Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Inscrições Enem: Brasileiro naturalizado x brasileiro nato

Inscrições Enem: brasileiro naturalizado X brasileiro nato

Dentro da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das primeiras abas, há um questionamento sobre a nacionalidade do participante. O que costuma gerar algumas dúvidas em quem está se inscrevendo é a diferença entre brasileiro naturalizado e brasileiro nato.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste material, vamos te explicar sobre as diferenças entre as opções disponíveis de nacionalidade para selecionar na inscrição do Enem, e qual é cada uma delas. Assim, você já sabe como seguir com a inscrição sem problemas!

Veja também:
+ Inscrição Enem: saiba tudo sobre como se inscrever no exame


Qual a diferença de brasileiro nato e naturalizado?

Para começar, vamos entender o que está previsto em lei para caracterizar um brasileiro naturalizado, e um brasileiro nato. Vamos lá:

Brasileiro naturalizado

O brasileiro naturalizado é aquele que não nasceu no território nacional, nem possui pais brasileiros tendo nascido no exterior, porém vive no Brasil há um determinado tempo – dependendo dos critérios previstos em lei.

Veja o que diz o site do Ministério das Relações Interiores sobre os brasileiros naturalizados:

“De acordo com o artigo 12, inciso II, da Constituição Federal, são brasileiros naturalizados:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão n.º 3, de 1994).”

Ou seja, todos os que têm a língua portuguesa como língua materna (portugueses, angolanos, moçambicanos, etc.) e residam no Brasil há ao menos um ano seguido, sem passagem criminal, podem pedir a nacionalidade.

Já estrangeiros de outras nacionalidades que vivam no Brasil há pelo menos 15 anos seguidos e não possuam ficha criminal, podem também solicitar a naturalização brasileira.

Brasileiro nato

Segundo a Constituição Brasileira, é considerado brasileiro nato quem:

“Art. 12. São brasileiros:

I – natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; ”     

Importante citar que no tópico ‘a’, está descrito que se o indivíduo nasceu no Brasil, ele é considerado brasileiro nato, mesmo tendo pais estrangeiros. Este critério é territorial.

Nos dois outros tópicos, ‘b’ e ‘c’, a condição é por critério sanguíneo, que será válido:

  • se algum dos pais estiver a serviço da República Federativa do Brasil no país estrangeiro quando ocorrer o nascimento;
  • no caso de nenhum dos pais estar a serviço do Brasil, será considerado brasileiro nato se a pessoa for registrada em repartição brasileira no exterior ou que a criança venha a residir no Brasil e opte pela nacionalização, desde que ela seja maior de idade na época do pedido.

Entendido?

Sobre o formulário do Enem

No caso do formulário do Enem, as opções de nacionalidade que aparecem são:

  • Brasileiro, que como vimos, seria o brasileiro nato;
  • Brasileiro (a) Naturalizado (a);
  • Brasileiro (a) nato (a) nascido (a) no exterior;
  • E estrangeiros, que também podem se inscrever no exame.
Inscrições Enem: brasileiro naturalizado x brasileiro nato

No caso do brasileiro nato nascido no exterior, é o que se encaixa nos tópicos ‘b’ e ‘c’, descritos na constituição.

Sendo assim, se você nasceu dentro do território nacional, fique tranquilo, e pode assinalar a opção de “brasileiro”, sendo um brasileiro (a) nato (a), ok?

Veja também:
+Edital do Enem 2023: confira todo o documento


Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

Após fazer o exame, seu resultado deve sair no começo do ano seguinte à prova, conforme é previsto pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dessas formas, é possível ingressar diretamente com a nota do Enem na faculdade, apresentando seus resultados na instituição. É preciso encontrar uma faculdade reconhecida pelo MEC bem avaliada, e que tenha boas opções para seu ingresso, como pro exemplo, descontos nas mensalidades.

Separamos a seguir algumas instituições de ensino (IES) parceiras, com excelentes condições para você iniciar sua graduação com a nota do Enem:

Exemplos de Linkagem:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.