Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

18 de janeiro de 2022
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa governamental de inclusão educacional. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, o Projeto tem como objetivo ajudar os estudantes brasileiros de baixa renda a ingressar no curso superior em faculdades particulares. Para isso, oferece bolsas integrais ou parciais aos candidatos que tiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

tudo sobre o prouni

De acordo com a pontuação obtida no Enem e com a renda familiar, o estudante pode conseguir uma bolsa parcial de até 50% da mensalidade ou uma bolsa integral, de 100%, com todas as mensalidades custeadas pelo governo.

As bolsas são oferecidas em instituições de ensino aprovadas pelo MEC e que aderirem ao programa. A bolsa, seja ela parcial ou integral, é válido durante todo o curso, desde que o estudante mantenha um bom desempenho na faculdade e cumpra com os critérios definidos pelo programa.

Veja também:
+
Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!
+ Acompanhamento da Inscrição do Prouni: Confira como fazer!
+ Qual é a diferença entre o Prouni e a Quero Bolsa?

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Prouni, o candidato deve cumprir os seguintes critérios:

tudo sobre o prouni

  • Ter feito a última edição do Enem e completar uma pontuação mínima de 450 pontos na prova, além de não ter zerado na redação;
  • Ter cursado o Ensino Básico na rede pública de ensino ou com bolsa de estudo integral em escola particular. O candidato deve comprovar a condição de bolsista no ato da matrícula, na universidade;
  • Como se destina a alunos que não podem pagar conforme mensalidades do curso, é preciso corresponder ao perfil socioeconômico exigido. Para se candidatar a uma bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, o candidato deve ter uma renda familiar de até 3 índices relativos. O Prouni também reserva algumas vagas para candidatos cotistas;
  • Ser professor de escola pública . Nesse caso, não é preciso comprovar a renda familiar, mas o candidato deve integrar o quadro permanente de professores de uma instituição de ensino. Ter participado da última edição do Enem e concluir a nota mínima exigida também se aplicam aos professores candidatos, que cursar uma bolsa para cursos de licenciatura;
  • Pessoas com deficiência também podem obter bolsas do Prouni. Mas é necessário apresentar, durante a matrícula na faculdade, documentos que comprovem a situação do aluno, junto com os demais documentos pessoais e o perfil socioeconômico.
  • A partir de 2022.2, estudantes não bolsistas de escolas particulares também poderão concorrer às bolsas, desde que atendam aos critérios socioeconômicos.

+ Mudança no Prouni: Bolsonaro libero acesso a estudantes de escolas particulares

Posso complementar a bolsa parcial do Prouni com o FIES?

Caso o candidato conquiste uma bolsa parcial do Prouni mas não tenha condições de pagar a outra metade, ele pode contar com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para isso, o estudante também precisa se inscrever no FIES e conferir se a instituição de ensino está inscrita nesse programa.

Saiba mais: Descubra como funciona o FIES

Veja também:

+ Bolsa de Estudo: Entenda o que é e como conseguir uma!

Como se inscrever no Prouni?

O Prouni abre inscrições semestralmente, mas as bolsas são oferecidas de acordo com as vagas disponíveis nas instituições de ensino participantes.

A inscrição no Prouni é feita de forma totalmente on-line, no site oficial do programa. Basta acessar a página de inscrição no período definido no cronograma oficial da edição e efetuar o cadastro de participante. Mas, fique atento ao edital e não deixe para a última hora, pois o prazo para as inscrições é bastante apertado.

Caso você não tenha acesso à internet em sua casa, você poderá realizar a inscrição de alguma instituição participante do programa. O MEC estipulou que todas as faculdades do Prouni ofereçam acesso gratuito à internet, para todas as pessoas que desejam se inscrever no programa. É mais uma forma de democratizar o acesso à educação.

Durante a inscrição, tenha em mãos o seu CPF e o número de inscrição da última edição do Enem. Também serão solicitadas informações do grupo familiar e dados socioeconômicos.

