do Enem 2018?

Se sua inscrição, realizada em maio, está de pé e você recebeu sua confirmação, esteja preparado para os dias 04 e 11 de novembro deste ano!

No primeiro dia de provas, que ocorrerá no dia 04 de novembro, você terá das 13h30 às 19h para responder às questões e escrever a redação. No dia 11 de novembro, segundo dia de provas, o ínicio também é às 13h30, mas ele finaliza às 18h30.

Não se atrase!

Em ambos os dias, a abertura dos portões acontece às 12h, horário de Brasília. Mas atenção: neste ano o início do horário de verão será no dia 04. Por isso, para não se atrapalhar e perder a hora, adiante o seu relógio em uma hora no dia 03 de novembro às 23h59.

Os portões serão fechados às 13h, sem nenhum minuto a mais. Não seja um dos atrasados, não corra o risco de perder esse importante exame. Programe-se para chegar com antecedência, sem afobação nem desespero.

Outro ponto muito importante é: você conhece o local da prova? Calcule o tempo que levará para chegar nos dias de prova. Se você não conhece o local, reserve um dia para fazer o percurso e marcar o tempo que precisará no dia da prova. E lembre: as provas são realizadas no domingo, pense no impacto disso no seu trajeto. Haverá trânsito? Se vou de ônibus, a linha funciona também aos domingos? Se vou de carro, terei lugar para estacionar?

O que você deve levar nos dias do Exame?

É muito simples! Leve com você um documento original com foto (RG ou CNH, por exemplo). Não pode ser cópia! Recomendamos levar também o cartão de confirmação de sua inscrição. Para as provas, leve caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

Se preferir, pode levar algum lanche e algo para beber. Dê preferência por alimentos leves e energizantes, e não se esqueça da água! O lanche deverá ficar sobre a carteira, então, não escolha nada extravagante e que tome espaço.

O que acontece nos dias do Enem?

Ainda não sabe a divisão das provas? Anote como serão divididos os dias de Exame:

04/11 – Primeiro dia: Provas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões. Nesse dia você também deverá escrever a redação, com no máximo 30 linhas.

11/11 – Segundo e último dia: Provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, cada uma com 45 testes.

E quando saem os resultados?

Com as provas cada vez mais próximas, inevitavelmente pensar sobre quando sairá o resultado, não é mesmo? Conheça as outras datas do Enem 2018:

  • 14/11/2018 –  Publicação dos gabaritos e cadernos de questões

  • 19/01/2019 – Divulgação dos resultados individuais para os alunos que concluíram ou concluirão o ensino médio em 2018

  • Março de 2019 – Divulgação dos resultados daqueles que prestaram como treineiros

Onde usar as notas do Enem 2018?

Os resultados do Enem podem ser usados no processo seletivo de inúmeras faculdades no país. Além disso, caso cumpra com as exigências dos programas, você poderá usar sua nota no ProUni, Sisu e Fies!

Separamos uma lista com algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, que aceitam a nota do Enem como vestibular e ainda participam dos principais programas de incentivo aos estudos do governo, além de oferecerem financiamentos estudantis próprios. Confira:

Veja também:

Guia rápido do Enem

Faculdades que utilizam o Enem

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Anotou os dias e horários? Agora é só continuar se preparando e arrasar no Enem! Conte nos comentários qual graduação você deseja fazer no próximo ano.


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.