Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba como tentar a isenção da prova do Enem

12 de dezembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O que é a isenção da prova do Enem

O Enem é uma prova criada em 1998 e realizada todo ano pelo Inep, que é ligado ao Ministério da Educação. 

No princípio, o Enem servia para medir a qualidade do ensino médio no Brasil, mas logo na sua segunda edição suas notas passaram a ser usadas para entrar em faculdades ou universidades públicas brasileiras, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

As informações que você precisa ter sobre o Enem são divulgadas no edital que o Inep publica todo ano no seu portal e no Diário Oficial da União. 

Uma dessas informações é sobre a taxa a ser paga para poder participar da prova. O edital para o Enem 2020 ainda não foi publicado, mas o de 2019 dizia que a taxa de inscrição era no valor de R$ 85,00.

O edital informa também os casos em que o candidato terá isenção, isto é, ele não terá de pagar a taxa de inscrição para fazer a prova. Veja abaixo quais são esses casos.

Quem não precisa pagar

Terá no Enem isenção da taxa de inscrição o candidato que:

  • no ano em que for fazer o Enem, estiver cursando o último ano do ensino médio, em escola pública que seja declarada ao Censo Escolar 
  • tenha feito o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e que sua família tenha renda mensal, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio
  • estiver em situação de muita dificuldade econômica porque pertence a família de baixa renda que seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com renda familiar individual de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, tendo o NIS, Número de Identificação Social

Como tentar a isenção do Enem

Se você estiver nessas situações que permitem pedir a isenção Enem, veja como fazer.

Primeiro de tudo, saiba que o pedido de isenção do Enem 2020 deve ser feito antes do período de inscrições.

A data e prazo serão divulgados no edital do Enem 2020, que ainda não foi publicado. O edital de 2019, de 25 de março de 2019, fixou o prazo de 1 a 10 de abril. Portanto, você deve ficar de olho na publicação do edital, a partir de março de 2020.

Quando for publicado o edital Enem 2020, entre na página do Inep e faça seu pedido de isenção preenchendo com atenção os itens ali especificados.

Quando sai o resultado do pedido de isenção Enem 2020

A data de divulgação do resultado dos pedidos de isenção estará definida no edital Enem 2020, ainda não publicado. 

Em 2019, com o edital tendo sido publicado em 25 de março, o resultado dos pedidos de isenção foi fixado para a partir do dia 17 de abril, e foi divulgado on line, na Página do Participante. Assim, para o edital, atenção em março de 2020.

E continue com muita atenção! Mesmo que a sua isenção tenha sido aprovada, isso não quer dizer que você já esteja inscrito no Enem 2020. 

É preciso fazer a sua inscrição, como todos os outros participantes, com a diferença de que você poderá informar que é isento e, diante disso, não terá de pagar. Olho no edital 2020 para não perder o prazo de inscrição!

Há outra informação importante que você deve lembrar: se não comparecer à prova e não se justificar, não poderá pedir a isenção nos anos seguintes.

Se você não foi, é preciso apresentar, inserindo no sistema, atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência.  

Qual a data da prova do Enem 2020

A data da prova do Enem 2020, assim como outras informações sobre o exame, estará definida no edital a ser publicado. O edital de 2019, publicado em março, estabeleceu para aplicação das provas os dias 3 e 10 de novembro. 

Como as datas e prazos têm sido mais ou menos parecidos nos últimos anos, pode-se esperar as provas para início de novembro do próximo ano. 

Onde estudar com a nota do Enem?

Por todo o Brasil, diversas universidades e faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma de selecionar seus alunos. 

Além disso, muitas delas também oferecem descontos, convênios, parcerias e bolsas que podem chegar a 100% do valor da mensalidade, levando em consideração a nota do estudante no Enem.

Separamos algumas dessas instituições para que você comece 2020 já com os planos para o futuro. 

Já sabe qual curso vai fazer? Deixe nos comentários e prepare-se para os estudos no próximo ano! 

Veja também: 

Saiba que horas sai o resultado do Enem e veja sua nota

Descubra qual é a nota de corte do Enem 2019

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.