Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Medicina Veterinária

2 de outubro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quando se pensa em Medicina Veterinária, uma das primeiras lembranças é a do profissional que cuida de animais de estimação em clínicas veterinárias ou pet shops. De fato, este é um dos principais campos de trabalho, mas na prática o médico veterinário pode atuar em mais de 80 atividades diferentes!

Na verdade, grande parte da população é beneficiada pela ação deste profissional. Por exemplo, se você se alimenta com produtos de origem animal, saiba que um médico veterinário trabalhou na inspeção e avaliação desses produtos.

Conheça mais sobre o curso de Medicina Veterinária. Saiba o que se estuda e veja também quais universidades oferecem esta graduação!

Veja também:
+ Quanto ganha um Veterinário? Salário e Áreas de Atuação!

Como é o curso de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária tem duração de cinco anos. Este bacharelado é oferecido somente na modalidade presencial e as turmas podem ser de tempo integral ou parcial. Mesmo quem opta por um turno matutino, por exemplo, deve se preparar para um grande volume de estudos, trabalhos e atividades práticas.

Na base do curso estão as matérias de Saúde. Se na Medicina humana o objeto de estudos é um só – o ser humano – na Medicina Veterinária são estudadas várias espécies. O aluno aprende sobre a anatomia, o funcionamento do corpo e a saúde de diferentes tipos de aves, peixes e mamíferos de todos os portes.

O curso oferece várias atividades práticas, que podem ser feitas em laboratórios, clínicas e até nos hospitais veterinários vinculados à universidade. Com a supervisão dos professores, os alunos realizam procedimentos como exames, consultas e pequenas cirurgias.

Por isso, além de gostar de animais é preciso estar preparado para a prática profissional –saber que sua atividade será também lidar com os animais quando eles estão doentes e sofrendo. Uma oportunidade para entender o dia a dia do veterinário são os estágios, que podem ser realizados em clínicas, laboratórios, hospitais veterinários, indústrias e outras áreas.

Veja também:

+ Melhores Faculdades de Medicina Veterinária

O que se estuda no curso de Medicina Veterinária

O currículo dos cursos de Medicina Veterinária pode variar de acordo com cada universidade. Dependendo da região, a faculdade pode enfatizar os conteúdos que sejam importantes para atender às necessidades locais. Confira alguns exemplos de disciplinas comuns dos cursos de Medicina Veterinária:

  • •Anatomia
  • Anestesiologia
  • Animais Silvestres
  • Biologia
  • Fisiologia
  • Genética
  • Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal
  • Microbiologia e Imunologia
  • Nutrição Animal
  • Obstetrícia
  • Parasitologia
  • Técnica Cirúrgica

Muitas universidades exigem que o estudante realize um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Onde o médico veterinário pode atuar

Depois de formado, o médico veterinário tem à disposição mais de 80 áreas de atuação profissional para escolher. Confira algumas delas:

  • Clínicas: aqui o veterinário presta atendimento a animais de estimação, aplicando vacinas, administrando medicamentos e realizando cirurgias de baixa complexidade.
  • Laboratórios: realiza pesquisas na área de biotecnologia e genética, análises clínicas e diagnóstico por imagem.
  • Atendimento a animais de grande porte: atende em fazendas que criam bovinos e equinos, trabalha em clínicas especializadas em cirurgias e tratamento desses animais.
  • Espaços reservados a animais: presta atendimento a animais de zoológicos, parques, reservas, centro de triagens de animais selvagens e organizações não governamentais que cuidam de espécies ameaçadas.
  • Indústria: atua em equipes que produzem alimentos e medicamentos para uso animal.
  • Saúde pública: faz inspeção e fiscalização em agroindústria de alimentos de origem animal.
  • Responsabilidade técnica: o médico veterinário pode atuar como responsável técnico em espaços como canis, matadouros, frigoríficos, laticínios, laboratórios de embriões, produção de aves, produção de ovos para vacinas e medicamentos, etc.

Mas lembre-se: a profissão de médico veterinário é regulamentada. Por isso, para exercê-la é preciso ter o diploma emitido por uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e também estar registrado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu estado.

Qual a diferença entre Medicina Veterinária e Zootecnia?

Os profissionais formados em Medicina Veterinária e Zootecnia lidam diretamente com os animais. Tanto que o conteúdo dos dois cursos chegam a ter disciplinas semelhantes. Mas na prática, qual é a diferença entre as duas profissões?

A Medicina Veterinária é responsável pelo cuidado com a saúde dos animais. Seu trabalho envolve diagnóstico, vacinação, acompanhamento, tratamentos e até cirurgias.  Já a Zootecnia envolve os cuidados durante a criação do animal. Trata do melhoramento genético, alimentação, higiene, vacinas, meio ambiente e bem estar, com o objetivo de obter produtos de origem animal com alta qualidade.

Dependendo do setor de atuação, os dois profissionais podem trabalhar em parceria. Por exemplo, se um bovino de um rebanho tem um problema de saúde, é o médico veterinário que irá tratá-lo. Já o zootecnista está apto a indicar uma ração especial para que aquele bovino alcance um alto nível de produtividade.

Quais faculdades oferecem o curso de Medicina Veterinária

Mais de 200 instituições em todo o Brasil estão autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina Veterinária. Esta graduação está disponível apenas na modalidade presencial. Confira algumas universidades públicas e privadas que oferecem o curso:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Melhores faculdades de Medicina Veterinária

E então, ficou interessado em fazer o curso de Medicina Veterinária? Compartilhe suas ideias com a gente!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.