O Enem vem se consolidando como um dos principais mecanismos de acesso ao ensino superior no Brasil. 

Com a nota do Exame é possível ingressar em faculdades públicas pelo Sisu, conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni, obter financiamento estudantil pelo Fies ou entrar direto em uma faculdade privada e ainda receber desconto na mensalidade!

Diante de tantas possibilidades, é difícil conter a ansiedade para ver logo o resultado do Enem 2019! Afinal, a que horas a nota sai?

Que horas sai a nota do Enem 2019?

O resultado do Enem 2019 deve sair às 10 horas do dia 17 de janeiro de 2020. Essa é uma estimativa, baseada na edição passada do Exame, já que o Inep ainda não anunciou data e horário de divulgação dos resultados individuais do Enem 2019.

Como ver o resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 deve ser consultado pela internet, no site oficial do exame ou no aplicativo.

Para ver sua nota, será necessário informar o número do CPF e senha registrada no momento da inscrição. 

Ao consultar seu boletim de desempenho individual, você verá a pontuação obtida em cada uma das provas que compõem o Exame:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias
  • Redação
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Para saber sua nota média do Enem 2019, basta somar os pontos de cada prova e depois dividir o total por cinco. 

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Quer entrar na faculdade com a nota do Enem 2019? Conheça as opções a seguir!

Sisu

O Sisu é um sistema eletrônico mantido pelo Ministério da Educação, pelo qual universidades públicas de todo o país selecionam os candidatos pela nota do Enem.

Para se inscrever no Sisu 2020, é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do Enem 2019. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do Sisu.

A nota mínima do Enem para conseguir uma vaga no Sisu (nota de corte) varia conforme o curso, podendo chegar a mais de 800 pontos, no caso de graduações mais concorridas, como Medicina e Direito.

ProUni

Quem obteve nota média igual ou maior que 450 no Enem 2019 e não zerou na redação pode se inscrever no ProUni 2020. 

Os candidatos são selecionados para as bolsas pela nota do Enem, ou seja, há notas de corte para cada curso, assim como no Sisu.

Porém, também é preciso atender aos critérios socioeconômicos do programa, como ter feito todo o ensino médio em escola pública e estar dentro dos limites de renda familiar para ter direito às bolsas. As inscrições para o ProUni devem ser feitas no site do programa.

Fies

O Fies oferece diferentes modalidades de financiamento a juros baixos ou zero para cursos presenciais nas faculdades privadas participantes. 

Para se inscrever é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota da redação acima de zero e pontuação geral igual ou maior que 450.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, do mesmo modo que no Sisu e ProUni, e devem atender os limites de renda familiar do programa. As inscrições devem ser feitas no site do Fies.

Ingresso direto em faculdades particulares

Ingresso direto é quando o candidato utiliza a nota do Enem, em vez de prestar o vestibular, para entrar em uma faculdade privada.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, de acordo com o número de vagas em cada turma. Porém, como a concorrência costuma ser bem menor do que no Sisu, ProUni e Fies, fica fácil conseguir uma vaga, mesmo sem ter obtido uma pontuação alta no Enem.

Em geral, tendo obtido uma média a partir de 300 pontos e nota acima de zero na redação, já dá para passar.

A melhor parte é que várias faculdades oferecem bolsas de estudo de até 100% e descontos especiais para quem utiliza a nota do Enem no processo seletivo.

Onde estudar

Conheça agora algumas faculdades autorizadas pelo MEC onde você pode utilizar a nota do Enem 2019 para entrar direto e ainda receber um bolsa de estudo ou desconto.

Essas faculdades já têm mensalidades acessíveis, portanto, com uma bolsa ou desconto, o valor fica baixíssimo. Clique nos links abaixo para obter mais informações:

Veja também:

Saiba todas as datas do Prouni e as faculdades participantes

Veja tudo sobre a lista de espera do Sisu 2019

Depois de saber a que horas deve sair o resultado do Enem 2019, conte para a gente nos comentários: você vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Qual curso quer fazer?