Faculdade de Programação de Jogos: Confira mais sobre a Carreira em Games

O Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo e a previsão é de que o mercado nacional de games movimente R$ 4 bilhões até 2016 (dados da consultoria PricewaterhouseCoopers). Se você curte games e ainda não decidiu qual profissão seguir, vale a pena considerar entrar nesse mercado promissor.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Vamos te apresentar algumas opções interessantes de cursos voltados para jogos e suas produção e desenvolvimento! Veja as oportunidades e as áreas de atuação para quem deseja atuar com games!
Melhores Cursos de Games
A maioria dos cursos superiores voltados ao design e desenvolvimento de games no Brasil forma tecnólogos. São 47 cursos de graduação tecnológica em atividade registrados no MEC.
O curso de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) é considerado a melhor graduação tecnológica pelo MEC, com nota 5. Outras faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Games são:
A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), oferece um curso sequencial de Modelagem Gráfica e Jogos de Computador e o único curso de bacharelado nessa área registrado no MEC é o Curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi.
Embora um curso de games pareça a melhor opção para quem deseja trabalhar na área, vale lembrar que a criação e produção de games é um processo complexo, que envolve várias áreas do conhecimento.
Por isso, quem faz outros cursos superiores, como Engenharia de Computação, Design Gráfico, Matemática, Física, Comunicação Social, Cinema, Música e até mesmo Arquitetura também pode fazer parte de uma equipe de desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Outra opção para quem quer trabalhar com games é fazer uma pós-graduação na área. O Senac SP, por exemplo, oferece a pós em “Games: Produção e Programação”, com duração de 408 horas e disciplinas que envolvem animação, inteligência artificial, projeto de interface, efeitos sonoros, jogos para celulares e empreendedorismo.
Especializações com menor duração também são oferecidas no Brasil, caso do Curso de Atualização em Game Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Carreira em Games
O mercado de jogos eletrônicos emprega profissionais de diferentes níveis e áreas do conhecimento.
Existe, obviamente, uma demanda constante por programadores e desenvolvedores de software, mas a área engloba também habilidades que estão mais para a área de humanas do que para a de exatas, como é o caso de roteiristas e músicos.
Jogos educativos e corporativos normalmente envolvem a participação de um especialista naquele assunto (como jogos na área de finanças, por exemplo), um profissional que pode atuar como consultor no projeto e não necessariamente trabalhar diretamente com games em seu dia a dia.
Além disso, uma empresa de games, como qualquer outra, precisa de uma estrutura de apoio para funcionar, com equipe de recursos humanos, jurídico, financeiro, administração, negócios e operações, só para citar algumas.
Para desenvolver um jogo eletrônico, são necessários vários profissionais para as fases de criação, desenvolvimento, implementação e operação.
Entre as funções de uma equipe que trabalha na fase de criação de games, podemos citar:
- Design de Games
- Roteiro
- Storyboard
- Planejamento de objetos
- Design de interface
- Design Gráfico
- Animação
- Modelagem 3D
- Áudio
- Efeitos especiais
Já para a parte técnica do desenvolvimento do jogo, que envolve mais programação, são utilizados especialistas em:
- Programação
- Análise de Sistemas
- Arquitetura de Informação
- Engenharia de Software
- Design de Plataforma
- Inteligência Artificial
- Arquitetura de Servidor
Para a fase de implementação de um game, são necessários profissionais de produção, produção executiva, qualidade e programação. E em operações encontramos especialistas em controle de qualidade, testes e suporte.
Vale lembrar que, no Brasil, a maioria dos profissionais que trabalham na área de games tem curso superior, mas o fato de não ter ainda uma graduação não deve ser encarado como impedimento. Profissionais de nível técnico, autodidatas e tecnólogos também costumam ser contratados.


História da Arte: conheça tudo sobre o curso

INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características

5 profissões para quem quer trabalhar de casa

Mapa do Site

5 profissões para quem quer trabalhar com animais

Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado

Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09

Cursos de Engenharia: Conheça os mais promissores!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.