Se você é fã de aplicativos, acompanhe todo o processo do Prouni pelo seu celular. Basta baixar o aplicativo oficial do Prouni. Com ele, além de acompanhamento cada etapa do programa, você pode encontrar vagas por curso, local e instituição, além de ter acesso a recursos como simulação da nota de corte e alerta para dados importantes.

Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

O que é a nota de corte do Prouni?

tudo sobre o prouniAlém da pontuação mínima de 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado na redação, para conquistar uma bolsa do Prouni é necessário atingir a nota de corte, ou seja, a nota mínima necessária para cada curso e instituição de ensino.

A nota de corte muda todo ano e varia de acordo com a concorrência para cada faculdade. É uma relação de oferta e demanda. Isto é, se muitos candidatos procurarem por um curso específico, a demanda por ele será maior. Mas se uma oferta de vagas para esse curso para baixa, consequentemente a nota de corte será maior. A nota de corte por curso também difere entre as instituições de ensino.

Apesar de variar a cada ano, uma nota de corte costuma ser bastante próxima da última edição, o que ajuda os candidatos a terem uma noção sobre a possibilidade de conquistarem uma bolsa em um curso específico.

Veja aqui quais são as notas de corte do ProUni 2021

Como saber o resultado do Prouni?

Depois de finalizado o período de inscrições, o Prouni inicia o processo de classificação de candidatos, acordo com a pontuação obtida no Enem. Os candidatos com maiores notas vão sendo chamados para realizarem a matrícula no curso e instituições escolhidos.

Quem para selecionado para a primeira opção, não pode mais concorrer à segunda, pois essa é apenas para aqueles que não atingirem pontuação escolhida para a primeira opção escolhida. Após a primeira chamada, outros candidatos chamados para as vagas remanescentes.

Caso um candidato também não seja selecionado na segunda chamada, ele pode manifestar interesse nas vagas remanescentes e ficar na lista de espera do Prouni.

Acesse aqui para saber mais sobre as vagas remanescentes .

Para conferir o resultado, o candidato deverá acessar o site do programa ou entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual se inscreve. Também é possível telefonar para o número 0800-61-61-61.

E se houver empate?

Se dois ou mais candidatos tirarem a mesma pontuação no Enem, o desempate seguir os seguintes critérios, na ordem apresentada:

  1. Maior nota na Redação; 
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; 
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;         
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;       
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

E depois do resultado? Como garantir a bolsa do Prouni?

tudo sobre o prouniApós a divulgação dos resultados, o candidato contemplado com uma bolsa parcial ou integral deve se dirigir, no prazo determinado, diretamente à universidade determinada.

Na própria instituição de ensino, o aluno deve apresentar uma documentação exigida e fetuar a sua matrícula. As faculdades participantes possuem um coordenador específico para tratar das bolsas do Prouni e auxiliar o estudante em todo o processo.

É possível perder na bolsa do Prouni?

Caso não faça sua matrícula dentro do prazo determinado, o candidato deverá perder a sua bolsa do Prouni, que será concedido a algum candidato da lista de espera.

Depois de matriculado, o aluno terá sua falha válida durante todo o curso. Mas deve se atentar para não perdê-la.

Durante o curso, o estudante perderá sua bolsa do Prouni se:

  • Abandonar o semestre;
  • Afastamento não justificado;
  • Tiver um aproveitamento acadêmico inferior a 75%;
  • Não pagamento das mensalidades não cobertas pela bolsa parcial

Quais faculdades aceitam o Prouni?

Em cada edição do Prouni, ou seja, semestralmente, milhares de faculdades cadastram suas vagas no programa. E todas elas oferecem ensino de qualidade, pois devem ser aprovadas pelo MEC para participarem do Prouni.

Conheça algumas delas:

Além das bolsas do Prouni, essas que indicamos acima também participam do FIES e possuem outros programas de bolsas de estudo. 

Leia também:

+ Tudo sobre o Prouni

+ Tudo sobre o Sisu

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.