Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Quais são os esportes mais praticados do mundo?

11 de janeiro de 2024
Na imagem, em cima de um gramado diversos equipamentos esportivos estão espalhados em um círculo pelo chão, entre eles bolas, tênis, raquetes, tacos, luvas, etc.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O esporte, em suas variadas formas, é muito mais do que um mero passatempo ou atividade física; é um fenômeno global que transcende barreiras culturais, linguísticas e geográficas, unindo pessoas de todas as idades e origens.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

No coração deste fenômeno estão os esportes mais populares do mundo, cada um com sua história única, conjunto de regras e base de fãs apaixonados.

Este texto explora os esportes mais praticados globalmente, analisando não apenas suas regras e modos de jogo, mas também seu impacto cultural e social, os níveis de audiência que atraem e como influenciam tanto atletas quanto espectadores.

Veja mais:
+ Quais são as categorias do Prêmio Nobel? Conheça cada uma!

+ Como saber qual é a profissão ideal para mim?


Esportes mais populares do mundo

Os esportes mais praticados no mundo refletem uma variedade de interesses e habilidades. Aqui estão alguns dos mais populares, juntamente com uma breve descrição de cada um (lembrando que não estão na ordem de maior prática ou reconhecimento):

Futebol (Soccer)

Este é indiscutivelmente o esporte mais popular do mundo, jogado em praticamente todos os países. O jogo envolve duas equipes de onze jogadores cada, cujo objetivo é marcar gols chutando uma bola em uma rede adversária. É conhecido por sua simplicidade e a paixão que desperta em seus fãs.

Críquete

Muito popular em países como Índia, Paquistão, Austrália e Reino Unido, o críquete é um jogo jogado com um bastão e uma bola. Duas equipes, cada uma com onze jogadores, se revezam para bater e lançar a bola. O objetivo é marcar o maior número de corridas possível.

Basquete

Inventado nos Estados Unidos, este jogo é jogado por duas equipes de cinco jogadores cada, que tentam marcar pontos atirando uma bola através de um aro elevado. É conhecido por seu ritmo rápido e por exigir uma combinação de habilidade, agilidade e altura.

Tênis

Este é um esporte de raquete jogado individualmente (singles) ou em duplas, onde o objetivo é acertar a bola de modo que o adversário não consiga fazer um retorno válido. É um jogo de habilidade, resistência e estratégia, jogado em várias superfícies como grama, argila e piso duro.

Voleibol

Popular em todo o mundo, é jogado por duas equipes de seis jogadores, separadas por uma rede. O objetivo é enviar a bola por cima da rede para o campo adversário de tal forma que o adversário não consiga devolvê-la. É conhecido pela sua natureza cooperativa e jogadas aéreas.

Tênis de Mesa

Na imagem, temos uma base de madeira representando uma mesa de tênis de mesa, tradicionalmente chamado de ping-pong. Sobre ela, estão duas raquetes de tênis de mesa e as bolinhas utilizadas no jogo. Ao fundo, vemos a rede que divide a mesa.

Conhecido também como pingue-pongue, é um esporte de raquete rápido e tático, jogado em uma mesa dividida por uma rede. Os jogadores devem rebater uma bola leve de volta para o lado do adversário. É valorizado por sua acessibilidade e apelo universal.

Golfe

Este é um esporte de precisão e habilidade, onde os jogadores usam vários tacos para acertar uma bola em uma série de buracos em um campo de golfe, usando o menor número de tacadas possível. É único por ser jogado em extensos campos ao ar livre e por não ter um layout padronizado.

Rúgbi

Semelhante ao futebol americano, é jogado por duas equipes que tentam marcar pontos carregando, chutando ou passando uma bola oval para a zona de in-goal do adversário. É conhecido por seu jogo físico e tático.

Esses esportes são apreciados por milhões de pessoas, tanto na prática quanto como espectadores, e têm um papel significativo em diversas culturas ao redor do mundo.

Sobre o impacto do esporte

O futebol, por exemplo, não é apenas o esporte mais popular do mundo em termos de número de fãs, mas também uma poderosa força cultural que pode influenciar identidades nacionais e internacionais.

Os níveis de audiência para eventos como a Copa do Mundo da FIFA são um testemunho de seu alcance global e do fervor apaixonado que desperta.

Por outro lado, esportes como basquete e críquete, embora possam não ter o mesmo alcance global uniforme, são incrivelmente populares em regiões específicas e possuem ligas e torneios que atraem milhões de espectadores ao redor do mundo.

Além do aspecto de entretenimento, o esporte tem um impacto profundo na vida dos atletas e espectadores. Para os atletas, ele oferece uma via para a realização pessoal, desenvolvimento de habilidades e, em muitos casos, sucesso e reconhecimento global.

Para os espectadores, os esportes oferecem uma fonte de comunidade, um escape emocional e um sentido de pertencimento a algo maior do que eles mesmos. Esta conexão entre o esporte e seus seguidores é um poderoso testemunho de sua capacidade de inspirar, unir e emocionar.

Onde estudar para me especializar em um esporte?

Se você é aficionado por esporte, gostaria de aprender mais sobre eles, se especializar e até se tornar um atleta, massem deixar os estudos de lado, trouxemos algumas opções de instituições que são parceiras do Mundo Vestibular e contam com excelentes cursos e condições para você iniciar os estudos:

Veja também:
+ Tipos de inteligência: Conheça quais e como são

+ 5 profissões para quem quer trabalhar com pessoas

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.