Deseja ser veterinário? Então, confira a nota mínima, a média e a máxima para conseguir uma vaga no curso de Medicina Veterinária. 

É possível usar seu resultado do Enem para participar em 4 processos seletivos: Sisu, ProUni, FIES e Ingresso Direto. Fique por dentro das pontuações necessárias!

Sisu: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a escolha certa para quem deseja cursar Medicina Veterinária em uma universidade pública. 

Esse processo seletivo é grátis, acontece 2 vezes por ano e é bastante concorrido. Para participar, faça o Enem do ano anterior à inscrição e tire uma nota maior que zero na prova de redação.

Além disso, fique ligado nas notas de corte para Medicina Veterinária. O Sisu usa esse sistema para classificar os inscritos e definir os aprovados na chamada regular.

Para aumentar suas chances de ser aprovado de primeira, garanta que sua nota de corte esteja entre as pontuações abaixo:

Disputa de ampla concorrência no Sisu em Medicina Veterinária 

  • Menor nota de corte: 669,24.
  • Nota de corte média: 718,22.
  • Maior nota de corte: 804,87.

ProUni: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Você não tem diploma de ensino superior? Tem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa? Cursou o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada?

Então, pode participar do ProUni. Esse programa concede bolsas de estudos integrais ou parciais aos aprovados no processo seletivo. 

Isso significa poder estudar de graça ou pagar somente meia mensalidade durante toda a graduação em uma faculdade particular. 

Para concorrer a uma dessas bolsas, garanta, no mínimo, 450 pontos na média do Enem e nota maior que zero na prova de redação. Além disso, fique ligado na nota de corte para o curso de Medicina Veterinária.

O ProUni também adota o sistema de nota de corte para classificar os inscritos no processo seletivo do primeiro e do segundo semestres. Confira as pontuações para a disputa de bolsa integral e parcial:

Disputa de ampla concorrência para bolsa integral em Medicina Veterinária

  • Menor nota de corte: 599,28.
  • Nota de corte média: 663,92.
  • Maior nota de corte: 742,10.

Disputa de ampla concorrência para bolsa parcial em Medicina Veterinária

  • Menor nota de corte: 518,06.
  • Nota de corte média: 655,88.
  • Maior nota de corte: 738,96.

FIES: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Se a sua renda familiar é de até 5 salários mínimos por pessoa, você pode se inscrever no FIES para concorrer a um financiamento. 

Inscritos aprovados no FIES podem financiar uma graduação presencial em uma faculdade privada a juros zero ou juros abaixo da média do mercado com um longo prazo para pagamento após a formatura.

Para participar desse processo seletivo, é necessário obter 450 pontos na média do Enem do ano anterior à inscrição e nota superior a zero na redação.

Para aumentar as chances de ser aprovado, garanta que sua nota de corte esteja entre a pontuação abaixo:

  • Menor nota de corte: 534.
  • Nota de corte média: 605.
  • Maior nota de corte: 695.

Ingresso Direto: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Por fim, use seus pontos no Enem para entrar direto no curso de Medicina Veterinária sem fazer novas provas. 

Isso é possível graças ao Ingresso Direto, uma forma de entrada no ensino superior adotada por diversas faculdades particulares.

Para aproveitar essa vantagem, garanta, no mínimo, entre 300 e 450 pontos na média do Enem. Quanto maior a sua nota, maior a chance de ingressar rápido no curso e receber uma bolsa de estudos válida durante a graduação.

Basta se inscrever no site da faculdade, informar que vai usar a nota do Enem e apresentar uma cópia do Boletim de Desempenho Individual no exame. 

Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibilizam essa forma de ingresso:

Veja também:

Descubra quanto ganha um veterinário

Qual a diferença entre Zootecnia e Veterinária?

Agora que já sabe que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina veterinária, conte para a gente: por que você deseja ser veterinário? Comente aqui embaixo!