Achar uma faculdade barata é uma das primeiras preocupações de quem vai cursar o ensino superior na rede privada e tem o orçamento apertado (realidade de boa parte dos estudantes brasileiros!).

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa para saber quais são as instituições que oferecem mensalidades mais baixas. Confira!

Quais são as faculdades mais baratas?

Para descobrir qual a faculdade mais barata, tomamos como referência o valor da mensalidade do curso de Administração na modalidade presencial.

Escolhemos Administração como referência por se tratar do curso com maior número de alunos matriculados no Brasil, de acordo com dados mais recentes do Censo da Educação Superior.

Segue a lista das faculdades mais baratas, de acordo com o critério de análise explicado:

É importante deixar claro que o preço de um curso pode variar em uma mesma instituição de ensino, de acordo com a unidade e turno escolhidos.

Qual a faculdade mais barata de Medicina?

O curso de Medicina mais barato do Brasil na atualidade é o da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), localizada em Salvador (BA). O valor médio da mensalidade de Medicina na EBMSP é R$ 4.822.

Como a faculdade de Medicina é o sonho de muitos estudantes e também sinônimo de mensalidades caras, fizemos uma pesquisa à parte para essa mensalidade.

Faculdades baratas a distância

Os cursos a distância são uma boa opção para quem busca flexibilidade de horários e ainda costumam ter mensalidades mais baratas que os presenciais.

Lembrando que é fundamental verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC antes de iniciar o curso, pois só assim você garante um diploma válido para exercer a profissão depois da formatura.

Conheça a seguir as 10 faculdades mais baratas para cursos EAD, também tomando como base a mensalidade de Administração:

Onde estudar pagando menos

Trouxemos para você uma pequena lista de boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde dá para estudar pagando menos. Como assim?

Acontece que essas faculdades oferecem a seus alunos diferentes opções para reduzir o valor das mensalidades, como programas próprios de bolsas de estudo, descontos especiais e crédito educativo sem burocracia.

Em alguns casos, a bolsa de estudos pode cobrir até 100% do valor da mensalidade. Porém, mesmo com um percentual menor de desconto, o alívio no bolso já faz muita diferença.

As principais formas de conseguir bolsas de estudos são: utilizando a nota do Enem (ingresso direto) ou tendo um bom desempenho nos vestibulares próprios dessas instituições, mas também há outras possibilidades.

Já os descontos podem ser oferecidos por meio de convênios com empresas e associações, pela pontualidade no pagamento ou para estudar em um turno específico (manhã, por exemplo).

O crédito educativo, por sua vez, permite que o aluno financie uma parte do valor das mensalidades (em geral até 70%) a juros, para começar a quitar o montante só depois de se formar.

Essa é uma boa opção para quem visa um curso mais caro, como Odontologia ou Medicina, por exemplo.

Vale dizer que essas facilidades (bolsas, descontos e financiamento) servem para cursos presenciais e a distância (EAD).

Confira agora a lista e clique nos links para obter mais informações:

Veja também:

Faculdades que duram menos tempo

Conheça as faculdades que mais dão dinheiro

Agora que você já conferiu quais são as faculdades mais baratas e opções para estudar por um preço mais em conta, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?