Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Que nota preciso tirar pra passar no Encceja? Entenda!

9 de janeiro de 2020
Que nota preciso tirar pra passar no Encceja? Entenda!
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) para que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na época adequada possam receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Embora o exame seja aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), tanto a emissão do certificado quanto a declaração de proficiência são realizadas pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais parceiros do Encceja.

Acompanhe este artigo para saber que nota precisa tirar para passar no Encceja e conheça boas faculdades onde estudar após conseguir o certificado.

Quem pode participar do Encceja?

Pode se inscrever no Encceja os jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior que ainda não tenham concluído o ensino fundamental ou médio.

Além disso, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Idade mínima de 15 anos completos na data do exame, para quem pretende obter a certificação do ensino fundamental.
  • Idade mínima de 18 anos completos na data do exame, para quem pretende obter a certificação do ensino médio.
  • Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).


Que nota preciso tirar para passar no Encceja?

Questões de vocabulário: impresso ou imprimido?

A nota do Encceja é calculada de acordo com o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que significa que cada questão tem um grau diferente de dificuldade. Assim, a média não é proporcional ao número de acertos do candidato.

Para passar no Encceja, ou seja, para conseguir a certificação, o participante deve:

  • Atingir a nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento do exame.
  • Alcançar nota igual ou superior a 5 pontos na prova de Redação.

É necessário alcançar a nota mínima em todas as provas para obter o Certificado de Conclusão.

O que acontece se eu não passar em todas as provas do Encceja?

O participante que não consegue a nota mínima em alguma prova não irá conseguir o seu Certificado de Conclusão. No entanto, ele irá obter uma declaração parcial de proficiência nas disciplinas em que for aprovado.

Quando sai o resultado do Encceja?

A edição de 2023 do Encceja terá seu resultado divulgado no dia 22 de dezembro, segundo o edital.

5 passos para ir bem no Encceja

Sabemos que a prova do Encceja é bastante importante para milhares de estudantes, por isso fizemos uma lista com 5 passos para ir bem nesta prova e ficar mais próximo do certificado de formação. 

Veja:

1. Crie um cronograma de estudo: você precisa ter uma programação do que vai estudar a cada dia e principalmente quanto tempo do seu dia será disponibilizado para isto. Uma boa dica é procurar arquivos em PDF e aulas em vídeo relacionadas aos assuntos que vão está no Encceja. 

2. Estude os principais conteúdos: pegue as provas anteriores e veja os assuntos que mais caíram nessas edições e os estude. Não adianta querer decorar tudo ou ter todos os assuntos na cabeça, isso pode lhe confundir na hora da prova e você só precisa de 50% de acertos para obter o seu certificado.

3. Resolva as provas anteriores do Encceja: faça simulados com as provas das edições anteriores do Encceja: determine um horário, início e fim, controle seu tempo e veja quanto você iria obter nesse teste. Essas provas ficam disponíveis no site oficial do Inep e você ainda pode pegar o gabarito para corrigir.

4. Planeje-se para o dia da prova: vá ao local da prova dias antes, preferencialmente no horário que você sairá para ir realizá-la e com o meio de transporte que será utilizado no dia, pois assim você verifica se há riscos de ter algum engarrafamento e quanto tempo você leva para chegar no local.

5. Descanse antes da prova: não queira utilizar o dia anterior a prova para estudar ou revisar, pois isso pode lhe confundir e deixar inseguro. Aproveite para caminhar, ficar com amigos e familiares e relaxar! 

Como pegar o certificado do Encceja?

No ato de inscrição, o Inep apresenta ao candidato uma lista de instituições parceiras do exame. Assim, o participante escolhe qual instituição emitirá o seu certificado, caso alcance a pontuação necessária nas provas.

Fica a cargo da instituição escolhida a emissão da Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou da Declaração Parcial de Proficiência. 

Onde estudar após fazer o Encceja?

Sabemos que quem faz uma graduação tem maior chance de conquistar boas posições e bons salários no mercado de trabalho. Além disso, pessoas com diploma universitário também correm menos risco de desemprego durante períodos de crise econômica.

Dessa maneira, a certificação do Encceja deve ser o primeiro passo para quem quer retomar os estudos e alçar voos maiores para direção e entrada em uma boa faculdade.

Selecionamos algumas instituições, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, onde você pode ingressar com o seu certificado de conclusão do ensino médio. Conheça:

As faculdades listadas acima oferecem vantagens financeiras como bolsas de estudo, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia para quem quer conseguir o diploma de ensino superior.

Veja também:
+ As 10 maiores faculdades do Brasil
+Conheça quais são as faculdades mais baratas do Brasil

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.