Veja o que é a isenção do Enem 2020

Vai terminar o ensino médio este ano? Ou já faz muito tempo que você está fora da vida escolar? Chegou a hora de você começar a agir para realizar o sonho de entrar numa faculdade. Saiba aqui sobre a isenção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): o que é, quem pode obtê-la e como solicitar.

A organização do Enem publica no Diário Oficial da União, todos os anos, um edital onde estão as informações sobre o Enem. Uma dessas informações é sobre a taxa de inscrição, seu valor e quem não precisa pagá-la. Sim, algumas pessoas estão isentas de pagamento da inscrição. Saiba agora quem pode pedir a isenção e como fazê-lo. 

Que candidatos não precisam pagar no Enem

A taxa de inscrição em 2019 foi R$ 85,00 e, para 2020, ainda não há a publicação do edital. 

No edital estão também as condições em que o candidato tem de se encaixar para poder solicitar e conseguir obter a isenção. Por isso, é importante que você preste atenção em quando o edital será publicado.

Nos últimos anos as datas dos editais têm sido semelhantes e em 2019 foi 25 de março. Comece a observar entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril para poder ver, na publicação do edital 2020, as datas e os prazos que você terá de seguir.

Saiba desde já que você terá de fazer seu pedido de isenção antes do prazo para inscrição.

E, para poder solicitar a isenção, é preciso que seu caso seja um desses aí abaixo: 

  • Estar no 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública 
  • Ter feito o ensino médio em escola pública, ou em escola da rede privada com bolsa integral, e ser de até um salário mínimo por pessoa a sua renda familiar
  • Estar em má situação econômica e sua família estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico e, por isso, ter o NIS, Número de Identificação Social, com renda familiar individual de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos 

Passo a passo de como pedir isenção do Enem 2020

Se você tem como comprovar  que está numa dessas condições, veja como proceder:

  • Não se esqueça de apresentar seu pedido de isenção antes do prazo de inscrição
  • Acessar a página do Enem e, no cronograma, clicar em “Isenção da taxa de inscrição”. Clicar, depois, em “sistema Enem”, “Isenção Enem 2019”. Inserir seu CPF e data de nascimento. Responder ao desafio das figuras e clicar em enviar
  • .Verificar se você se encaixa num dos quatro casos que garantem isenção. Se se encaixar, clicar em “Li e concordo” e depois em “continuar”
  • Na tela seguinte, conferir se seus dados pessoais apresentados automaticamente pelo sistema. estão corretos. Se não estiverem corretos, telefonar para                  0800 61 61 61. Preencher os dados de endereço e clicar em “continuar”
  • O sistema vai questionar dados para conferir se você se encaixa em uma das situações que dão direito à isenção, como em relação ao Ensino Médio, escola que cursa ou cursou, Número de Identificação Social (NIS), que comprova a inscrição no CadÚnico
  • A tela então pedirá a confirmação das informações. Conferir seus dados. Se estiverem corretos, clicar em “Confirmo meus dados” para avançar. Caso alguma informação esteja errada, clicar em “voltar” e corrigir
  • Na tela “Questionário Socioeconômico”, responder às questões sobre você, sua família e seus estudos, que servirão para informar estatísticas sobre a educação
  • Informar seu telefone e e-mail. Depois, clicar em “continuar”. Criar uma senha, que será usada também para fazer a inscrição no Enem 2020
  • Finalmente, aparecerá a tela “Resumo das informações”. Conferir mais uma vez todos os dados e clicar em “Enviar solicitação”. Concluído o pedido, você não poderá mais alterar os dados ou incluir documento para justificar ausência no Enem 2019 (se for o caso). 
  • Ler as orientações sobre acompanhamento do pedido, resultados, período de recurso e obrigatoriedade de fazer a inscrição em no prazo. Clicar em “Acompanhe sua solicitação”.

Tenha certeza de que já está com todos os documentos que vão servir para provar as suas declarações, e que você deverá juntar na sua página.

No edital do ano passado, os pedidos de isenção foram realizados entre 1 a 10 de abril. Como se pode ver, os prazos não são longos. Logo que for publicado o edital Enem 2020, tome conhecimento das datas e dos passos que terá de dar para conseguir a isenção e  fazer tranquilamente as provas.  

Quando sai o resultado da isenção

No ano passado, os resultados para quem tinha pedido isenção começaram a ser divulgados em 17 de abril. Fique tranquilo, no edital de 2020 você saberá a partir de que dia será possível conferir se sua solicitação foi aprovada. 

Para ver o resultado, basta digitar seus dados no sistema. Se sua isenção não tiver sido aceita, você terá prazo para recorrer, no próprio site do Enem.

A resposta ao recurso sairá dentro do prazo, pois as inscrições devem ser no princípio de maio.

É importante também saber que, mesmo se você tiver obtido a isenção, não estará automaticamente inscrito para as provas. Para realizar o exame, você deverá Inscrever-se no prazo, como os demais candidatos. A diferença é que, ao informar que é isento, nada pagará.  

Data da prova do Enem em 2020

Sempre procure as informações sobre o Enem no edital. Entretanto, antes da publicação do de 2020, o MEC já divulgou que as provas serão feitas em:

  • 11 e 18 de outubro de 2020, as provas digitais, novidade deste ano 
  • 1º e 8 de novembro de 2020, provas tradicionais

Se você tiver sua isenção aprovada, mas não for fazer a prova, deverá se justificar. Se não se justificar, não poderá obter nova isenção. Para justificar-se, junte, no sistema, documento judicial, atestado médico, boletim de ocorrência ou certidão pública.

Onde posso estudar com as notas do Enem?

Agora que você já sabe como pedir a isenção do Enem, que tal se preparar para seu curso superior em 2020? Para isso, separamos para você instituições que aceitam a nota da prova como forma de ingresso e ainda oferecem diversos descontos, convênios, parcerias e bolsas que podem chegar a 100%, de acordo com a nota do exame. 

Já sabe o que pretende cursar em 2020? Deixe nos comentários o que lhe motivou na escolha de seu curso. 

Veja também: 

Descubra como solicitar a isenção do Enem 2020

Como saber se consegui a isenção do Enem?