Escrever uma boa redação é critério fundamental para ser aprovado em uma universidade. Tanto o Enem quanto os vestibulares tradicionais exigem que o candidato escreva um texto, na maioria das vezes, dissertativo-argumentativo, desenvolvendo o tema proposto e oferecendo uma solução para a problemática apresentada.

Embora muitos alunos fiquem inseguros no momento da prova, a redação não é nenhum bicho de sete cabeças: o segredo é manter-se sempre bem informado, ler bastante e organizar as informações de acordo com as normas gramaticais, cuidando para não fugir do tema.

Preparamos este artigo para ajudar você a produzir um texto coerente e coeso. Assim, mostraremos o passo a passo de como fazer uma redação nota 1000 e passar em qualquer processo seletivo! Confira.

Redação: gêneros de texto

É importante conhecer o tipo de redação você deverá escrever. As universidades podem solicitar diversos gêneros textuais nas provas de redação, desde artigo jornalístico até cartas. Contudo, os mais comuns são:

  • Redação argumentativa: tem como objetivo convencer o leitor de nossas propostas, ideias e pontos de vista através da apresentação de argumentos.
  • Redação dissertativa: tem o objetivo de expor uma opinião sobre determinado tema.
  • Redação dissertativa-argumentativa: tem o objetivo de explicar o tema proposto apresentando pontos de vista embasados em argumentos, podendo ou não apresentar uma solução no final.

Neste artigo, focaremos na produção de uma redação dissertativa-argumentativa, o modelo mais adotado pelas instituições superiores e pelo Enem.

Como fazer uma redação: passo a passo

Para fazer uma boa redação, você deve entender como é a estrutura do texto. Ele deve ser dividido da seguinte maneira:

1. Introdução

É a apresentação do assunto que será tratado na redação. A introdução deve ser ampla e abrangente, mostrando ao leitor as principais ideias que você defenderá ao longo do texto.

Lembre-se: a introdução não deve ser longa. O ideal é introduzir a temática em um único parágrafo.

2. Desenvolvimento

Aqui é o momento de desenvolver o tema, apresentando argumentos e contra-argumentos convincentes (os prós e os contras), de preferência com base em fatos e dados. O desenvolvimento não deve ultrapassar cinco parágrafos — o ideal é que isso seja feito em apenas três.

3. Conclusão

Em um último parágrafo, você deve amarrar todas as ideias expostas no texto, apresentando uma solução criativa e realista para o problema abordado. 

Dicas para fazer uma boa redação

Veja quais são os pontos nos quais você deve focar para escrever uma redação nota 1000:

Atenção ao tema

Antes de escrever o texto, você deve refletir sobre quais informações possui sobre o tema. Vale a pena enumerar os principais pontos sobre o assunto em tópicos no rascunho, procurando responder às perguntas: o quê, como, por que, quando e onde.

Procure sempre manter-se dentro do tema. Textos que abordam assuntos fora do que foi pedido perdem pontos e podem ser desclassificados.

Organize o rascunho

Uma vez que você tenha elaborado os pontos, é hora de organizar os parágrafos do desenvolvimento. Para que o texto se mantenha coeso e as ideias não fiquem soltas, você deve utilizar conectivos, como “assim”, “no entanto”, “entretanto”, “ademais”, “dessa forma”, “porém”, “mas”, entre outros.

Leia o que você escreveu

Antes de escrever a redação final e entregar a prova, leia com calma o que você escreveu. Essa revisão é importante para identificar possíveis erros de pontuação, concordância, redundância e melhorar o que foi escrito.

A redação do Enem

A redação do Enem vale 1.000 pontos e essa nota é dividida em cinco partes, que vão de 0 a 200 pontos, e cada quesito é avaliado de acordo com os seguintes critérios:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para atingir a nota máxima, o candidato deve apresentar excelente domínio de cada uma das competências.

Já a nota zero pode acontecer quando o participante comete alguns dos seguintes deslizes:

  • Fugir totalmente do tema.
  • Não desenvolver o texto de acordo com o gênero textual proposto.
  • Desrespeitar os direitos humanos.
  • Escrever sete linhas ou menos.
  • Copiar os textos motivadores.
  • Usar xingamentos ou outras formas propositais de anulação.
  • Apresentar partes deliberadamente desconectadas do tema (receitas de bolo, letras de música, poesias, etc.)
  • Entregar a folha de redação em branco, mesmo que tenha desenvolvido o texto no rascunho do caderno de prova.

A prova é corrigida manualmente por, pelo menos, dois avaliadores que não têm contato entre si e não sabem quem é o candidato.

Onde estudar com a nota da redação do Enem

Com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas e privadas por meio de programas governamentais como Sisu, ProUni e FIES e através do sistema de ingresso direto, no qual o aluno utiliza a nota do exame para se matricular na graduação sem passar pelo vestibular.

E a pontuação obtida na redação pode ajudar você nisso: para participar de qualquer processo seletivo, é necessário alcançar nota acima zero na prova de redação.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota no Enem. Conheça:

Nas faculdades listadas acima é possível conseguir diversos benefícios financeiros, como bolsas de estudo, convênios, descontos na mensalidade e financiamento sem burocracia.

Veja também:

Confira 10 dicas para arrasar na redação do vestibular

Exemplos de redação

Agora que você viu o passo a passo para fazer uma boa redação, conte para a gente: qual curso você pretende fazer na faculdade? Responda nos comentários!